Projetos

Formação Integral

Uma escola jesuíta oferece um rigoroso programa acadêmico
para uma educação religiosa e formação da fé dentro de um
programa acadêmico total que integra fé, cultura e vida.

ICAJE, Características da educação jesuíta

Por meio de diferentes projetos, os estudantes do Colégio São Luís desenvolvem competências necessárias para a realização de cada um deles enquanto pessoas, profissionais e cidadãos comprometidos com o seu próprio bem-estar, com seu futuro, com a humanidade e com o planeta.

O Projeto Democracia e Participação foi pensado como uma ação capaz de propiciar formação política para alunos e alunas do Colégio São Luís e, ao mesmo tempo, desenvolver o cuidado e a responsabilidade, melhorar a relação entre os estudantes de diferentes segmentos por meio de uma experiência de transversalidade, que envolve diferentes disciplinas.

Por meio do projeto, criamos um sistema de representação estudantil no CSL, de forma a possibilitar um espaço de experimentação política e de aprendizado de diferentes formas de participação. O sistema é composto pelos seguintes níveis de representação:

1) Representação de Sala;
2) Conselho de Representantes;
3) Grêmio Estudantil.

Além de formação política, prática e teórica, é também uma oportunidade de desenvolver projetos interdisciplinares sobre os mais diversos temas encaminhados pelo Conselho de Representantes de sala. Todos os membros do Grêmio e do Conselho de Representantes passam por uma formação política, além de treinamentos e oficinas a respeito das diferentes partes do projeto, desde o processo eleitoral com o debate sobre marketing político, até a importância da accountability e os limites da representação.

Projeto_Democracia_2

O Projeto de Vida cria um espaço privilegiado de vivência, interna e externa, experiência e experimentação por meio de dinâmicas com objetivos diversos, como ferramentas para a aprendizagem de valores socioemocionais por estudantes e educadores.

As relações entre pares e entre alunos e adultos são o objeto de análise do projeto e poderão ser formalizadas em relatórios e na criação de novas ações para novas necessidades que venham a surgir para estabelecer a qualidade e o afeto nas relações humanas no ambiente escolar.

PROJETO_DE_VIDA_logo

A descoberta dos talentos e a facilidade para fazer escolhas conscientes é aprendida e treinada desde cedo no CSL, para que nossos alunos e alunas se realizem, tenham sentido e foco em seus estudos, assertividade nas escolhas e façam a diferença onde quer que estejam.

Com o Projeto de Orientação Profissional do Colégio São Luís, promovemos diferentes ações ao longo do ano para dar suporte aos estudantes nas escolhas e no conhecimento sobre o mundo do trabalho e as carreiras de interesse.

São mesas de conversa com profissionais do mercado e da academia, conversas com antigos alunos sobre suas profissões, visitas a empresas, assim como o Fórum de Orientação Profissional, com palestras de profissionais e oficinas de universidades a respeito das opções de cursos superiores e as perspectivas do mercado de trabalho.

Forum_Orientacao_Profissional_Imagem_App_maio18

Com o Projeto Olimpíadas do Conhecimento, apoiamos a participação de nossos estudantes em competições relacionadas a diferentes áreas de estudo: Astronomia, Biologia, Ciências, Filosofia, Física, Geografia, História, Linguística, Matemática, Neurociência, Química. Confira abaixo as modalidades de Olimpíadas que participamos e converse com o Orientador Educacional da série para se inscrever.

Em 2019, aproximadamente 1000 alunos participaram das competições. Destes, 93 conquistaram medalhas. A partir de 2020, vestibulares de grandes universidades públicas, como USP, UNICAMP e UNESP, reservarão uma cota de vagas para alunos medalhistas de Olimpíadas Científicas.

olimpiadas_do_conhecimento_OBA

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
É realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre estudantes em todo o Brasil. Busca fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.
Destinada a alunos do 4.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio.
Inscrições abertas. Prova com questões de Astronomia e Astrofísica. Fase única, em testes, será realizada no CSL, no dia 15/05/2020.

olimpiadas_do_conhecimento_OBB_

Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)
Desenvolvida pelo Instituto Butantã.
Possui 3 fases e é voltada para o Ensino Médio. Inscrições abertas.
Prova 1ª. fase: 13/03/2020, das 16h às 20h, no CSL, sala 215.
Prova 2ª. fase: 05/04/2020, local a ser definido, transporte e acompanhamento dos alunos classificados serão realizados pelo CSL.
Capacitação 3ª. fase: maio 2020, no Instituto Butantã.
Prova 1 da fase final: julho 2020, finalistas, no Japão.
Prova 2 da fase final: julho 2020, finalistas, na Costa Rica.

olimpiadas_do_conhecimento_OBC_

Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC)
É a competição que seleciona estudantes para representarem nosso país na IJSO (Olimpíada Internacional Júnior de Ciências) e na OCJA (Olimpíada de Ciências Júnior Americana). Esses torneios são disputados anualmente entre estudantes, avaliados em Física, Química e Biologia simultaneamente. Destinada a alunos nascidos a partir de 2005, 9.º ano do Ensino Fundamental, 1.ª e 2.ª séries do Ensino Médio. Inscrições a partir de abril de 2020.

olimpiadas_do_conhecimento_OBF

Olimpíada Brasileira de Física (OBF)
Destinada a alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio.
Composta por 3 etapas: 1.ª etapa com prova no Colégio, 2.ª etapa em uma sede regional e 3.ª etapa no Instituto de Física da USP, com provas teórica e prática.
Inscrições a partir de abril de 2020.

olimpiadas_do_conhecimento_OBG

Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)
Destinada a alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio.
Desenvolvida em trios, com 3 fases on-line e uma fase presencial na Unicamp.
Inscrições a partir de junho de 2020.

olimpiadas_do_conhecimento_OBL

Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL)
Torneio educacional com enfoque na pedagogia baseada em problemas, levando o aluno a diferentes desafios da linguística.
Destinada a alunos do 9.º do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Duas fases com provas em testes e dissertativa.
Inscrições a partir de agosto de 2020.

olimpiadas_do_conhecimento_OBMEP_

Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP)
Projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Destinada a alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio.
26/05/2020 – 1.ª fase – Prova no CSL
26/09/2020 – 2.ª fase – USP

olimpiadas_do_conhecimento_canguru_

Olimpíada Canguru de Matemática
Competição anual internacional, com origem na França, administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou Sans Frontières – AKSF). É a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países. Destinada aos alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental até a 3.ª série do Ensino Médio. Inscrições abertas. Fase única, com prova a ser aplicada no CSL no dia 21/03/2020, das 9h às 11h.

olimpiadas_do_conhecimento_ON

Olimpíada de Neurociências (ON)
Promovida pelo Hospital Israelita Albert Einstein para estimular o estudo científico do sistema nervoso nas escolas. São três fases (local, nacional e internacional), com competidores dos seis continentes. Para a competição mundial (International Brain Bee), um representante de cada país é selecionado a partir de seleções nacionais que agregam os candidatos indicados pelos comitês locais de cada cidade. Prova: 09/05/2020, no Hospital Albert Einstein.

olimpiadas_do_conhecimento_ONC_

Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)
Integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de várias instituições de pesquisa nacionais. Destina a estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Envolve questões interdisciplinares de Química, Física e Biologia. Composta por 2 fases, com provas de questões de múltipla escolha, uma das fases é local, realizada na própria escola, e a 2.ª fase é estadual, feita em um dos estados do Brasil. Inscrições a partir de junho de 2020.

olimpiadas_do_conhecimento_ONH_

Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)
Desenvolvida pela Unicamp para estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desenvolvida em trios, com 6 fases on-line e uma fase presencial na Unicamp. As fases on-line iniciam em maio e os alunos contarão com a ajuda de um professor tutor de História. Inscrições abertas.

olimpiadas_do_conhecimento_OPF

Olimpíada Paulista de Filosofia (OPF)
Organizada anualmente, desde 2011, consiste na realização de atividades didáticas de cunho filosófico a partir de um tema geral. Essas atividades têm início nas escolas e culminam em uma apresentação em evento estadual, propiciando um clima de não competição, mas de colaboração e estímulo ao pensamento.
Destinada a alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Inscrições a partir de setembro de 2020.

olimpiadas_do_conhecimento_OPQ_

Olimpíada Paulista de Química (OPQ)
Destinada a alunos do Ensino Médio, com a 1.ª fase por meio de uma redação ancorada em assuntos científicos e a 2.ª fase com prova teórica e prática a ser realizada no Instituto de Química da USP.
Inscrições a partir de setembro de 2020.

Olimpíada Interescolar de Biologia (OIB)
Desenvolvida por cinco colégios de São Paulo: Colégio Dante Alighieri, Colégio São Luís, Magno e Uirapuru, enfoca questões curiosas e sobre atualidades em Biologia para estudantes do Ensino Médio. Inscrições e regulamento disponíveis a partir de agosto de 2020.

Estamos em um novo endereço na cidade de São Paulo: o bairro Vila Mariana, cercados de grandes vizinhos, que oferecem atividades educativas, culturais e de lazer. Clique no botão abaixo para acessar informações sobre a região, em grande parte de locais públicos, com entrada franca e possíveis de serem alcançados com uma curta caminhada. Confira também outras dicas culturais na cidade, indicadas por nossos educadores a toda a nossa comunidade. Que juntos possamos conhecer e aprender com o nosso entorno e com a cidade!