International Baccalaureate (IB)

O Bacharelado Internacional, em inglês International Baccalaureate (IB), é um certificado de ensino global e multilíngue. É concedido por instituição de mesmo nome, uma prestigiada organização não governamental fundada em 1968, com sede na Suíça.

Como IB World School, o Colégio São Luís oferece aos estudantes a opção de realizar o Ensino Médio – Currículo Brasileiro com o certificado IB, chamado de Diploma Programm (DP), reconhecido em mais de 90 países ao redor do mundo.

Conheça o Ensino Médio IB (International Baccalaureate) do Colégio São Luís

O que é importante saber para escolher o Ensino Médio IB?

Os horários das aulas continuam os mesmos
Dos três anos que correspondem ao Ensino Médio brasileiro, por dois anos os alunos IB realizam o programa IBDP junto com o currículo brasileiro. Em turma específica, desde o início do Ensino Médio, eles cursam as disciplinas dos dois currículos dentro da mesma carga horária semanal do Ensino Médio, de 45 horas semanais, porém o programa de diploma começa em agosto.
1
Currículos Brasileiro e IB são integrados
A grade curricular é formada por 7 componentes do currículo regular brasileiro e 9 componentes do currículo IB (mais detalhes abaixo). O estudante forma-se com o diploma Brasileiro e com o diploma DP do IB.
2
Componentes curriculares IB são lecionados em inglês
As aulas dos componentes curriculares específicos do IB são lecionadas em inglês, estimulando a fluência no idioma, com exceção dos componentes Português e Estudos Brasileiros.
3
Há três disciplinas centrais
O Ensino Médio IB possui três disciplinas centrais em seu currículo. São elas: Theory of Knowledge (TOK) - que trabalha a reflexão sobre a natureza do conhecimento e como aprendemos; Extended Essay (EE) - momento em que o estudante desenvolve uma pesquisa com orientação de um professor; e Creativity, Activity, Service (CAS) - disciplina que envolve atividades e projetos desenvolvidos pelos estudantes e que causam impacto na comunidade e também em seu desenvolvimento pessoal.
4
Diploma reconhecido em universidades estrangeiras
Seguindo o calendário do Hemisfério Norte, no final do primeiro semestre da 3.ª série do Ensino Médio, os estudantes fazem as provas finais IB que juntamente com todos os trabalhos internos geram uma pontuação, que é analisada pelas universidades estrangeiras no processo de seleção. Além disso, algumas universidades no Brasil aceitam a nota do IB como forma de ingresso, como ESPM, FIA, FAAP e FGV e a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.
5
As abordagens IB incentivam a autonomia e a responsabilidade
A autonomia e a responsabilidade dos estudantes são ainda mais evidentes nas aulas, na organização e no desenvolvimento dos projetos. Além disso, eles devem completar uma série de atividades que corre paralela às aulas, chamada de “avaliação interna”. Nas Ciências e na Matemática, por exemplo, têm investigações ou explorações fora das aulas.
6

Horários e Grade Curricular 2022

Horários 2022

1ª a 3ª Série EM IB
07h25 – 08h10 1ª aula
08h10 – 08h55 2ª aula
08h55 – 09h35 Intervalo
09h35 – 10h20 3ª aula
10h20 – 11h05 4ª aula
11h05 – 11h50 5ª aula
11h50 – 12h00 Intervalo
12h00 – 12h45 6ª aula
12h45 – 13h30 7ª aula
13h30 – 14h30 Almoço
14h30 – 15h15 8ª aula
15h15 – 16h00 9ª aula
16h00 – 16h45* 10ª aula

*10ª aula apenas às segundas-feiras, para 2ª e 3ª séries.

Entenda as disciplinas da Parte Diversificada

Propiciará ao aluno a oportunidade de investigar, refletir e resolver situações-problema que agreguem conhecimento geral e específico nas diversas áreas do conhecimento. O componente terá por objetivo desenvolver, principalmente, as seguintes competências: lógico-analítica, político-social, colaborativa e cultura digital.

Cada turma terá um professor mentor, que trabalhará conjuntamente com a equipe de Orientação Educacional e Coordenação de Segmento, com o objetivo de assegurar o desenvolvimento de competências socioemocionais. Nesse espaço, serão trabalhados a orientação profissional, a organização dos estudos e os temas transversais, além do fortalecimento de vínculos, da autonomia e do espírito colaborativo.

Componentes curriculares eletivos, cujos objetivos são o enriquecimento cultural e o aprofundamento sobre temas que não estão contemplados nos demais componentes da Grade Curricular. Para 2021, as disciplinas eletivas serão as seguintes: Astronomia; Cérebro, Drogas e Saúde Pública; Comunicação, Design e História da Arte; Desenho e Formas 3D; Direito e Cidadania Digital; Educação Financeira e História do Dinheiro; Empreendedorismo; Escrita Criativa e Argumentação; Mitologia; Moda; Saúde Mental: As Psicopatologias na Adolescência.

Entenda as três disciplinas centrais do IB

A disciplina reflete sobre o processo de aquisição do conhecimento e sobre como sabemos o que afirmamos saber. TOK promove uma importante conexão entre todos os componentes curriculares, possibilitando que o estudante possa compreender os conteúdos e essas conexões entre disciplinas, além de desenvolver a capacidade de avaliar criticamente as informações, reconhecer e refletir sobre suposições pessoais.

É uma versão do que conhecemos como Trabalho de Conclusão de Curso, para o desenvolvimento de um ensaio de no máximo 4 mil palavras, com orientação de um professor. A disciplina proporciona a experiência de desenvolver um trabalho a partir de um tema de interesse do estudante e uma pergunta de pesquisa, preparando os estudantes para a pesquisa em nível universitário e para o sucesso acadêmico. O estudante tem um período de três semestres para desenvolver o ensaio como um todo: desde a escolha do tema, até a forma como o assunto será explorado e as referências bibliográficas associadas.

Disciplina bastante prática, que envolve uma atividade que essencialmente é realizada fora do horário escolar nas áreas de criatividade e serviço social. Há um trabalho escrito relacionado aos diários da(s) atividade(s) realizada(s), assim como sua reflexão sobre o seu desenvolvimento durante a(s) atividade(s). Os estudantes podem experimentar diferentes atividades para escolher qual irá desenvolver. Pode ser desde organizar um mutirão para pintar uma instituição social, arrecadar recursos para uma ação emergencial, organizar atividades artísticas na escola ou fora dela, promover ações e bem-estar físico, organizar campeonatos esportivos em instituições variadas etc. Utiliza-se frequentemente de discussões, debates, apresentações, redações e trabalhos em equipe. Desenvolve ética de serviço, mais autoconfiança e maturidade, tornando o estudante mais aberto e reflexivo, ajudando-o a desenvolver as habilidades necessárias para o engajamento cívico.

Conheça as demais disciplinas IB

Além das três disciplinas centrais – Theory of knowledge (TOK); Extended Essay (EE); e Creativity, Activity, Service (CAS) – o grupo de Componentes Curriculares IB é formado por mais outras seis disciplinas. Clique abaixo para conferir as ementas dessas disciplinas, ofertadas para a turma 2020:

Outras dúvidas

Há diferentes possibilidades. Os temas das avaliações internas, por exemplo, podem ser escolhidos pelos alunos a partir de critérios. Em Extended Essay (EE) há possibilidades variadas de temas que eles podem desenvolver. Em Creativity, Activity, Service (CAS) eles têm bastante liberdade para fazer o projeto que quiserem desde que mostre relevância para eles e para a comunidade. Os critérios são estabelecidos, porém o leque de escolha é amplo.

Tudo é uma questão de organização e foco do estudante, mas lembre-se, a carga semanal de aulas é a mesma das demais turmas do currículo brasileiro: 45 horas por semana.

O estudante precisa realizar diversas atividades de pesquisa individual (Internal Assessments) fora do horário escolar, no seu tempo livre, ao longo do curso, não necessariamente na escola. É um processo contínuo.

Os cursos extras devem acontecer após o horário regular de aulas e talvez devam ser avaliados quanto a sua pertinência ou necessidade do momento. Talvez realizar cursos todos os dias pese no rendimento do aluno, mas é uma decisão bastante pessoal.

No programa de Diploma IB não há eletivas.

Os componentes curriculares brasileiros que compõem o programa de Diploma B não são ministrados em inglês. Dos seis componentes curriculares IB, dois deles são ministrados em português (Português e Estudos Brasileiros), as demais disciplinas são em inglês.

Os exames finais do IB são feitos presencialmente na própria escola. O CSL aplica as provas seguindo os procedimentos do documento oficial IB, mas não as corrige. A escola recebe as provas em envelopes selados que só podem ser abertos na frente dos alunos no início da prova. No final da prova, o envelope é lacrado e enviado por Sedex para o endereço designado pelo IB. A pessoa que será o corretor IB não é informada para a escola.

Todos os conteúdos que porventura não são vistos durante os 2 anos do programa de Diploma IB são manejados tanto para o primeiro semestre da 1ª série do Ensino Médio como para o último semestre da 3ª série do Ensino Médio. A sinergia dos conteúdos é grande, o que muda é a abordagem e o foco na análise, habilidades e pesquisa.

No momento, o programa de Diploma IB não oferece bolsas, porém, se o aluno já é bolsista, sugerimos que entre em contato com a Secretaria ou o Departamento Financeiro da escola.

O IB oferece 4 programas curriculares internacionais: PYP (FUND 1), MYP (FUND2), DP e CP (Ensino Médio). O Colégio São Luís oferece o DP, chamado de programa de Diploma, que tem duração de 2 anos e está inserido no Ensino Médio brasileiro. O processo de seleção começa enquanto os alunos estão no 9º ano, e a lista de aprovados sai no final do 9º ano. Os estudantes iniciam a 1ª série do Ensino Médio já na turma IB, porém o curso propriamente dito tem início no segundo semestre da 1ª série do Ensino Médio e finaliza no primeiro semestre da 3ª série do Ensino Médio.

Processo de ingresso

O Processo de Ingresso para o Ensino Médio – Currículo Brasileiro com Certificado IB acontece uma vez ao ano. As inscrições são abertas no segundo semestre do 9º ano do Ensino Fundamental, quando todos os estudantes interessados (atuais e novos alunos do CSL) podem se inscrever para participar do processo seletivo.

Alunos de fora do CSL: 1.ª etapa – Inscrição no Processo de Ingresso do CSL e Prova de Prontidão Acadêmica de Português e Matemática para serem admitidos no colégio. Uma vez aprovados, podem concorrer ao programa de Diploma realizando a 2.ª etapa – Prova de Proficiência de Língua Inglesa e a 3.ª etapa – Entrevista com aluno e família.

Alunos do CSL: 1.ª etapa – Renovação da Matrícula; 2.ª etapa – Prova de Proficiência de Língua Inglesa e 3.ª etapa – Entrevista com aluno e família.

A prova de inglês busca captar proficiência de inglês nível B2 (de acordo com CERF) nas habilidades de compreensão e produção orais e escritas, e a entrevista busca conhecer o perfil do estudante (trabalho autônomo e independente).


As informações sobre o Processo de Ingresso estão disponíveis, clique aqui!