Inglês e Internacionalização

Formação de cidadãos globais

Cidadãos globais são pessoas que têm mais do que habilidades linguísticas; têm um pensamento crítico de sua cultura e de outras e estão aptas a compreenderem os diversos contextos que se apresentam na sociedade contemporânea com uma visão global.

A proficiência em línguas e a multiculturalidade são condições para a formação de um cidadão global, por isso o Colégio São Luís tem investido fortemente em sua abordagem internacional.

Com o intuito de ser um dos instrumentos para o desenvolvimento da cidadania global, o Colégio São Luís investe em diferentes maneiras para a aprendizagem significativa da Língua Inglesa, com vistas à proficiência e ao interculturalismo:

  • Número de aulas semanais ampliado para proporcionar uma imersão na aprendizagem do idioma de maneira mais intensa e significativa:
    4 aulas – Pré I, Pré II e 1º ano
    5 aulas – do 2º ao 8º ano
    6 aulas – 9º ano
    4 aulas – EM
  • As turmas são organizadas por nível de proficiência, a partir do 6.º ano do Ensino Fundamental, seguindo a Matriz Curricular do Colégio São Luís e em consonância com os padrões do CEFR (Common European Framework of Reference) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O número menor de estudantes por turma tem como intuito promover um melhor desenvolvimento das quatro habilidades da língua (reading, writing, listening e speaking);
  • Livros paradidáticos são adotados não somente para leitura, mas principalmente para projetos que extrapolam a sala de aula e colocam o idioma em um contexto significativo e real;
  • Aulas com conteúdos interdisciplinares, como a abordagem de temas de outros componentes em textos, pesquisas e debates em inglês.
colegio_sao_luis_jesuitas_csl_2020_aprendizagem_fortalecida

O Bacharelado Internacional, em inglês Internacional Baccalaureate (IB), é um certificado de ensino global e multilíngue. É concedido por instituição de mesmo nome, uma prestigiada organização não governamental, fundada em 1968 na Suíça.

O Colégio São Luís, na qualidade de escola candidata ao IB, pretende oferecer aos estudantes a oportunidade de realizar o Ensino Médio – Currículo Brasileiro com Certificação IB, chamado de Diploma Programme. Os estudantes com essa certificação têm o diploma escolar reconhecido em mais de 90 países.

Conheça o Internantional Baccalaureate (IB)

O Colégio São Luís tem um Departamento Internacional que orienta e aconselha estudantes e suas famílias em aplicações para intercâmbios e/ou processos seletivos de universidades estrangeiras. O counselor do CSL é o profissional responsável por enviar o histórico escolar em inglês, ajudar os professores no processo de escrita das cartas de recomendação e fornecer todos os os documentos exigidos para as candidaturas. Além disso, ao longo do ano, oferece diversas palestras informativas com universidades internacionais e mentoria individual para os alunos interessados nas candidaturas internacionais.

O código de identificação do Colégio São Luís no College Board é 910043. Os estudantes devem utilizá-lo em todo o processo de admissão nas universidades internacionais. Ao informarem o código do CSL, os candidatos possibilitam que as universidades estrangeiras tenham acesso ao nosso School Profile, facilitando o conhecimento sobre a formação acadêmica, a missão e os valores da escola, etapa importante no processo de análise feito pelas universidades.

colegio_sao_luis_jesuitas_csl_2020_graduacao_no_exterior

Em 2021, o Colégio São Luís se tornou um Centro Preparatório dos exames de Cambridge English, que estão alinhados ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), padrão internacional utilizado para descrever as habilidades linguísticas de cada nível do idioma.

O objetivo é preparar o aluno para os exames, com isso é possível traçar metas, engajá-los e motivá-los durante o processo de aprendizagem, em conformidade com os princípios inacianos que norteiam a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) e, portanto, os colégios da Companhia de Jesus, do qual o CSL faz parte.

Os exames Cambridge English conferem prestígio, credibilidade e diferencial às instituições que os incorporam a seus currículos, pois são reconhecidos no Brasil e no exterior por mais de 23 mil instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais como comprovantes de conhecimento de inglês. Além disso, os resultados dos exames contemplam as quatro habilidades linguísticas de comunicação: leitura, escrita, compreensão auditiva e produção oral. Outro benefício é que os exames não perdem a validade, são para a vida toda.

O Colégio São Luís oferece os Exames Cambridge English aos seus alunos, em caráter opcional, isto é, cada família pode ou não, seguindo as recomendações individuais dos professores de Língua Inglesa, inscrever seus filhos para os exames específicos, respeitando-se os critérios de faixa etária/nível linguístico.

Prep centre logo_CMYK

Os exames também possibilitam ao estudante acompanhar o próprio progresso, tendo em vista as etapas de aprendizado da língua:

  • Crianças entre 7 e 12 anos: Young Learners: Pre A1 Starters; A1 Movers e A2 Flyers
  • Adolescentes: A2 Key, B1 Preliminary e B2 First
  • Fase final de Ensino Médio: C1 Advanced (candidatos que pretendem participar de programas universitários no exterior) e C2 Proficiency (alunos que possuem nível máximo de proficiência)

As escolas da Companhia de Jesus, da qual o Colégio São Luís faz parte, formam uma rede global com grande potencial de intercâmbio de conhecimentos e experiências, que dispõem de recursos para aproximar culturas e pessoas. Um dos recursos é a plataforma: www.educatemagis.org.

Viagens a Universidades Jesuítas são promovidas em certos períodos do ano, quando as instituições promovem cursos de curta duração para estudantes do Ensino Médio de todo o mundo.

Escolas da Companhia de Jesus no mundo

Conheça o Inglês e a Internacionalização no Colégio São Luís

Notícias Relacionadas