Projetos

Formação Integral

Uma escola jesuíta oferece um rigoroso programa acadêmico
para uma educação religiosa e formação da fé dentro de um
programa acadêmico total que integra fé, cultura e vida.

(ICAJE, Características da educação jesuíta)

Por meio de projetos, os alunos desenvolvem competências necessárias para  sua realização
enquanto pessoas, profissionais e cidadãos comprometidos com o seu próprio bem-estar,
com seu futuro, com a humanidade e com o planeta.

O Projeto Democracia e Participação foi pensado como uma ação capaz de propiciar formação política para alunos e alunas do Colégio São Luís e, ao mesmo tempo, desenvolver o cuidado e a responsabilidade, bem como melhorar a relação entre os estudantes de diferentes segmentos por meio de uma experiência de transversalidade, que envolve diferentes disciplinas.

O objetivo é criar um sistema de representação estudantil no Colégio, de forma a possibilitar um espaço de experimentação política e de aprendizado de diferentes formas de participação.

O sistema é composto pelos seguintes níveis de representação:
1) Representação de sala;
2) Conselho de representantes;
3) Grêmio estudantil.

O projeto é uma oportunidade para uma formação política, prática e teórica, junto aos estudantes. É também uma oportunidade de desenvolver projetos interdisciplinares junto aos professores, tanto sobre a política e democracia, quanto sobre os diferentes temas a serem encaminhados pelo Conselho de Representantes. Todos os membros do Grêmio e do Conselho de Representantes passam por uma formação política, além de treinamentos e oficinas a respeito das diferentes partes do projeto, desde o processo eleitoral com o debate sobre marketing político, até a importância da accountability e os limites da representação.

Projeto_Democracia_2

O projeto pretende criar um espaço privilegiado de vivência (interno e externo), experiência e experimentação de valores e dinâmicas com objetivos diversos, como ferramentas para aprendizagem de valores sócio emocionais por parte de alunos e educadores.

As relações entre pares e entre alunos e adultos são o objeto de análise do projeto e poderão ser formalizados em relatórios e na criação de novas ações para novas necessidades em vistas a estabelecer a qualidade e o afeto nas relações humanas no ambiente escolar.

PROJETO_DE_VIDA_logo

Desde 2003 o CSL realiza anualmente um Fórum de Profissões – divido em três áreas: Humanas, Exatas e Biológicas – com palestras de profissionais e universidades a respeito das opções de cursos superiores e as perspectivas do mercado de trabalho.

A descoberta dos talentos e a facilidade para fazer escolhas deve ser aprendida e treinada desde cedo na escola, com a finalidade de fazer com que nossos alunos se realizem, tenham sentido e foco em seus estudos e assertividade nas escolhas.

O desafio é o de qualificar as ações voltadas para orientação profissional dos alunos e prepará-los não somente para enfrentar as provas, mas para fazer com que consigam se descobrir em seus talentos e vontades. Uma escolha mais madura e baseada em critérios de motivação interior.

Forum_Orientacao_Profissional_Imagem_App_maio18