Notícias

Estudantes do CSL recebem Certificados Cambridge English

Os certificados são referentes aos exames realizados, por cerca de 200 alunos/as, em 2021 – ano em que o colégio se tornou um Centro Preparatório para a aplicação das provas 

As Cerimônias de Entrega dos Certificados Cambridge English, que comprovam a proficiência dos/as estudantes na Língua Inglesa, foram realizadas nos dias 19 e 26 de abril, no auditório do Colégio São Luís, e contaram com a presença dos familiares, docentes e da direção do colégio.  

No dia 19/04, os/as alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I e do 6º ano do Ensino Fundamental II receberam os certificados referentes aos exames Young Learners: Starters, Movers e Flyers. Para os demais estudantes do EF II e do Ensino Médio, os certificados referentes aos exames A2 Key, B1 Preliminary, B2 First e C1 Advanced  foram entregues ontem, 26/04.  

CSL: Centro Preparatório para os exames  

Em 2021, o Colégio São Luís se tornou um Centro Preparatório para os exames Cambridge English, que estão alinhados ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), padrão internacional utilizado para descrever as habilidades linguísticas de cada nível dos idiomas. 

De acordo com o coordenador de área da Língua Inglesa, João Rodrigo Lima Agildo, os exames são reconhecidos no Brasil e no exterior por mais de 23 mil instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais como comprovantes de conhecimento de inglês: “Os resultados de nossos estudantes são evidências de aprendizagem para que o Departamento de Língua Inglesa possa rever rotas e ajustar os percursos. Eles demonstram a versatilidade e a fluência dos nossos alunos ao serem avaliados nas habilidades de leitura, produção de texto, compreensão e produção orais”. João ainda explicou que os resultados dos alunos do CSL se equiparam aos de outros Centros Preparatórios do Brasil e do mundo.  

O diretor-geral, P. Edison de Lima, SJ, parabenizou os/as estudantes e destacou a participação dos/as docentes nessa conquista: “Os resultados que conseguimos nessa primeira avaliação internacional testemunham o excelente trabalho da área de Inglês, que tem sido realizado com amor, competência e dedicação por meio de nosso diretor acadêmico, do coordenador da área e principalmente, de nossos professores”.  

Avaliações  

Para o diretor acadêmico, Renato Aloísio Laurato, o trabalho planejado pelos/as docentes e a decisão das melhores estratégias de aprendizagem mostram qual rota que se deve seguir: “A possibilidade de incluir uma avaliação externa como instrumento balizador do nosso acompanhamento interno nos dá mais condições para uma comprovação objetiva da aprendizagem”, falou.  

Os exames Young Learners: Starters, Movers e Flyers são avaliados com shields (escudos) nas quatro habilidades, sem que haja o critério de aprovação ou reprovação, mas com indicativos das potencialidades dos/as estudantes e do desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem.  

Já os exames A2 Key, B1 Preliminary, B2 First e C1 Advanced mostram o desenvolvimento do/a estudante numa escala numérica associada a notas A, B, C, que se referem também aos objetivos propostos no nível linguístico do CEFR.  Quando o critério mínimo não é atingido, o/a candidato/a é classificado no nível anterior ao exame em que estava inscrito. A mesma lógica é aplicada quando o/a aluno/a atinge a classificação A, garantindo-lhe o certificado referente ao nível acima do que ele estava inscrito.  

Em 2022, os exames Starters, Movers e Flyers serão aplicados no dia 29/10. Já o A2 Key e B1 Preliminary, no dia 19/11 e B2 First e C1 Advanced no dia 03/12. As inscrições se encerram dois meses antes da aplicação. Fiquem atentos às datas no segundo semestre.  

 

Cerimônia do dia 19 de abril

Cerimônia do dia 26 de abril