Notícias

Leitura desperta reflexão sobre racismo nas aulas de Inglês do 6º ano do EF II

A temática antirracista se intensifica no currículo do CSL

Por Anna Carolina Andrade e Vivian Aparecida Uema*

Ao longo de 2022, o 6º ano do Ensino Fundamental II fez a leitura da obra literária New Kid, de Jerry Craft. O livro conta a história de um menino negro de 12 anos que muda para uma escola de elite onde há, majoritariamente, alunos brancos. No decorrer do ano letivo, Jordan, o personagem principal, enfrenta diversas situações em que fica evidenciado o racismo estrutural.

A escolha do livro tem como objetivo proporcionar aos/às alunos/as a leitura de um material autêntico, sem adaptações linguísticas e que é lido por estudantes da mesma idade que têm a língua inglesa como o idioma materno.

Como o Colégio São Luís tem no cerne de sua missão uma educação integral e integradora, a temática antirracista avança e se intensifica no nosso currículo, seja nas discussões muito ricas em sala de aula acerca do tema ou na escolha intencional de materiais que joguem luz em questões raciais. Além disso, faz com que os/as estudantes percebam que o racismo não acontece apenas no Brasil, mas também em outras partes do mundo.

Ler em língua inglesa sobre essa temática mostra uma preocupação para o uso da língua como meio de ampliação cultural e vistas ao desenvolvimento da cidadania global.

Em sala de aula, lemos o livro ao longo do ano letivo, refletimos, discutimos, trabalhamos em grupos, fizemos um cronograma de leitura e propusemos uma atividade que consistia na criação de um final alternativo para a história usando um storyboard.

O livro New Kid é uma graphic novel, “romance gráfico”, que junta a estrutura das histórias em quadrinhos com a do romance, ou seja, é um romance com toda a sua complexidade de narrativa e personagens retratada em quadrinhos.

Por ser um gênero literário que interessa ao público adolescente, houve bastante engajamento e envolvimento durante o processo de leitura. Foi muito gratificante perceber a crescente evolução da percepção e sensibilização dos/as estudantes em relação ao racismo. As discussões geradas após a leitura e análise de cada capítulo foram extremamente ricas e contribuíram significativamente para o desenvolvimento do senso crítico ao lidarem com assuntos sensíveis como este em questão.

*Anna Carolina Andrade e Vivian Aparecida Uema são professoras de Língua Inglesa do Ensino Fundamental II do Colégio São Luís.