Notícias

Colégio São Luís marca presença em conferência internacional de universidades


Evento foi realizado nos EUA e reuniu escolas e universidades de diversas partes do mundo.

No período de 12 a 15 de julho, o college counselor do Colégio São Luís, João Agildo, participou do encontro da International Association for College Admission Counseling – IACAC, realizado no estado do Novo México, nos EUA. O evento reúne profissionais responsáveis pela interface entre escolas e universidades no processo de admissão dos/as estudantes para o estudo superior em outros países.

Como parte do trabalho do Departamento Internacional do CSL, João, que também é coordenador da área de Língua Inglesa, participou do evento – aberto apenas aos associados da IACAC – para conhecer as tendências em relação aos fluxos de recrutamento de estudantes utilizados pelas principais universidades do mundo. De acordo com João, essa foi uma excelente oportunidade para estreitar as relações entre o CSL e as universidades.

Cerca de 400 escolas estavam presentes. Entre elas, 12 eram brasileiras, a maioria com currículos 100% nacionais ou integralmente IB. Conforme explicou João, o CSL se diferencia de outras instituições por sua tradição humanista, aliada ao rigor do currículo brasileiro e do International Baccalaureate (IB). Isso pôde ser apresentado em uma das atividades do encontro: uma feira na qual as escolas e universidades montaram seus estandes para realizar trocas e partilhas.

João esclarece que os processos de recrutamento das universidades estrangeiras são diferentes dos realizados no Brasil. Aqui, o resultado do vestibular sinaliza se o candidato irá ou não ingressar na instituição. Já nas universidades estadunidenses, por exemplo, a avaliação da possibilidade de ingresso está pautada em uma abordagem holística, na qual o/a aluno/a é observado/a em diferentes aspectos, como: exames práticos (provas padronizadas, como SAT/ACT); análise do histórico escolar desde o 9º ano; cartas de recomendação de professores/as e do/a counselor; e trabalho voluntário.

“Em conversas com o representante da Universidade de Chicago, por exemplo, percebe-se a importância de que o aluno tenha feito trabalho comunitário; que ele tenha um currículo que mostre que ao longo do Ensino Médio ele não foi apenas um número, não tenha apenas boas notas, mas que tenha missão e propósito”, relatou João. O coordenador também teve a oportunidade de falar sobre a proposta do Ensino Médio Noturno do CSL para instituições com fundos privados que financiam 100% da educação no exterior para alunos/as bolsistas com alto desempenho acadêmico, como a Fundação Internacional Rise.

Outro aspecto que o counselor do CSL ressaltou foi a oportunidade de conhecer as universidades jesuítas que estavam presentes na conferência: Creighton University (Omaha), Loyola University of Chicago, Gonzaga University (Spokane), Fordham University (Nova York) e Loyola Marymount Univesity (Los Angeles). “Conversar com os representantes dessas universidades com o intuito de estreitar as relações foi fundamental, não só porque esse era o propósito primeiro da conferência, mas também porque somos instituições que bebem da mesma espiritualidade inaciana e que têm a missão de formar homens e mulheres para os demais. Além disso, algumas se mostraram interessadas em receber os nossos estudantes para programas de férias de verão e em formar parcerias com o CSL”, disse.

Este é o primeiro ano em que o colégio envia um Representante para a conferência. Diante da experiência positiva, já existe a perspectiva de participação na próxima edição.

“Ter participado pela primeira vez da IACAC através da Política de Subsídio para a Formação de Colaboradores do CSL foi muito gratificante. Lá eu conheci representantes de universidades norte-americanas, asiáticas, europeias, além de escolas de educação básica do mundo todo. As trocas durante a conferência trouxeram luz para uma condução assertiva do processo de admissão dos estudantes nessas instituições. Assim, quero preparar os alunos do CSL para que possam ampliar o leque e compreender que são capazes de conquistar o mundo, refletindo a educação jesuíta que os formou como pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas. Em 2023, a conferência será realizada na Flórida e, certamente, temos planos de marcar presença novamente”, finalizou João.