Notícias

Feira de Profissões em inglês

Na atividade, os alunos aprenderam sobre diferentes carreiras de forma autônoma e participativa

Os estudantes do 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental II participaram de um trabalho desafiador na disciplina de Inglês. Na atividade, chamada de Job Fair (Feira de Profissões), os alunos deveriam entrevistar, em inglês, um membro da família cuja profissão despertasse o interesse do grupo.

A dinâmica do trabalho envolveu as metodologias ativas, pois os alunos aprenderam de forma autônoma e participativa, sendo o centro do processo de aprendizagem. “Os alunos tiveram a chance de fazer escolhas, tomar decisões, gerir conflitos, planejar, analisar possibilidades e chegar ao produto final, avaliando os resultados. Eles trabalharam colaborativamente, discutindo e refletindo entre os grupos e, dessa forma, construindo conhecimento”, afirma a professora de Inglês do 8.º ano, Anna Carolina Andrade e Silva.

“É necessário envolver o aluno na aprendizagem da Língua Inglesa e incentivá-lo a expressar suas ideias e construir sentidos.”

Anna Carolina, professora de Inglês do 8.º ano

De acordo com o Coordenador de Língua Inglesa do Colégio São Luís, João Rodrigo Agildo, por meio desse trabalho, os estudantes exercitaram as competências comunicativa e colaborativa, que estão na Matriz Curricular do CSL. Além disso, a professora Anna Carolina destaca também o desenvolvimento da gestão das emoções durante o trabalho. “Isso é algo muito importante para a resolução de conflitos que surgem em trabalhos em grupos, assim como o desenvolvimento da empatia ao ouvirem experiências e se colocarem no lugar do outro”, explica.

No trabalho, os alunos exercitaram também a habilidade escrita na elaboração das questões, que seriam utilizadas na entrevista, e as habilidades de compreensão auditiva e produção oral. Além disso, as turmas precisaram se organizar rapidamente, já que o trabalho foi desenvolvido em algumas aulas.

“Os alunos tiveram três aulas para desenvolver o projeto. Na primeira aula, eles trabalharam pensando em quem entrevistariam e elaborando as perguntas. Então, tiveram dois dias para realizarem a entrevista em um horário que fosse conveniente ao entrevistado. Na segunda aula, eles fizeram uma introdução e um fechamento e editaram tudo. Na última aula, eles mostraram o resultado para os colegas”, explica Edwin Vieira, professor de Inglês do 9.º ano.

Para a professora Anna, o ensino da Língua Inglesa deve, entre outras coisas, ser objeto de prática social e interação entre indivíduos, assim como deve também ter como objetivo ampliar as experiências de vida e visão de mundo. “É necessário envolver o aluno na aprendizagem da Língua Inglesa e incentivá-lo a expressar suas ideias e construir sentidos. Acreditamos que o processo de aprendizagem precisa ser significativo e relevante e, dessa forma, trabalhamos constantemente com temas que fazem parte do cotidiano dos estudantes”, finaliza a educadora.

Veja o depoimento dos alunos sobre esse trabalho: