Comissão Permanente do Cuidado

Promoção da proteção da integridade e salvaguarda dos direitos das crianças e dos adolescentes do Colégio São Luís


“Com efeito, todos nós somos chamados a dar
testemunho concreto da fé em Cristo na nossa vida e,
de modo particular, na nossa relação com o próximo”
(Francisco, Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio, 2019)

 

O Papa Francisco tem exortado todas as instituições da Igreja Católica para que, a exemplo das instituições civis e internacionais, despertem a consciência, a solidariedade e o compromisso com uma cultura do cuidado, desenvolvendo mecanismos para prevenir os delitos que envolvem qualquer forma de abuso. Como resposta a esse pedido feito pelo Papa Francisco, a Rede Jesuíta de Educação e o Movimento de Educação Popular Integral e de Promoção Social Fé e Alegria criaram a Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, implantada no Colégio São Luís.

O objetivo dessa Política é ser instrumento de cuidado e de solidariedade, promovendo e protegendo a integridade e a salvaguarda dos direitos das crianças e dos adolescentes do Colégio São Luís. Ela tem como marco legal os dispositivos presentes na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069/90, e em outras leis específicas.

A Política que ora publicamos não deve ser considerada como novidade no modo de proceder da comunidade educativa do CSL, pois, como uma obra apostólica da Companhia de Jesus, sempre investimos os melhores esforços para o desenvolvimento de uma cultura da solidariedade e do cuidado, inspirada no Evangelho, que nos leva a defender a vida e a enfrentar a todas as formas de violência que atentam contra a dignidade da pessoa humana, principalmente das crianças e dos adolescentes.

Acreditamos que a escola é um espaço privilegiado para desenvolver a conscientização, a prevenção e o cuidado, em vista do potencial humano que nela se encontra, bem como pela natureza do trabalho e missão que nela se realizam. Com a presente Política, reafirmamos essa convicção e compromisso.

Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da RJE

Carta do Papa Francisco ao povo de Deus

Como ocorreu a 1ª etapa da Implantação no CSL

Clique para ler como foi a 1ª etapa da Implantação da Política de Proteção da Criança e do Adolescente no CSL

CANAL PARA DENÚNCIAS

Este é um canal para recebimento de informações e apuração de condutas consideradas antiéticas ou que violem os princípios éticos e padrões de conduta e/ou a legislação vigente.

Os relatos podem ser feitos, de forma identificada ou anônima, através do preenchimento do formulário abaixo.

As informações aqui registradas serão recebidas por membros da Comissão Permanente do Cuidado do Colégio São Luís e tratadas de forma sigilosa de acordo com a Política Interna de Proteção aos direitos da Criança e do Adolescente.

A veracidade das informações é de responsabilidade do relator.

Dados pessoais informados serão tratados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Nº 13.709).

Dúvidas ou informações, entre em contato pelo e-mail: comissaodocuidado@saoluis.org

PARA FAZER UMA DENÚNCIA PREENCHA O FORMULÁRIO

Você não precisa se identificar para fazer uma denúncia. Basta não preencher os campos de identificação.







    Notícias relacionadas

    Colaboradores do CSL participam de formação sobre o Conselho Tutelar

    Os encontros abordaram a importância de se conhecer o órgão e o processo de escolha dos conselheiros tutelares. Nos dias 20, 25 e 26 de setembro, a equipe da Comissão Permanente do Cuidado do CSL realizou uma formação aberta a todos/as os/as colaboradores/as sobre o Conselho Tutelar (CT). Durante os encontros, enfatizou-se a importância de […]

    Jornada Pedagógico-Administrativa 2023

    Ao longo da semana, mais de 400 colaboradores docentes e não docentes se reuniram em diversos momentos de formação e planejamento para o novo ano letivo. De 23 a 27/01, o Colégio São Luís realizou a Jornada Pedagógico-Administrativa 2023, direcionada para as equipes de docentes e não docentes, e marcada por formações, palestras, trabalhos em […]