Nesta página, você encontra dicas de passeios, indicados pela equipe do Colégio São Luís, para viver diferentes experiências e garantir a diversão das crianças e dos jovens durante as férias escolares em São Paulo. Este ano serão sugestões presenciais e virtuais para aproveitar onde estiver, como peças teatrais, exposições, museus, oficinas e programações especiais para o período.
Na primeira sessão em destaque, selecionamos atrações imperdíveis para curtir no mês de julho. Logo abaixo, atividades com programação permanente.
Esperamos que curtam e se divirtam com as dicas selecionadas especialmente para os estudantes do Colégio São Luís!
Aproveite as
dicas e curta bons
momentos nas férias
DESTAQUES DE JULHO
O jabuti não tá nem aí, de Dalton Paula, Editora Caixote.
Dica da Professora Valquiria Luchezi, do 1º ano
Roald Dahl – A fantástica fábrica de chocolate, As bruxas, Matilda
Dica da Professora Thatiana Prad, do 5º ano
Desventuras em série: Mau começo, de Lemony Snicket
Dica da Professora Claudia D’Andrea, do 5ºano
Confira neste link diversas dicas da Profª. Tania Regina da Cruz dos Santos, do 4ª ano
>>> Clique aqui e veja
Dica da Profª Vera, do 1º ano
Mostra individual do artista mineiro, que homenageia o orixá Exu, no dia 13 de maio, às 11h, marca a nova temporada do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, após o falecimento do fundador e diretor curador da instituição.
Exposição “Bará”
Até 01 de outubro de 2023
Funcionamento: de terça à domingo, das 10h às 17h (permanência até às 18h)
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Localização: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n Parque Ibirapuera – próximo ao Portão 10 – 04094-050 São Paulo/SP – Brasil
Telefone: 11 3320-8900
Ingressos: Entrada Inteira: R$ 15,00 // Meia Entrada: R$ 7,50
Grátis às quartas-feiras
Para mais informações acesse: http://www.museuafrobrasil.org.br/programacao-cultural/exposicoes/temporarias/detalhe?title=Exposi%c3%a7%c3%a3o%3a+%22Bar%c3%a1%22
Dica da Profª Vera, do 1º ano
Uma jornada do esboço à tela
Vivencie de perto a magia das animações da DreamWorks e veja como os personagens e as histórias se transformam em sucesso nas telas.
INFORMAÇÕES
A partir de 20 de maio de 2023
Hora: Das 10:00 às 22:00
Local: Dom Cultural – Shopping Cidade São Paulo – Av. Paulista, 1230, 4º andar
Idade: Livre
Dica da Profª Vera, do 1º ano
Em cartaz até outubro na Japan House São Paulo. As obras mostram a diversidade das paisagens e da cultura japonesa em montagens que usam objetos do cotidiano.
A floração das cerejeiras, a marcante presença do Monte Fuji, os restaurantes de sushi em esteiras, a prática de artes manuais e marciais, além das tradicionais festividades japonesas são apenas algumas das cenas retratadas em miniaturas pelo fotógrafo japonês Tatsuya Tanaka.
A exibição tem entrada gratuita e funcionará de 16 de maio até 8 de outubro de 2023.
Informações:
Período: 16 de maio a 8 de outubro de 2023
Local: Japan House São Paulo, térreo
End.: Avenida Paulista, 52, – São Paulo
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita.
Reservas online antecipadas (opcionais): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
Exposição montada através de uma linha do tempo que começa em 1880, década aproximada da câmera mais antiga no acervo do Museu, a vai até os anos 2000. As mudanças na forma de registro, nas técnicas de revelação e popularização da ferramenta ao longo dos anos são elementos presentes na mostra.
MIS – Museu da Imagem e do som
Av. Europa, 158, Jd. Europa
De 16/02 a 13/08
HORÁRIOS
terças a sextas: das 10h às 19h
domingos e feriados: das 10h às 18h
Ingressos – gratuitos
Para mais informações acesse: https://www.mis-sp.org.br/exposicoes/em_cartaz/9a62134b-c1d0-4c30-ade9-d5b2d190974f/linha-do-tempo-da-fotografia-acervo-mis
Dica da Profª Vera, do 1º ano
Com entrada gratuita, mostra traz ambiente instagramável que remete ao famoso Festival das Lanternas da cidade coreana de Jinju.
A exposição traz um túnel com cerca de 1,2 mil lanternas coloridas. Elas são consideradas um símbolo icônico e tradicional do país por representarem vários aspectos importantes.
Você sabia?
O Jinju Namgang Yudeung Festival na Coreia tem origem nas lanternas flutuantes que foram usadas durante a Batalha da Fortaleza de Jinjuseong, na Guerra Imjin (1592-1598), como uma estratégia militar para impedir que as tropas atravessassem o rio Namgang. Os destaques do festival são o lançamento de lanternas ao longo do rio Namgang e o desfile de lanternas criadas pelos próprios estudantes locais. Além disso, o festival conta com diversos eventos e programas, incluindo um show de fogos de artifício, um espetáculo de iluminação aquática, apresentações culturais e muito mais.
Informações:
Até 20 de agosto
De segunda à sexta-feira – Das 10 às 19h00
Sábado – Das 10 às 18h30
Domingo – Das 11 às 16h00
Saiba mais: https://cultura.uol.com.br/entretenimento/noticias/2023/06/20/7047_exposicao-luzes-da-coreia-fica-aberta-ao-publico-ate-o-dia-20-de-agosto-em-sao-paulo.html
Endereço: Av. Paulista, 460. Cerqueira César – SP.
Gauguin renovou a pintura incorporando referências de imagens do “outro”, fora do panorama cultural europeu, com paisagens e personagens do Taiti, a ilha no oceano Pacífico que integra a Polinésia Francesa. Esta é a primeira exposição a abordar de maneira crítica a problemática relação do artista com esse “outro”.
MASP – Avenida Paulista 1578
DATAS: de 24/06 a 06/08
HORÁRIOS:
Terça grátis: das 10h às 20h (Entrada até as 19hs)
Quarta a domingo: das 10h às – 18h (Entrada até as 17h)
Segunda: Fechado
Para mais informações acesse:
https://www.masp.org.br/exposicoes/paul-gauguin-outro-eu
Dica do Renan, do Departamento de Comunicação
Em 2023, quando a Copa do Mundo de futebol de mulheres chega à sua nona edição com a expectativa de ser histórica em termos de audiência e interesse, o Museu do Futebol apresenta a exposição temporária Rainhas de Copas, para celebrar as conquistas da modalidade e de suas profissionais ao longo dos mundiais.
De 28/4/2023 a 27/8/2023
De terça a domingo: 9h às 18h (entrada até as 17h)
Saiba mais: https://museudofutebol.org.br/exposicoes/rainhas-de-copas/
Dica da Profª Tatiana, de Teatro
Mais que um show de rock para as crianças, os espetáculos são uma experiência em família. Surpresos, pais e mães saem dos teatros envolvidos pela mágica de ter curtido um show de rock de verdade com seus pequenos. Marcas que ficam para sempre nas crianças. Boas referências, música de qualidade e interação total.
Destaque para o Professor de Música, Fábio Freire, do EFII do Colégio São Luís, criador e guitarrista da banda!
Viva a música boa pra criançada!!!
Shows nos dias 1 e 29/07.
Confira neste link a programação e ingressos: https://linktr.ee/beatlesparacriancas
O Caminhos do Mar, operado pela Parquetur, está localizado no Parque Estadual Serra do Mar e proporciona aos seus visitantes uma experiência única e inesquecível em meio à natureza exuberante da Mata Atlântica e locais cheios de significado histórico, vistas espetaculares e atividades físicas, recreativas e educacionais. Já está inaugurada uma tirolesa que sai de São Bernardo e chega em Cubatão.
O parque funciona de quarta a domingo e feriados das 8h às 17h.
Clique para saber mais: https://loja.caminhosdomar.com.br/pt/produto/portaria-cubatao
Nessa experiência inédita, você poderá caminhar pelo Zoo SP por meio de um trajeto único e delimitado para conhecer os animais que possuem hábitos crepusculares ou noturnos, como os grandes e pequenos felinos, lobo-guará, corujas, serpentes, entre outros.
Veja como agendar https://zoologico.com.br/ingressos/
Dica da Profª Tatiana, de Teatro
Serão 4 apresentações em julho: dia 1º e 2 de Julho no Teatro Cacilda Becker (@teatrocacildabecker) e 8 e 9 de Julho no Teatro Paulo Eiró (@teatropauloeirosp), Sábados e domingos, às 16h.
Ingressos gratuitos disponíveis no link: linktr.ee/grupoxixdeteatro
Esperamos vocês para essa aventura!
#teatro #grupoxixdeteatro #leidefomentoaoteatro #infantil #arte #cultura #ferias #julho
Dica da Coordenadora Paula, de Linguagens
Sobre o Voar é um espetáculo infantil livremente inspirado no universo fantástico de Gabriel García Márquez. A montagem é o trabalho de formatura da Turma 69 da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP), que convidou Maristela Chelala, também autora do texto especialmente criado para o grupo, para dirigir o espetáculo. Os músicos Alex Huszar e João Rodrigues executam ao vivo, no palco, a trilha sonora original. A peça estreou em formato digital em 2020.
Cia Qualquer de Teatro. Direção de Maristela Chelala
Veja informações e ingressos: https://www.sescsp.org.br/programacao/sobre-o-voar/
Dica da Profª Rosangela, de Arte
Criado em fevereiro de 2016, o Instituto Gustavo Rosa é uma instituição sem fins lucrativos e visa promover a educação por meio da arte, desenvolvendo suas atividades sob o conceito “Pintando O Bem”, que trabalha a arte como fonte de inspiração preferencialmente para crianças e adolescentes com menor acesso aos bens culturais materiais e imateriais.
Diversas oficinas de colagem, gravura, massinha, desenho de animais, história em quadrinhos são oferecidas nas férias para para crianças e adultos que queiram visitar, conhecer a obra tão icônica de Gustavo e experimentar diversas atividades lúdicas e artísticas, para adentrarem seu Universo colorido, alegre e cheio de nuances, sempre baseadas em suas técnicas.
Conheça o Instituto: https://gustavorosa.org.br/
Confira a programação de férias: https://www.sympla.com.br/produtor/institutogustavorosa
O Museu Casa de Portinari proporciona ao público oficinas que estimulam o fazer artesanal, a arte de criar objetos por meio da transformação da matéria prima, tendo as mãos como principal ferramenta de trabalho, desenvolvendo a criatividade, o fazer artístico e o desenvolvimento cognitivo.
Confira a programação de férias: http://www.salasaopaulo.art.br/concertoseingressos/programacao.aspx
PROGRAMAÇÃO PERMANENTE - CLIQUE E NAVEGUE
MUSEUS
Exposições, Cursos, Mostras e Cinema.
Conheça e consulte o acervo do Instituto Moreira Salles: ims.com.br
Confira a programação de São Paulo – https://ims.com.br/programacao/#sao-paulo
Criado em 1963, o MAC-USP é um importante centro de pesquisa e de formação educacional, voltado à produção artística nacional e estrangeira. Está localizado no Ibirapuera, em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e equipe. Possui a mais importante coleção da América Latina especializada na produção ocidental do século XX. Conta com cerca de 10 mil obras – entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais – um grande patrimônio cultural com decorrências nacionais e internacionais. No acervo do MAC você encontra obras de: Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark, Henry Moore, Cildo Meireles, Julio Plaza, Joseph Beuys, Leda Catunda, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade e vários outros artistas brasileiros e internacionais.
Aberto à visitação. Entrada franca. Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, Vila Mariana.
Exposições em cartaz: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/exp/atuais/masterpager.asp
O MAM de São Paulo é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Localiza-se sob a marquise do Parque Ibirapuera, em um edifício inserido no conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, em 1954, e reformado por Lina Bo Bardi, em 1982. É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos, que tem por objetivo a conservação, extroversão e ampliação de seu patrimônio artístico, a divulgação da arte moderna e contemporânea e a organização de exposições e de atividades culturais e educativas.
O museu foi fundado por Francisco Matarazzo Sobrinho, em 1948, inspirados pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) e frutos do ambiente de grande efervescência cultural e progresso socioeconômico que caracterizou o Brasil na década de 1940. Ao longo de sua história, o MAM se notabilizou por sua ativa agenda cultural e por importantes iniciativas voltadas à sedimentação e difusão da arte moderna na sociedade brasileira, como a criação da Bienal Internacional de São Paulo.
O acervo conta hoje com mais de 5.000 peças. Mantém o Jardim de Esculturas, um espaço de 6.000 metros quadrados projetado por Roberto Burle Marx, onde são expostas obras do acervo a céu aberto. Possui uma das maiores bibliotecas especializadas em arte da cidade de São Paulo, com mais de 60.000 volumes, além de um setor de publicações próprias, responsável pela edição de catálogos e pela revista trimestral Moderno. Desde 1969 organiza a mostra bienal Panorama da Arte Atual Brasileira, uma das mais tradicionais exposições periódicas do país e importante ferramenta para a ampliação do acervo.
Aberto à visitação. Entrada paga ao público em geral, porém gratuita para alunos e colaboradores do CSL. Av. Pedro Alvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera.
Confira as exposições em cartaz: https://mam.org.br/exposicoes/em-cartaz/
Localizado em São Paulo, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é um centro cultural e museu brasileiro concebido em 1947 idealizado pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand com o crítico de arte italiano Pietro Bardi.
Veja as exposições em cartaz em: https://masp.org.br/
O Museu da Imagem e do Som disponibiliza exposições virtuais, acervos on-line, cursos e bate-papos. A programação é atualizada a cada semana.
Confira: www.mis-sp.org.br/programacao
É um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural dos povos de origem africana no Brasil. Localiza-se no Parque do Ibirapuera, no “Pavilhão Padre Manuel da Nóbrega” – edifício integrante do conjunto arquitetônico do parque concebido na década de 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Inaugurado em 2004, o Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria Estadual de Cultura e administrada por uma organização da sociedade civil. Conserva um acervo de aproximadamente 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. O acervo abarca diversas facetas dos universos culturais africano e afro-brasileiro, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
O museu também oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, conta com um teatro e uma biblioteca especializada. O Núcleo de Educação do Museu Afro-Brasil oferece ao público oficinas articuladas às visitas mediadas, às exposições de longa duração ou às exposições temporárias e têm como objetivo sensibilizar o público ou proporcionar aprofundamento de questões abordadas durante a visita, tanto no que diz respeito aos conteúdos, como às diferentes linguagens e recursos estéticos que podem ser mobilizados. As atividades podem envolver desenho, pintura, fotografia, música, dança, brincadeiras tradicionais, dentre outras linguagens artísticas.
Aberto à visitação. Entrada franca. Av. Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera, Portão 10.
Confira a programação: http://www.museuafrobrasil.org.br/programacao-cultural/exposicoes/longa-duracao
Para visitar o museu, acesse www.cataventocultural.org.br
Localizado em São Paulo, o Museu do Futebol é um espaço voltado para os mais diferentes assuntos envolvendo a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial.
Veja as informações para visitas em: https://museudofutebol.org.br/
Acesse as exposições virtuais do museu: museudofutebol.org.br/exposicoes-virtuais
O propósito de ensinar ciências está presente no Colégio São Luís desde sua fundação, em 1867. Ao longo dos anos, o CSL sempre buscou ampliar a experiência pedagógica dos estudantes em diferentes áreas, inclusive nos estudos científicos.
Em 2009, o Museu de História Natural Fernão Cardim foi inaugurado. Com 95 animais taxidermizados e em um espaço com representações artísticas de seus ambientes naturais, o museu possuía som e iluminação especialmente produzidos para evidenciar a beleza de cada espécie.
O museu funcionou até o final de 2019, quando o Colégio São Luís mudou de sede. Com a mudança, o acervo foi transferido para o Pateo do Collegio, outra obra apostólica da Companhia de Jesus. Hoje, o acervo ocupa a Sala Athanasio Kircher de História Natural, integrada ao Museu Anchieta.
Atualmente, é possível conhecer o acervo de duas formas: tour virtual pelo www.saoluis.org/museufernaocardim e visitando o Pateo do Collegio (www.pateodocollegio.com.br).
Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. Foi com esses objetivos que nasceu o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP). Conheça mais em www.museudalinguaportuguesa.org.br
Em um tour 360º, você pode ver ou rever a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum, que ficou no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, entre julho de 2014 e janeiro de 2015. Acesse www.fotosintese360.com.br e boa visita!
Localizado na cidade de Brodowski (SP), o museu tem como edificação a casa onde residiu o pintor Candido Portinari. O acervo é constituído de trabalhos realizados em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, com temática predominantemente sacra. Faça o Tour Virtual: www.museucasadeportinari.org.br
A exposição apresenta diferentes elementos de uma das mais importantes teorias do pensamento moderno e pretende ser uma expedição investigativa, em que se mesclam uma aula de ciências, de interatividade e descobertas.
Acesse a edição virtual gratuita em www.mostradarwin.com.br.
Faça tours autoguiados, sala por sala, de exibições selecionadas e áreas dentro do museu a partir de seu desktop ou dispositivo móvel: naturalhistory.si.edu
O museu está localizado em Curitiba (PR) e abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional. O local tem, aproximadamente, 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. Faça um tour virtual: www.museuoscarniemeyer.org.br
O museu tem um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre papel importante no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global.
Horário de atendimento:
de quarta a domingos, das 10:00h até às 17:00h (acesso permitido até às 16:30h). Entrada gratuita para todas as idades.
Acesse para saber mais: https://mz.usp.br/pt/visitas/
Faça um tour virtual: mz.usp.br/pt/exposicao-virtual
A Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade de São Paulo. Fundado pelo Governo do Estado, em 1905, realiza mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais.
Acesse o site e veja as exposições em cartaz: http://pinacoteca.org.br/
Clique aqui e faça um tour virtual.
A coleção on-line foi totalmente reformulada, tornando muito mais fácil encontrar o que você deseja. Mergulhe em dois milhões de anos de história, em seis continentes, sem sair de casa: www.britishmuseum.org/collection
A coleção on-line apresenta um banco de dados pesquisável de obras de arte selecionadas da exposição permanente do museu: www.guggenheim.org/collection-online
Conheça alguns dos espaços do museu na série Projeto Met 360º e veja algumas das imersões que podem ser realizadas on-line no site www.metmuseum.org
As diversas galerias do Louvre podem ser visitadas on-line, com visão 360º: www.louvre.fr
Faça um tour imersivo pela Capela Sistina e pelo museu da Igreja Católica: www.museivaticani.va
O museu é dedicado ao explorador norueguês Thor Heyerdahl. Sua viagem mais famosa é a que batiza esse pequeno museu, a expedição Kon-Tiki. Clique aqui e faça um tour virtual!
PASSEIOS POR SÃO PAULO
O Aquário de São Paulo (ASP) foi inaugurado em 2006, no bairro do Ipiranga, sendo o primeiro Aquário Temático da América Latina. Nesse momento, o ASP apresentava apenas um setor, com área total de 3 mil m², onde foram construídos 25 tanques/aquários que exibia espécies de peixes, répteis e mamíferos que habitam diversos ecossistemas, como a Floresta Amazônica, o Pantanal e a Bacia do Rio Tietê.
Confira todas as atrações e preços promocionais para as férias de julho em: https://www.aquariodesp.com.br/
Com 360 mil metros quadrados, o Jardim Botânico oferece oportunidades de observação e de contemplação da natureza. O local está funcionando com restrição de 50% dos ingressos e seguindo os protocolos de biossegurança. É possível também fazer um tour virtual, clique aqui e saiba mais!
A Cidade das abelhas é um parque temático infantil localizado na cidade de Embu das Artes, a 27 Km do centro de São Paulo (aproximadamente 1 hora de carro).
O local é um misto de apiário e um mini parque de diversões. Apresenta o mundo das abelhas e sua importância na natureza em 100 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada. O parque é simples, bem cuidado e suas atrações têm total foco nas crianças.
Endereço: Estrada da Ressaca, Km 7 – Embu das Artes/Cotia
Dias e horários: terça a domingo, das 10h às 16h (inclusive feriados).
Valor por pessoa R$35,00
*Vale contar que a cidade das Abelhas recebeu o Prêmio Traveller’s Choice 2020 pelo TripAdvisor, como um dos parques mais bem conceituados em todo o universo da TripAdvisor
Saiba mais em: https://cidadedasabelhas.com.br/
É a instituição responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual brasileira. Tem o maior acervo da América do Sul, formado por cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema, como fotos, roteiros, cartazes e livros, entre outros. Sua base de dados oferece a possibilidade de acesso online através do site da Cinemateca Brasileira. Os edifícios foram reformados preservando-se a arquitetura original e hoje são tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Neles estão as salas de cinema, que também abrigam mostras e festivais nacionais e internacionais de cinema, a biblioteca e um amplo jardim para piqueniques, aberto à visitação pública.
Aberta à visitação. Entrada Franca. Sessões de cinema são pagas. Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino.
Saiba mais em: https://www.cinemateca.org.br/
O IB é um centro de pesquisa vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, voltado à produção, difusão e transferência de tecnologias e conhecimento científico nas áreas de agronegócio, biossegurança e atividades correlatas.
Referência nacional na área de pesquisa agrícola, o local administra um vasto conjunto de laboratórios espalhados pelo Estado de São Paulo. Apenas em sua sede, na capital paulista, o IB abriga os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal, Vegetal e Proteção Ambiental, além do Museu do Instituto Biológico, do Centro de Memória e de uma biblioteca que conta com mais de 100 mil volumes em seu acervo. Também é responsável por uma série de publicações e boletins científicos e mantém sob sua guarda um importante acervo de helmintologia, bacteriologia, micoteca, herbário, entomologia e de microorganismos entomopatogênicos.
Aberto à visitação. Entrada franca. Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana.
O cafezal do Instituto Biológico é o maior do gênero instalado em área urbana, formando uma grande área verde no centro da capital paulista e pode ser visitado mediante agendamento. Nossos alunos do 9º ano já foram visitar o cafezal. Confira a dica da aluna Amanda neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=DD5m6oo6Pb8
Conheça mais sobre o cafezal- http://www.biologico.sp.gov.br/page/cafezal-do-instituto-biologico
Saiba mais em: http://www.biologico.sp.gov.br/
Butantã com museus e ambientes renovados
No dia 25/06 foi aberto o novo Parque da Ciência do Butantan, localizado nas dependências do Instituto Butantan.
O parque estava fechado havia dois anos, em razão da pandemia, e neste período passou por uma série de reformas. Novas estruturas foram criadas e os espaços já existentes, modernizados.
São mais de 20 atrações em 725 mil metros quadrados. A partir de domingo (26/06), o espaço estará funcionando parcialmente e no dia 5 de julho, com as atrações completas oferecidas ao público.
Saiba mais em: https://butantan.gov.br/
Vivência para o despertar da consciência integrativa: Somos a natureza!
Público: Crianças e pré-adolescentes, de 7 a 12 anos. Turma de até 12 participantes
Onde e quando: de 2a a 6a feira, entre 9h e 12h.
Todas as manhãs da semana de 11 a 15 de julho de 2022 http://www.mataadentro.com.br/Experiencia-Criativa
Ateliê Mata Adentro
Rua Albion, 549, Lapa, São Paulo
Contato/inscrições:
edu@mataadentro.com.br
Visite: http://www.mataadentro.com.br
Também conhecido como “Zoológico de insetos” ou “Planeta Inseto”, o Museu mostra a importância desses organismos na vida humana, desperta o interesse dos estudantes pelo assunto e enriquece o conteúdo programático das aulas de Ciências e Biologia. A exposição retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.
Clique aqui para saber mais: https://planetainseto.com.br/
Aberto à visitação. Entrada franca. Av. Dr. Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana.
O Museu das Ilusões é inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo. Museus com temática similar são o maior sucesso na Europa e EUA.
Local: Shopping Eldorado
Até 31/07
Saiba mais em: http://museudasilusoes.com.br/
O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário brasileiro que se localiza na área do Parque do Ibirapuera, símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. O monumento começou a ser construído em 1947, foi inaugurado no dia 9 de julho de 1955, mas a conclusão da obra foi em 1970. É um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, é o maior monumento da cidade (com 72 metros de altura), feito em puro mármore travertino e sua execução foi confiada ao engenheiro alemão, Ulrich Edler.
Tombado pelos Conselhos Estadual e Municipal de preservação de Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT), o mausoléu do Obelisco abriga os corpos dos estudantes mortos durante a Revolução do ano de 1932 e de outros 713 ex-combatentes. O interior do Obelisco tem forma de cruz, onde são encontrados painéis feitos com pastilhas de mosaico veneziano que representam o nascimento, o sacrifício e a ressurreição de Jesus. Na entrada do monumento, uma série de arcos recebem os visitantes diante de uma luz baixa que produz um tom um tanto sombrio. Poemas e frases do escritor Guilherme de Almeida estão distribuídas no local. Uma curiosidade é que no acervo do CSL temos cartas de autorização liberando alunos convocados para lutar na Revolução de 32.
Aberto à visitação. Entrada franca. Praça Ibrahim Nobre, s/n, Vila Mariana.
Construído pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira, o Pavilhão Japonês foi doado à cidade de São Paulo, em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação. O Pavilhão foi transportado desmontado, em navio, e reúne materiais do Japão, tais como as madeiras, pedras vulcânicas do jardim, lama de Kyoto que dá textura às paredes, entre outros. Sua construção aqui contou com imigrantes japoneses que atuaram como voluntários para auxiliar o corpo técnico vindo do Japão. Construído às margens do lago do Parque, é composto de um edifício principal suspenso, que se articula em um salão nobre e diversas salas anexas, salão de exposição, jardim, além de um belíssimo lago de carpas.
O Salão de Exposição abriga peças originais e réplicas dos “tesouros japoneses”, representando linguagens artísticas e artesanais de diferentes períodos; doadas e consignadas pelo governo do Japão, entidades, empresas e personalidades diversas. Tombado pelos órgãos municipal e estadual, o Pavilhão Japonês tem sido restaurado pela Nakashima Komuten, tradicional empresa japonesa na construção e restauração de pontes e moradias de madeira.
Aberto à visitação. Entrada paga. (R$ 10 adulto / R$ 5 criança). Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque do Ibirapuera, Portão 10.
Com 158 hectares, o parque foi inaugurado em 1954. É tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. Seus jardins foram desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes. Já as construções históricas, como os pavilhões que abrigam museus, o auditório, marquise entre outras, são de autoria de Oscar Niemeyer.
A região havia sido parte de uma aldeia indígena na época do início da colonização de origem portuguesa. Com o tempo, tornou-se uma área de chácaras e pastagens. Na década de 1920, o então prefeito da cidade idealizou a transformação daquela área em um parque semelhante aos existentes na Europa e nos Estados Unidos. O obstáculo representado pelo terreno alagadiço frustrou a ideia, até que um funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes e apaixonado por plantas, iniciou, em 1927, o plantio de centenas de eucaliptos australianos, buscando drenar o solo e eliminar a umidade excessiva do local.
No parque há diversos atrativos para o público, desde passeios culturais e educativos, como caminhadas monitoradas, atividades de birdwatching, possuindo esculturas, museus e monumentos históricos além dos jardins e paisagens repletas de flores e árvores. Há também aparelhos de ginástica, quadras, playground, quiosques, ciclovia e planetário. Por sua riqueza verde, esportiva e cultural, em 2015 foi elencado por um colunista do jornal britânico The Guardian, como um dos “melhores parques do planeta” junto a parques como o Buttes-Chaumont de Paris, o Boboli de Florença, a High Line de Nova Iorque, o Hampstead Heath de Londres e o Parque Güell de Barcelona. Em 2017, foi o parque mais visitado da América Latina, com aproximadamente 14 milhões de visitas, além de ser um dos locais mais fotografados do mundo. Existem roteiros de caminhadas monitoradas “Descobrindo o Ibirapuera”, “Identificação de árvores do Parque Ibirapuera” e “Observação de aves” – alguns pagos outros gratuitos, saiba mais
Aberto à visitação. Entrada franca. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10), Av. IV Centenário (portões 6 e 7A), Av. República do Líbano (portão 7).
Em 1989, o parque Villa-Lobos começou a ser implantado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE. Foram removidas as famílias que viviam no local, retirados 500 mil m³ de entulho com mais de 1 metro de diâmetro, e movimentados 2 milhões de m³ de entulho e terra para acerto das elevações existentes. O córrego Boaçava, que passava pela área, foi canalizado.
Aproveite também para visitar a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL). Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.
Inaugurado em janeiro de 1957 é administrado pela Prefeitura de São Paulo através da Universidade Aberta do Meio Ambiente. O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).
Informações:
Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
A exposição Portinari para todos revisita a obra de um dos grandes ícones da arte do século 20 de uma forma inédita, proporcionando uma experiência imersiva no universo do artista.
Para as crianças que já leem, o “Portinari para todos” conta muitos detalhes sobre a vida e obra do artista.
Período: até 10/07/22
Dias e horários: terça a sexta-feira e domingo, das 10h às 17h – sábado e feriados, das 10h às 18h
Terça-feira gratuito/ quarta a sexta-feira R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)/ sábado, domingo e feriados R$45,00 (inteira) e R$22,50 (meia).
Local: MIX Experience – Rua Vladimir Herzog, 75 – Água Branca – São Paulo
Saiba mais: https://portinariparatodos.com.br/
Mais de 10 instalações interativas em funcionamento no Quintal de Portinari.
O espaço que abriga o Quintal de Portinari tem 600 metros quadrados e conta com instalações interativas, que fazem uso de recursos tecnológicos. É uma forma de aproximar o público das obras de Portinari, em especial as crianças, envolvidas pelo caráter lúdico e único da iniciativa.
Dias e horários: terça a sexta e domingo, das 10h30 às 15h30 (fecha às 16h30); sábado e feriados, das 10h30 às 16h30 (fecha às 17h30).
Valor: de R$30,00 a R$45,00
Local: MIS Experience – Rua Vladimir Herzog, 75 – Água Branca – São Paulo
Saiba mais: https://portinariparatodos.com.br/
A poucas quadras do CSL está a unidade Vila Mariana do SESC, com uma intensa programação de exposições, shows, peças teatrais, dança, cursos e workshops. Colaboradores do CSL têm credencial plena, veja como renovar a sua carteirinha de usuário.
Aberto à visitação. Atividades gratuitas e com preços populares. Rua Pelotas, 141, Vila Mariana.
Para saber a programação, acesse: https://www.sescsp.org.br/unidades/vila-mariana/
É um viveiro municipal histórico, aberto a visitação nos dias de semana, dentro do Parque Ibirapuera. Produz mudas de plantas destinadas aos plantios das áreas públicas da cidade, além de pesquisa e experimentação para aprimorar a produção de plantas. Em seus 4,8 ha no Parque Ibirapuera, possui coleções vivas de espécies vegetais com um rico acervo de 200 espécies diferentes de plantas com potencial paisagístico e à disposição dos visitantes. São 10 estufas, 97 estufins (canteiros suspensos), 3 telados, 39 quadras de matrizes e de estoque de mudas envasadas, prontas para o fornecimento aos órgãos públicos municipais. Passou por uma restauração em 1993 e ganhou um novo projeto em 1994, por Burle Marx, valorizando o verde do local.
Aberto à visitação. Entrada franca. Av. Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera, Portão 7A.
Para saber mais: https://parqueibirapuera.org/equipamentos-parque-ibirapuera/viveiro-manequinho-lopes/
O Zoo SP foi inaugurado em 1958. De lá para cá, nos reinventamos colocando a conservação da diversidade de vidas e o respeito por todos em primeiro lugar. Afinal, também é nosso propósito deixarmos boas pegadas na sua história.
Acesse o site e confira as atrações https://zoologico.com.br/
Noite no Zoo – Só em Julho
Nessa experiência inédita, você poderá caminhar pelo Zoo SP por meio de um trajeto único e delimitado para conhecer os animais que possuem hábitos crepusculares ou noturnos, como os grandes e pequenos felinos, lobo-guará, corujas, serpentes, entre outros. Esses animais receberão itens especiais de enriquecimento ambiental, uma técnica muito importante e desenvolvida nos zoológicos para estimular comportamentos naturais dos animais. Por isso, os visitantes poderão aguçar seus sentidos para observar as interações dos animais com esses itens, sentir cheiros e ouvir sons da noite do zoo!
Veja como agendar https://zoologico.com.br/ingressos/
ATIVIDADES EM FAMÍLIA
“Vem Brincar Comigo”: série com dicas de brincadeiras para fazer em família. Confira a playlist!
Clique aqui e veja diferentes formas de fazer aviãozinho de papel.
TEATRO
Assista peças de teatro, musicais, espetáculos de dança brasileiras e de diversos lugares do mundo (conteúdo pago): www.cennarium.com.br
A companhia disponibilizou alguns espetáculos em seu site, além de outros materiais. Confira: www.cirquedusoleil.com
A Cia. Vagalum Tum Tum foi fundada em 2001, com a proposta de pesquisar as técnicas dos palhaços inseridas no cotidiano e o olhar deste arquétipo para adaptar as histórias de William Shakespeare para crianças e jovens.
A companhia desenvolveu uma linguagem própria e original construída por meio da diversidade de conhecimento de profissionais vindos do teatro, do circo e da música. Saiba mais sobre o grupo www.ciavagalum.com.br/bem-vindos e assista aos espetáculos no YouTube www.youtube.com/CiaVagalumTumTum
LEITURA
Incentivar o prazer pelos livros e a integração entre os colegas este é o objetivo do Clube de Leitura do Ensino Médio Integral do Colégio São Luís. Siga o perfil do grupo no Instagram (@clubeleituracsl) e confira dicas de livros.
*NOVIDADE | E-book gratuito*
Quer brincar com a natureza e não sabe por onde começar? Já brinca mas quer ir além? Brinca muito e sabe que sempre dá pra brincar mais um pouquinho?
Conheça o e-book Brincar com e na natureza: guia para começar e aprofundar a relação entre criança e natureza, uma publicação do Ser Criança é Natural para que mais crianças vivam essa relação.
Este guia é para quem:
🌿nunca brincou com a natureza
🌿brinca de vez em quando
🌿Brinca muito!
Está disponível para download gratuito no site do Ser Criança é Natural.
Dica: Baixe pelo computador. Algumas pessoas reportaram erro pelo celular.
Áudio books infantis gratuitos. Clique aqui.
Clubes de assinatura de livros infantis: A Taba (www.ataba.com.br) e Leiturinha (leiturinha.com.br).
A plataforma proporciona diferentes experiências às pessoas interessadas em desfrutar de ricos momentos de leitura. Clique aqui.
Veja a série de livros infantis gratuitos para download. Clique aqui.
Cante, dance e brinque com os poemas musicados e animados de Manoel de Barros no aplicativo Crianceiras. Faça o download na loja de aplicativos do seu celular.
Uma jornada pelos ODS da ONU para refletir sobre a Biologia na mudança do mundo. O aplicativo Frrit-Flacc é baseado no conto homônimo de Júlio Verne. Faça o download na loja de aplicativos do seu celular.
O aplicativo Kinedu oferece atividades e brincadeiras que estimulam o desenvolvimento dos bebês e das crianças de 0 a 6 anos. Faça o download na loja de aplicativos do seu celular.
No aplicativo Leitura interativa FREE, por meio de recursos multimídia, o processo de leitura é trabalhado como uma atividade dinâmica e lúdica. Faça o download na loja de aplicativos do seu celular.
O aplicativo Primeira Leitura auxilia as crianças que estão no primeiro contato com as letras e os números ou que estão aprendendo a ler. Faça o download na loja de aplicativos do seu celular.
Na série “Culturando”, estudantes do CSL dão dicas de leituras de obras trabalhadas em sala de aula. Confira a playlist do Colégio São Luís no YouTube.
FILMES E STREAMING
A SPCinePlay é uma plataforma pública de streaming, que exibe filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo. Há uma programação voltada só para crianças: www.spcineplay.com.br
Belas Artes à La Carte é a plataforma de streaming do famoso cinema da rua da Consolação, em São Paulo. Você encontra dezenas de filmes classificados pelos curadores em categorias criativas e divertidas. É possível alugar filmes individualmente ou fazer um plano de assinatura: www.belasartesalacarte.com.br
Filme Filme é uma plataforma em que você encontra uma curadoria profissional feita especialmente para quem gosta de cinema e quer ter uma experiência para além do entretenimento, com produções fora do óbvio, diferentes do que, geralmente, se encontra em outras plataformas de streaming: filmefilme.com.br
MÚSICA
Se você gosta de escutar música enquanto estuda, trabalha ou faz outras atividades do dia a dia, que tal experimentar ouvir música clássica? Conheça a ClassicFM: www.classicfm.com
A OperaVision é uma plataforma de streaming de ópera. Explore e se encante com as performances https://operavision.eu/en
No canal da Orquestra Petrobras Sinfônica, você encontra concertos de repertório clássico, popular e infantil: www.youtube.com/OPESinfonica
O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País.
Confira a programação: http://www.salasaopaulo.art.br/concertoseingressos/programacao.aspx
CULINÁRIA DAS FÉRIAS
Ingredientes:
80g de chocolate 70% em barra
6 colheres de sopa rasa de manteiga ou óleo de coco
3 colheres de sopa de açúcar de coco
¼ de xicara de farinha de amêndoas (ou qualquer outra oleaginosa)
2 ovos
2 gemas
Gotas de limão siciliano (opcional)
1 pitada de sal rosa
Modo de preparo:
1. Derreta o chocolate em banho maria.
2. Bata o açúcar de coco até ficar bem fininho então adicione os ovos e gema até aumentar um pouco o tamanho.
3. Vá colocando o chocolate aos poucos cuidadosamente.
4. Incorpore a farinha polvilhando de pouco em pouco e finalize com os demais ingredientes.
5. Pré-aqueça ser forno por 10 minutos a 180 graus; coloque a massa em uma forminha de empadinha untada com óleo de coco e farinha e leve para assar por 5/6 minutos.
6. Deixe esfriar um pouco antes de desinformar e sirva com o sorvete de sua preferência.
Ingredientes:
2 peitos de frango orgânicos sem osso e sem pele
½ xic de azeite de oliva
Temperos a gosto para o frango
Farinha funcional para empanar:
1g de páprica doce ou salgada
100g de flocos de quinoa
100g de gergelim torrado
50g de castanha do Pará
50g de semente de linhaça
30g de semente de chia
Modo de preparo:
1. Prepare a farinha funcional batendo todos os ingredientes no liquidificador.
2. Tempere os filezinhos de frango e corte cada peito de frango em 6 pedaços.
3. Em um prato fundo despeje o azeite e em outro a farinha funcional.
4. Passe cada pedaço no azeite e depois na farinha.
5. Leve para assar em assadeira untada com azeite em forno baixo virando para assarem por igual até dourarem.
Ingredientes:
500g de salmão fresco
1 colher (sobremesa) de mostarda de dijon
½ maço de cebolinha picada
2 col. De sopa de farinha ou farelo saudável (aveia, amaranto, farinha de arroz ou trigo sarraceno)
Gergelim preto
1 cebola roxa picadinha
Salsinha à gosto
Azeite à gosto
Pimenta-do-reino (à gosto)
Modo de preparo:
1. Triture o salmão, a mostarda, a salsa, a cebola roxa, o sal, a pimenta e a farinha ou farela em um mixer. Se precisar coloque um pouco de água ou um pouco de mais farinha, até que de liga para formar o hambúrguer.
2. Forme os hambúrgueres com as mãos, passe no gergelim e coloque numa forma antiaderente untada com azeite.
3. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 15 minutos ou até dourar.
Ingredientes:
4 bifes médios de filé mignon
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 ovos
8 colheres (sopa) de mix farelos (bata no mixe ou liquidificador ½ xícara de cada: gergelim, farelo de quinoa, farinha de linhaça dourada
e farinha de arroz integral. Se sobrar, guarde para empanar outra receita)
Modo de preparo:
1. Tempere os filés.
2. Bata os ovos no garfo.
3. Passe os filés nos ovos e em seguida na mistura de farinhas.
4. Grelhe em frigideira untada com manteiga ou azeite (em fogo baixo).
Ingredientes:
1 abacaxi médio
3 colheres de sopa de coco ralado
Modo de preparo:
1. Bata o abacaxi no liquidificador até formar um creme homogêneo.
2. Leve esse creme para o fogo médio e mexa até reduzir bem.
3. Adicione as 3 colheres de sopa de coco ralado, mexa bem e pronto
Ingredientes:
1 maçã grande
2 ovos
1 colher de sopa de óleo de coco (ou outro óleo)
1 xícara de aveia
½ xícara de uva passa
1 colher de chá de fermento
1 colher de sobremesa de canela
Modo de preparo:
1. Bata tudo no liquidificador.
2. Asse por 20-30 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus.
Ingredientes:
1 xícara e meia de batata doce cozida
1 xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
¼ xícara de azeite
1 colher de sopa de chia (opcional)
Modo de preparo:
1. Cozinhe a batata na panela de pressão e depois amasse bem com o garfo.
2. Misture todos os ingredientes e faça bolinhas.
3. Asse a 180 graus por +- 20 minutos.
Ingredientes:
2 ovos
¼ de xícara de coco ralado sem açúcar
2 colheres de sopa de cacau 100%
1 colher de sopa de óleo de coco
½ xícara de uva passa (se quiser bem doe coloque 1 xícara)
¼ xícara de água
1 colher de chá de fermento
Modo de preparo:
1. Comece batendo os ovos com o coco ralado no liquidificador.
2. Vá acrescentando os demais ingredientes até formar uma massa
homogênea. Deixe o fermento por último.
3. Leve para assar em forminhas de cupcake e tire do forno quando um palito de dente sair limpo.
Ingredientes:
2 bananas nanicas bem maduras (tamanho médio)
2 ovos
1/2 xícara de iogurte natural
1/2 xícara de uva passa (pode trocar por tâmaras)
1 colher de sobremesa de óleo de coco
2 colheres de sopa de cacau 100%
+- 1/2 xícara de aveia (vá colocando aos poucos até chegar no ponto)
1 colher de sopa de fermento
Modo de preparo:
1. Vá adicionando aos poucos os ingredientes no liquidificador. Dependendo do aparelho, você pode precisar ajudar a misturar com uma colher.
2. Asse em uma travessa retangular por 20-30 minutos a 180 graus (o
tempo depende da potência do forno). E se delicie!
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de polvilho azedo
1 ½ xícara (chá) de polvilho doce
2 xícaras (chá) de queijo meia-cura ralado grosso
3 ovos
1 xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de leite
¼ de xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de sal
Óleo para untar as mãos
Modo de preparo:
1. Preaqueça o forno a 180 graus.
2. Separe duas assadeiras médias e unte com uma camada fina de óleo.
3. Numa tigela, misture os polvilhos e o sal.
4. Coloque a água, o leite e o óleo numa panela e leve ao fogo médio até ferver e despeje aos poucos sobre a mistura de polvilhos, para escaldar. Mexa bem com uma colher, até incorporar todo o líquido.
5. Espere a massa esfriar e adicione o queijo ralado e misture bem. Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e junte à massa. Misture bem a cada adição, para incorporar cada ovo totalmente, de preferência com uma colher de pau. A textura é um pouco mais grosseira. O importante é que todos os ingredientes estejam bem misturados. Caso ainda esteja mole, adicione aos poucos 1 colher de sopa de polvilho azedo e misture bem.
6. Para modelar: passe um pouco de óleo ou manteiga nas mãos para untar, com uma colher, retire uma porção da massa e faça bolinhas.
7. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até crescer e
dourar. Retire do forno e sirva a seguir.
Dica: Após moldar as bolinhas, leve ao congelador nas formas. Quando
congelarem, guarde em saquinhos. Para assar, leve direto do congelador para o
forno.
PASSEIOS VIRTUAIS
Visite a casa do arquiteto espanhol Antoni Gaudi, em Barcelona (Espanha): www.lapedrera.com/visita-virtual
Visite esse museu de Berlim, sem sair de casa, e entenda a sua importância na história da Alemanha. Clique aqui.
Visite esse famoso ponto turístico sem sair de casa: www.thechinaguide.com/destination/great-wall-of-china
Conheça o estádio do Real Madrid, na Espanha: www.realmadrid.com
Conheça o túmulo da rainha Maresankh III e outros locais egípcios em um tour virtual criado com modelos 3D. A experiência foi disponibilizada pelo Conselho de Turismo Egípcio. Clique aqui.
A República Checa oferece tours virtuais por 12 de suas principais cidades declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco. Visite: en.czech-unesco.org/virtual-tours
Visite o Palácio de Buckingham e faça um tour pela sala do trono, escadaria e outras áreas da residência oficial da rainha Elizabeth. Acesse: www.royal.uk/virtual-tours-buckingham-palace
MEIO AMBIENTE - PASSEIOS VIRTUAIS
Iniciativa que favorece o acesso e o contato direto das crianças com a natureza, como uma inovação urbana e social, para o bem-estar da infância e do planeta. Confira: criancaenatureza.org.br
Visite virtualmente algumas das principais atrações desse parque americano. Clique aqui.
O Parque Nacional de Yosemite, localizado na Califórnia, é um dos mais visitados dos Estados Unidos. Com belas paisagens, cachoeiras e montanhas para escalada, o parque possui um tour virtual bem completo, com navegação 360º e imagens e sons de todas as principais atrações. Confira: www.virtualyosemite.org
Localizado nos EUA, você pode visitar o zoológico de San Diego por meio de câmeras em tempo real: animals.sandiegozoo.org/live-cams
Neste zoológico estilo fazenda, localizado no Reino Unido, você conseguirá acompanhar pelas câmeras a rotina de alguns animais como pinguins, leões e girafas. Acesse www.folly-farm.co.uk/webcams
No Smithsonian’s National Zoo, localizado nos Estados Unidos, você poderá acompanhar a rotina de alguns animais. Confira: nationalzoo.si.edu/webcams
O Clearwater Marine Aquarium é dedicado ao resgate, reabilitação e liberação de animais marinhos doentes e feridos, educação pública, conservação e pesquisa. Localizado na Flórida (Estados Unidos), o aquário realiza um importante trabalho. Acesse www.seewinter.com e acompanhe a rotina dos animais marinhos que vivem no local.
Localizado na Califórnia (Estados Unidos), o Monterey Bay é um dos maiores e mais famosos aquários de água salgada de todo o mundo. Escolha uma webcam e veja alguns dos animais marinhos do local: www.montereybayaquarium.org
Nesse site estão disponíveis várias transmissões em tempo real dos animais da selva africana. Acesse: https://explore.org/livecams/african-wildlife/
No Instagram Ser Criança é Natural as famílias e os educadores encontram uma série de dicas e sugestões de atividades para fazer com as crianças. Acesse www.instagram.com/sercriancaenatural
O canal Minuto da Terra traz vídeos sobre curiosidades do nosso planeta, como “De onde veio a água da Terra?”, “Por que as folhas mudam de cor no outono?”. Uma visão divertida do meio ambiente e de tudo que está a nossa volta em apenas alguns minutos! Confira: www.youtube.com/MinutoDaTerra