Nossa Identidade

Excelência humana e educação jesuíta

O Colégio São Luís é uma instituição jesuíta de 156 anos, com tradição educativa de excelência na formação acadêmica e humana de crianças e jovens. Uma tradição que traz, na sua essência, a inovação. Não qualquer inovação, mas aquela que nasce do diálogo com a cultura de cada tempo e lugar, do chamado ao serviço às pessoas e da busca da excelência em tudo que fazemos.

Por pertencer à Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola, o CSL faz parte de uma rede global de colégios jesuítas, composta por mais de 840 unidades de Educação Básica, em 60 países. No Brasil, o Colégio São Luís integra a Rede Jesuíta de Educação, constituída por 17 escolas que compartilham a mesma identidade e o sentido de corpo apostólico, com mútua responsabilidade pelos desafios comuns.

Como instituição de direito privado, sem fins lucrativos, filantrópica, confessional e católica, o Colégio São Luís oferece bolsas de estudo a 275 estudantes no Ensino Médio Noturno.

NOSSA MISSÃO

Excelência na educação de pessoas criativas, competentes, conscientes e comprometidas na compaixão

 Competentes
Profissionalmente falando, têm uma formação acadêmica que lhes permite conhecer, com rigor, os avanços da tecnologia e da ciência.

Conscientes
Além de conhecerem a si mesmos/as, graças ao desenvolvimento da capacidade de interiorização e ao cultivo da vida espiritual, têm conhecimento e experiência consistentes da sociedade e de seus desequilíbrios.

Criativos
Foram estimulados/as e aprenderam a usar os recursos de que dispõem para solucionar,
da melhor maneira, os desafios pessoais, profissionais e sociais.

Comprometidos
Sendo compassivos/as, empenham-se honestamente, desde a fé, e com meios pacíficos, na transformação social e política de seus países e das estruturas sociais para alcançar a justiça.

Compassivos
São capazes de abrir seu coração para serem solidários/as e assumirem o sofrimento dos outros.

NOSSA VISÃO

Ser referência em educação de excelência acadêmica e humana, pautada na concepção cristã e inaciana do ser humano e do mundo.

VALOR HUMANO
Condição essencial do ser jesuíta: formar um cidadão global.

RIGOR ACADÊMICO
Dever da escola e condição essencial de vanguarda na educação básica.

NOSSOS VALORES

Excelência Acadêmica
Tradição jesuítica na educação com rigor acadêmico e no trabalho educativo como resposta de justiça ao muito que recebemos.

Agilidade e Inovação
Responder com eficácia aos desafios do contexto.

Respeito e Colaboração
Reconhecer a riqueza da diversidade e o valor do trabalho conjunto, como forma de potencializar o trabalho da escola.

Autonomia
Ser capaz de assumir as consequências da própria liberdade.

Fé, Compaixão e Generosidade
Os frutos da fé são a sensibilidade à realidade do outro e ao sofrimento humano, e a disponibilidade para as relações de ajuda, apoio e troca.

Cuidado com o meio ambiente
Reconhecimento da pertença da pessoa ao mundo e da necessidade de comprometer-se com seu cuidado.

Excelência Operacional
Busca pela melhoria e aprendizagem contínuas e por uma escola mais eficaz e sustentável.

O QUE É RJE - REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO?

O CSL é um Colégio da Companhia de Jesus e, portanto, faz parte da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Ela foi constituída em 2014, visando promover um trabalho integrado nas Unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil, a partir de uma mesma identidade e do sentido de corpo apostólico, com mútua responsabilidade pelos desafios comuns. Composta por 12 colégios, 5 escolas, 30 mil estudantes, 4,7 mil colaboradores e 7,1 mil bolsistas, a RJE assume, em síntese, a missão de formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos. Leia mais na página: www.redejesuitadeeducacao.com.br

O QUE É FLACSI?

A Rede Jesuíta de Educação (RJE), da qual o Colégio São Luís faz parte, é integrada à Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI). É um rede que conecta 13 redes nacionais, totalizando mais de 90 colégios. Por meio dela, são compartilhados conhecimentos e recursos, e, principalmente, são estabelecidos projetos e metas comuns na região. Como rede regional, se une à rede global de colégios da Companhia presente nos cinco continentes, totalizando 840 colégios e aproximadamente 800 mil estudantes da Educação Básica. Leia mais na página: www.flacsi.net

Visite os colégios da Companhia de Jesus no mundo

Clique para conhecer o mapa interativo

São Luís Gonzaga, nosso padroeiro

Padroeiro de nosso Colégio, São Luís Gonzaga é exemplo de doação e entrega ao próximo e, até hoje, sua história inspira jovens e adultos ao redor do mundo

Formação Cristã

A Área de Formação Cristã está comprometida com a confessionalidade cristã católica do Colégio São Luís, oferecendo uma formação profunda na fé católica, através do diálogo ecumênico e inter-religioso, preparando a Comunidade Educativa para entender, atuar e abraçar a diversidade religiosa do nosso mundo.
Sob a orientação da Direção-Geral, auxilia na formação e no amadurecimento da identidade cristã católica da instituição, no que concerne ao conhecimento e à vivência da sua fé e da sua espiritualidade, com inspiração inaciana.

Atividades desenvolvidas junto à comunidade educativa: 

  • Campanhas sociais
  • Catequese de Crisma
  • Catequese de Primeira Eucaristia
  • Encontros de Oração Inaciana para familiares e colaboradores
  • Exercícios Espirituais
  • Iniciação à Espiritualidade dos educandos
  • Missas semanais – quartas, às 07h00