Comissão Permanente do Cuidado

Promoção da proteção da integridade e salvaguarda dos direitos das crianças e dos adolescentes do Colégio São Luís


“Com efeito, todos nós somos chamados a dar
testemunho concreto da fé em Cristo na nossa vida e,
de modo particular, na nossa relação com o próximo”
(Francisco, Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio, 2019)

 

Recentemente, o Papa Francisco exortou a toda a Igreja a despertar a consciência, a solidariedade e o compromisso com uma cultura do cuidado, desenvolvendo mecanismos para prevenir os delitos que envolvem qualquer forma de abuso. Como resposta a esse pedido feito pelo Papa Francisco, a Rede Jesuíta de Educação e o Fé e Alegria – Movimento de Educação Popular Integral e de Promoção Social – criou a Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da Província do Brasil da Companhia de Jesus, e está sendo implantada no Colégio São Luís, assim como em todas as escolas da RJE.

O objetivo central dessa Política é ser instrumento de cuidado e de solidariedade, que promova e proteja a integridade e salvaguarde os direitos de crianças e dos adolescentes do Colégio São Luís. Ela tem como marco legal dispositivos presentes na Constituição Federal de 1998, no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069/90, e em outras leis específicas.   

Como Colégio da Companhia de Jesus, sempre investimos os melhores esforços para o desenvolvimento de uma cultura da solidariedade e do cuidado, inspirada pelo Evangelho, que nos leva a defender a vida e a enfrentar a todas as formas de violência que atentam contra a mesma e à dignidade humana. 

Acreditamos que escola é um espaço privilegiado para desenvolver a conscientização, a prevenção e o cuidado, em vista do potencial humano que nela se encontra, bem como pela natureza do trabalho e missão que nela se realizam. Com a presente Política, reafirmamos essa convicção e compromisso.  

Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da RJE

Implantação da Política a de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente no CSL

Carta do Papa Francisco ao povo de Deus

CANAL PARA DENÚNCIAS

O Colégio São Luís conta com um canal para recebimento de informações e apuração de condutas consideradas antiéticas ou que violem os princípios éticos e padrões de conduta e/ou a legislação vigente.

Os relatos podem ser feitos, de forma identificada ou anônima, através do preenchimento do formulário abaixo

As informações aqui registradas serão recebidas por membros da Comissão Permanente do Cuidado do Colégio São Luís e tratadas de forma sigilosa de acordo com a Política Interna de Proteção aos direitos da Criança e do Adolescente.

A veracidade das informações é de responsabilidade do relator.

Dados pessoais informados serão tratados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Nº 13.709).

PARA FAZER UMA DENÚNCIA PREENCHA O FORMULÁRIO

Você não precisa se identificar para fazer uma denúncia. Basta não preencher os campos de identificação.