Notícias

Projeto de Vida no Colégio São Luís

Na perspectiva da tradição inaciana, o Projeto de Vida remete à abertura humana ao novo e à busca por uma vida com sentido

Por: Vanessa Aparecida Araujo Correia | Coordenadora de Área do Colégio São Luís – Projeto de Vida

Recentemente, o Projeto de Vida se tornou um dos pilares das mudanças curriculares e metodológicas propostas para a educação básica, no Brasil. No Estado de São Paulo, as proposições legais para o Ensino Médio passaram a incorporar o Projeto de Vida dentre os componentes para o segmento desde 2011, por meio do programa de Educação em Tempo Integral. A partir de 2022, com a implementação do Novo Ensino Médio, o componente adentra definitivamente o currículo da educação básica brasileira. Em todos os marcos regulatórios nacionais publicados, desde então, o tema aparece como elemento articulador e convergente do processo educativo, sinalizando uma inovação que, de acordo com esses documentos, visa tornar a escola um ambiente mais significativo para os jovens estudantes e mais correspondente às circunstâncias sociais atuais.

“(…) é parte da constituição da educação jesuíta o compromisso em ajudar as pessoas a encontrar um propósito de vida que atenda às necessidades da realidade e às inclinações da pessoa vocacionada por Deus à vida.”

Apesar de a inserção do Projeto de Vida no currículo da Educação Básica brasileira representar uma inovação a nível nacional, para as instituições de ensino da Companhia de Jesus esse é um tema já familiar, pois é parte da constituição da educação jesuíta o compromisso em ajudar as pessoas a encontrar um propósito de vida que atenda às necessidades da realidade e às inclinações da pessoa vocacionada por Deus à vida. Esse compromisso está relacionado à inspiração dos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola, um itinerário em que cada pessoa é levada a descobrir uma finalidade para a vida e a orientar suas escolhas em função dessa finalidade, distinguindo aquilo que é acessório do que é essencial; aquilo que é meio do que é fim. 

Em razão da sua posição atual de destaque, o Projeto de Vida tem sido definido de muitas formas. Na teoria social, é relacionado à dimensão racional e consciente, que envolve cálculo de riscos, perdas e ganhos, na conjugação entre as intenções do indivíduo e as estratégias para realizá-las. Já na perspectiva da tradição inaciana, além dessa dimensão racional, a noção de Projeto de Vida abrange uma dimensão existencial, que remonta à abertura humana ao novo e à busca por uma vida com sentido. Nessa dimensão, o projeto nasce da indagação dos/as jovens sobre uma motivação central que seja capaz de comprometer suas intenções e ações. 

Encontrar um propósito capaz de sustentar a motivação diante da vida é um fator de felicidade duradoura, a despeito das imprevisibilidades do cotidiano. Desse modo, o Projeto de Vida, no Colégio São Luís, ajuda os/as estudantes a descobrir o que querem realizar e por quê. 


Projeto de Vida no Projeto Político-Pedagógico do CSL

Durante cinco séculos, o objetivo da educação jesuíta tem sido o de contribuir para que cada pessoa desenvolva ao máximo as suas potencialidades. Como manifestado pelo documento Características da educação da Companhia de Jesus, de 1986, “o objetivo da educação jesuíta é ajudar no desenvolvimento mais completo possível de todos os talentos dados por Deus a cada indivíduo como membro da comunidade humana” (n. 25). Esse objetivo, por sua vez, evoca o compromisso com uma educação integral expresso pela tradição jesuíta, desde 1559, na Ratio Studiorum, que propõe uma formação na virtude e nas letras”. 

Para garantir a execução dos aspectos fundamentais dessa formação integral inaciana no Colégio São Luís, foi constituída a área de Projeto de Vida, estruturada em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE). A área promove o acompanhamento de nossos/as estudantes na construção de uma vida com sentido, incentivando-os/as a se abrir para um futuro cheio de esperança e a se preparar para assumir posições de responsabilidade no serviço à sociedade. 

Desse modo, da Educação Infantil ao Ensino Médio, competências e habilidades socioemocionais, sociopolíticas, espirituais e ecológicas são gradativamente trabalhadas por meio de diversas experiências de aprendizagem que aprofundam com os/as estudantes o cuidado autônomo de si mesmos/as, o cuidado com os outros através da empatia, da solidariedade, da cooperação e do diálogo, e o cuidado com o planeta, nossa Casa Comum, a partir da tomada de decisões conscientes, ecologicamente sustentáveis e transformadoras. Para isso, em cada segmento, é desenvolvido um eixo temático gerador, a partir do qual o Projeto de Vida é trabalhado, levando nossos/as alunos/as a crescer não só nas “letras”, mas também nas virtudes. 

Na Educação Infantil, sob o tema do cuidado, buscamos despertar a criança para o conhecimento e o cuidado de si e de seu corpo, sem deixar de motivá-la a se sensibilizar também pelas necessidades das outras pessoas e da Criação. Nesse trabalho, o cuidado é compreendido como elemento que constitui a subjetividade da criança, um potencial inato que buscamos desenvolver por meio da criação de um espaço que o favoreça. Ser cuidado e aprender a cuidar são elementos estruturantes para a construção de um Projeto de Vida baseado na autonomia, na confiança e na empatia. 

No Ensino Fundamental I, as atividades do Projeto de Vida sublinham a dimensão do ser e do sentir, de modo a ajudar o/a aluno/a a reconhecer a sua dignidade, a sua filiação divina e a sua vocação a ser pessoa humana. O/a estudante é ajudado/a a desenvolver a capacidade de cultivar a vida interior, assim como de perceber, identificar e expressar os estados corporais e emocionais de forma apropriada, livre e fraterna, habilidades também fundamentais para formar pessoas capazes de autoconfiança, autodeterminação, convivência empática e realização de boas escolhas. Nesse segmento, as propostas são desenvolvidas, de forma prioritária, durante a Pausa Inaciana, que é um tempo de 20 minutos diários dedicado ao cultivo da interioridade dos/as alunos/as, contando com práticas de respiração, auto-observação, reflexão e contemplação. 

No Ensino Fundamental II, a ênfase é dada à dimensão da convivência, criando atividades e experiências que colaboram com o desenvolvimento de habilidades para a criação de relações saudáveis, empáticas e colaborativas, assim como para o compromisso com o bem comum. Ao longo das aulas dedicadas ao Projeto de Vida no Tempo MAGIS (componente curricular diário dedicado à organização acadêmica e à formação ética e espiritual-religiosa do/a estudante) e em outras propostas, como as Experiências de Fraternidade, cada aluno/a é levado/a a considerar que sua biografia se insere sempre numa história maior, em um conjunto de relações e interações com outras pessoas, num contexto específico. Assim, o processo educativo ajuda o/a estudante num triplo processo: de se tornar pessoa, de se tornar um exemplar singular de pessoa e de se tornar membro de uma comunidade humana. 

No Ensino Médio, o recorte são as escolhas. Retomando e aprofundando as diferentes dimensões trabalhadas ao longo do percurso da Educação Básica, as atividades e experiências propostas no Ensino Médio, como as aulas de Mentoria, os Grupos de Vida e as Experiências de Fraternidade, querem ajudar os/as estudantes a articular a busca pessoal de sentido com a realidade objetiva em que vivem. As escolhas que se impõem nessa etapa da vida demandam negociações, interpretações e avaliações que cada um/a tem de fazer ancorado/a nas demandas sociais contemporâneas, na interação com outros e no reconhecimento dos próprios desejos e necessidades. 

Além dessas ações específicas, a área de Projeto de Vida desenvolve seu trabalho de forma sinérgica com as demais áreas do conhecimento, atuando na implementação de projetos interdisciplinares e colaborativos, de modo especial com o componente de Ensino Religioso. Há também trabalhos que convergem profundamente com a área de Formação Cristã, responsável pela formação espiritual-religiosa dos/as estudantes, uma dimensão fundamental do Projeto de Vida.

Todas essas competências, habilidades e atitudes trabalhadas no Projeto Político-Pedagógico do Colégio São Luís demonstram que o Projeto de Vida é sempre uma resposta de cada um/a de nós ao que somos como pessoa e não só ao que fazemos. Não se trata de dizer aos/às estudantes como eles devem viver, mas de prover a eles/as motivação, provocação e espaço para se escutarem e escutarem os apelos do mundo à própria volta, de modo a planejarem o que fazer em suas vidas, aproximando-se da realização pessoal e social pela qual anseiam. 

Nosso papel é o de ajudar os/as alunos/as a despertar sua capacidade criativa diante da vida e a se dar conta de que são – e não poderia ser diferente – criadores/as de suas existências. O compromisso mais profundo que nos move é oferecer a cada aluno/a os instrumentos e o suporte para que faça da sua vida o caminho da maior realização pessoal e comunitária possível. Ajudar nossos/as estudantes a construir um futuro cheio de esperança é nossa missão educativa.