Currículo

Educação de excelência acadêmica e humana

A proposta pedagógica do Colégio São Luís tem seus princípios na Pedagogia de Inspiração Inaciana, baseada na espiritualidade e na visão cristã do mundo e do ser humano do fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola.

A Pedagogia de Inspiração Inaciana coloca o estudante no centro do processo educativo visando sua formação integral, ou seja, em todas as dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural, e para toda a vida.

É uma abordagem pedagógica voltada ao desenvolvimento de todo o potencial dos estudantes, preparando-os para sua realização enquanto pessoas, profissionais e cidadãos comprometidos com o seu próprio bem-estar, com a humanidade e com o planeta.

Uma educação integral e integradora, que leva o estudante a participar e intervir autonomamente na sociedade, formando pessoas Competentes, Conscientes, Criativas e Comprometidas na Compaixão.

colegio_sao_luis_jesuitas_csl_2020_formacao_integral_integradora

As Competências Gerais do Colégio São Luís são como um mapa para a formação dos estudantes. São um conjunto de habilidades e capacidades fundamentais à educação integral, que são previstas na Matriz Curricular para serem desenvolvidas de maneira intencional e gradativa durante toda a vida escolar, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O Projeto CSL 2020 é uma resposta ao Projeto Educativo Comum (PEC), documento publicado pela Rede Jesuíta de Educação (RJE) em 2016, que reúne diretrizes para o apostolado da Educação Básica jesuíta no Brasil. O PEC é um apelo para transformar os colégios jesuítas em centros de aprendizagem integral, renovando espaços e tempos escolares para que respondam melhor aos desafios contemporâneos e ao novo perfil de estudantes. 

Colocar o estudante no centro do processo educativo significa considerá-lo como sujeito das aprendizagens propostas e mediadas pelo professor, em um currículo que oferece oportunidades para que o conhecimento seja constituído de diversas formas, individual e coletivamente. As metodologias ativas são ferramentas para garantir o foco no estudante, possibilitando o desenvolvimento da autonomia e do prazer pelo aprendizado, conectando os conteúdos escolares à realidadepara que o estudante possa concluir a Educação Básica mais consciente e responsável para fazer suas escolhas e continuar seus estudos ao longo da vida. 

A Matriz Curricular do Colégio São Luís foi revista a partir dos elementos fundamentais da tradição pedagógica da Companhia de Jesus, das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das orientações de documentos da UNESCO. A essência da nossa proposta pedagógica não muda, mas trilhamos um caminho de inovação metodológica, que significa trazer para a realidade do CSL ferramentas que dinamizem o trabalho desenvolvido e que sejam mais adequadas ao ensino-aprendizagem de um estudante que hoje é mais ativo e interativo, tornando o aprendizado mais interessante e significativo. 


Trabalho por projetos é um exemplo de aprendizagem ativa aplicada para alcançar objetivos de diferentes componentes

O Colégio São Luís investe na seleção e no desenvolvimento constante de seus educadores, que assumem seu papel como mediadores da aprendizagem e agentes de transformação. Semanalmente, acontecem encontros de capacitação, com a presença do reitor, de diretores acadêmicos e pedagógicos, coordenadores de cada área do conhecimento e orientadores educacionais e especialistas convidados, em um processo que permite fortalecimento da identidade inaciana, reflexão coletiva sobre a prática docente e a construção de novos conhecimentos sobre o fazer pedagógico.

O Programa de Formação Docente do Colégio São Luís reconhece que a escola é um lugar privilegiado de produção de conhecimento e o professor pode e deve aprender a partir das perguntas que surgem de sua prática em sala de aula.

Rafael Araújo, Coordenador de Segmento – Ensino Médio

Programa de Formação de Professores do Colégio São Luís


colegio_sao_luis_jesuitas_csl2020_formacao_de_professores_1

Ampliação de três para até cinco horas semanais remuneradas para cada professor em 2020, destinadas às atividades do Programa de Formação Docente.

colegio_sao_luis_jesuitas_csl2020_formacao_de_professores_2

Professores observam as aulas dos colegas e são observados em suas práticas, com relatório final, em um trabalho colaborativo de desenvolvimento e qualificação. 

colegio_sao_luis_jesuitas_csl2020_formacao_de_professores_4

Constituídos pelos próprios docentes, com tempo de duração e produtos finais estabelecidos, como a criação de cursos inovadores para os estudantes. 

colegio_sao_luis_jesuitas_csl2020_formacao_de_professores_3

Encontros de formação com ênfase na capacitação para metodologias ativas com a participação de especialistas.

colegio_sao_luis_jesuitas_csl2020_formacao_de_professores_5

Reuniões semanais de alinhamento do trabalho, com Direção Acadêmica, Coordenadores Pedagógicos de Segmento e Coordenadores de cada Área do Conhecimento.

colegio_sao_luis_jesuitas_csl2020_formacao_de_professores_6

Reuniões mensais de toda a equipe acadêmica para fortalecimento da identidade inaciana, com Reitoria e Direção-Geral.

É fundamental entender as avaliações como qualificadoras não apenas do aprendizado, mas também do ensino. Ambos fazem parte do caminho pedagógico percorrido por professores e estudantes.

Com a atualização das práticas pedagógicas, marcada principalmente pelo uso de metodologias ativas, os instrumentos tradicionais de avaliação não desaparecem, mas mudam de foco e de forma de elaboração.

A avaliação deixa de ser um momento isolado do processo de ensino-aprendizagem e passa a se integrar a ele, de modo que o estudante seja capaz de contextualizar, refletir e compreender em profundidade o conteúdo estudado, em vez de somente memorizar informações.

Colegio-sao-luis-metodologias-ativas-

Nas notícias do Colégio São Luís, veja exemplos de como os estudantes participam da construção de conhecimento e como as habilidades e competências são desenvolvidas, evidenciando a formação acadêmica e humana do CSL


Nossos Cursos

Privilegia o desenvolvimento integral da criança nos aspectos afetivo, emocional, cognitivo, físico, social e cultural em ambientes que favorecem a descoberta da identidade e a construção da autonomia.

A criança comunica-se com mais desenvoltura e estabelece relações cada vez mais complexas entre o seu cotidiano e os diferentes conhecimentos e saberes proporcionados ao longo de sua vivência.

As interações no grupo são essenciais, bem como os vínculos que impulsionem o adolescente a participar, discutir e envolver-se nos diferentes contextos de aprendizagem proporcionados na escola.

O tempo em que vivemos, com as instituições sociais e o mercado de trabalho, é percebido de forma reflexiva, permitindo aos estudantes elementos concretos para uma ação livre e conscienciosa.

São oferecidos às famílias que desejam que os estudantes fiquem na escola após o curso regular, realizando outras atividades educativas nas áreas de esporte, artes, línguas, lógica, criatividade e inovação.