Abordagem Internacional

Formação de cidadãos globais

Cidadãos globais são pessoas que têm mais do que habilidades linguísticas; têm um pensamento crítico de sua cultura e de outras e estão aptas a compreenderem os diversos contextos que se apresentam na sociedade contemporânea com uma visão global.

A proficiência em línguas e a multiculturalidade são condições para a formação de um cidadão global, por isso o Colégio São Luís tem investido fortemente em sua abordagem internacional.

O Colégio São Luís investe em diferentes maneiras para fortalecer a aprendizagem da Língua Inglesa:

  • Número de aulas semanais ampliado para quatro, desde a Pré-Escola I até a 3.ª série do Ensino Médio, com exceção do 9.º do Ensino Fundamental, que conta com cinco aulas semanais, proporcionando uma imersão na aprendizagem do idioma de maneira mais intensa e significativa. 
  • As turmas são organizadas por nível de proficiência, a partir do 6.º ano do Ensino Fundamental, seguindo os padrões do CEFR (Common European Framework of Reference). O número menor de estudantes por turma tem como intuito promover um melhor desenvolvimento das quatro habilidades da língua (reading, writing, listening e speaking);
  • Livros paradidáticos são adotados não somente para leitura, mas principalmente para projetos que extrapolam a sala de aula e colocam o idioma em um contexto significativo e real;
  • Aulas com conteúdos interdisciplinares, como a abordagem de temas de outros componentes em textos, pesquisas e debates em inglês.
colegio_sao_luis_jesuitas_csl_2020_aprendizagem_fortalecida

O Bacharelado Internacional, em inglês Internacional Baccalaureate (IB), é um certificado de ensino global e multilíngue, reconhecido em mais de 90 países. É concedido por instituição de mesmo nome, uma prestigiada organização não governamental, fundada em 1968 na Suíça.

O Colégio São Luís, na qualidade de escola candidata ao IB, pretende oferecer aos estudantes a oportunidade de realizar o Ensino Médio – Currículo Brasileiro com Certificação IB. Os estudantes com essa certificação têm o diploma reconhecido em diversos países ao redor do mundo. 

Temos um Departamento Internacional que orienta e aconselha estudantes e suas famílias em aplicações para intercâmbios e/ou processos seletivos de universidades estrangeiras. O counselor do Colégio São Luís é o profissional responsável por enviar o histórico escolar em inglês, ajudar os professores no processo de escrita das cartas de recomendação e fornecer todos os outros documentos exigidos para as candidaturas.

Além disso, ao longo do ano, o Colégio São Luís oferece diversas palestras informativas com universidades internacionais e mentoria individual para os alunos interessados nas candidaturas internacionais.

Nosso código no  College Board é 910043. Esse é um código que os estudantes devem usar em todo o processo de admissão nas universidades internacionais e que nos identifica. Ao informarem o código do Colégio São Luís, os candidatos possibilitam que as universidades estrangeiras tenham acesso ao School Profile do CSL, facilitando o conhecimento sobre a formação acadêmica, a missão e os valores da escola, etapa importante no processo de análise das universidades.

colegio_sao_luis_jesuitas_csl_2020_graduacao_no_exterior

As escolas da Companhia de Jesus, da qual o Colégio São Luís faz parte, formam uma rede global com grande potencial de intercâmbio de conhecimentos e experiências, que dispõem de recursos para aproximar culturas e pessoas. Um dos recursos é a plataforma: www.educatemagis.org.

Viagens a Universidades Jesuítas são promovidas no mês de julho, durante as férias no hemisfério Norte, quando as universidades promovem cursos de curta duração para estudantes do Ensino Médio de todo o mundo.

Em 2020, teremos a 2.ª edição do Intercâmbio RJE e Fordham University, universidade jesuíta de Nova Iorque. Para mais informações, entre em contato com o Departamento Internacional do Colégio São Luís.

Escolas da Companhia de Jesus