SQGE

O Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) é uma estratégia em rede, coordenada pela FLACSI, e visa à avaliação e à melhoria das aprendizagens dos colégios da Companhia de Jesus onde é aplicada. Desde 2012 foi implementado por mais de 45 centros educacionais da FLACSI (Federação Latinoamericana das escolas da Companhia de Jesus).

É um sistema pensado e desenhado a partir e para a educação, que coloca a serviço das escolas uma ferramenta de avaliação e um método de trabalho com o objetivo de melhorar a gestão escolar, a formação integral e a aprendizagem de todos os/as estudantes.

A sua implementação e desenvolvimento envolvem todos os membros da comunidade educativa: estudantes, educadores/as (docentes e não docentes) e famílias.

“…Nuestros colegios son una magnífica plataforma para escuchar, servir y contribuir a que los niños y los jóvenes de hoy puedan soñar con un mundo nuevo, más reconciliado, justo, y en armonía con la creación, del que ellos mismos han de ser los constructores…”
(P. Arturo Sosa, JESEDU, oct 2017)

SQGE no Colégio São Luís

Desde 2020, o Colégio São Luís assumiu diversos ciclos de planejamento estratégico por meio da elaboração de uma matriz curricular orgânica, que explicita os princípios, os conteúdos e os meios para realizar a formação integral e integradora de nossos/as estudantes, qualificando os processos de aprendizagem e de inovação.

Para identificar os avanços adquiridos desde então o CSL passou a integrar, no mês de junho de 2022, o Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), da Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI) –, submetendo-se a um ciclo contínuo de reflexão e avaliação sobre a qualidade da aprendizagem que oferece aos/às estudantes, nas dimensões acadêmica, socioemocional e espiritual religiosa.

Para assessorar o Colégio São Luís, a FLACSI designou o Sr. Juliano Oliveira, assessor pedagógico da Rede Jesuíta de Educação, e o Sr. Gustavo Cuadra, assessor internacional do Sistema de Qualidade.

Para preparar-se esse importante passo, o Colégio São Luís iniciou um ciclo de formação para profissionais de diversas áreas/setores, começando pela Diretoria. Para articular esse processo, nomeou-se o Sr. João Agildo como coordenador interno do Sistema de Qualidade.

Na sequência, em setembro de 2022, formou-se a comissão Foco, cujo papel primordial é o de organizar e analisar as informações relativas aos resultados de aprendizagem alcançados pelos/as estudantes do CSL.

ETAPAS DO SQGE

No Colégio São Luís, o Sistema de Qualidade da Gestão Escolar será aplicado em duas grandes etapas: autoavaliação e melhoria.

1ª etapa (4 meses) Autoavaliação
Reflexão
Compreensão do Sistema
Aplicação do Guia de Autoavaliação

2ª etapa (20 meses) Melhoria
Desenhos de Plano de Melhoria
Determinação de metas de aprendizagem
Implementação da melhoria
Avaliação da melhoria (avanços qualitativos e quantitativos)

Ao final da 2ª etapa, após avaliadas as conquistas e eventuais pendências, inicia-se um novo ciclo de melhoria contínua, combinando, de modo permanente e sistemático, a avaliação e a melhoria, a análise e a ação.

ÂMBITOS DO SQGE

Para que a Formação Integral seja realizada, quatro áreas principais, relacionadas à qualidade da aprendizagem, devem ser consideradas para organização das atividades no centro de aprendizagem:
– Âmbito Pedagógico-Curricular,
– Âmbito Clima Escolar,
– Âmbito Organização, Estrutura e Recursos,
– Âmbito Família e Comunidade.
Cada uma dessas áreas é traduzida em resultados que os centros devem alcançar.

CONFIRA AS NOTÍCIAS DO SQGE NO CSL

A Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus – FLACSI -,  é uma rede educativa regional que pertence à Conferência de Provinciais de Jesuítas da América Latina – CPAL e que faz parte da Comissão Internacional para o Apostolado da Educação Jesuíta (ICAJE).FLACSI articula o trabalho de 12 redes Provinciais de Educação, uma região (Porto Rico) e de 91 Colégios, para promover  desde uma identidade compartilhada, acordos sobre políticas, estratégias e ações a serviço da transformação educativa e social dos países latinoamericanos.