Notícias

2ª JORNADA COMUNITÁRIA DO SQGE

A 2ª Jornada Comunitária apresentou à Comunidade Educativa a definição do CSL de Qualidade em Educação, os resultados da Autoavaliação e os Planos de Melhoria.

No dia 19 de agosto, o Colégio São Luís realizou a 2ª Jornada Comunitária do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), um momento importante para encerrar oficialmente a etapa da Autoavaliação e conhecer os próximos passos, que impulsionarão os processos de mudança e melhoria voltados à revisão de nossas práticas institucionais e à qualificação cada vez maior da aprendizagem integral de nossos/as estudantes. 

O Sistema de Qualidade é uma estratégia em rede, que define um conjunto de 16 resultados que devem ser alcançados por um Centro Educativo da Companhia de Jesus. Essa estratégia insere o colégio em um ciclo contínuo de: avaliação e reflexão das suas atividades; de definição de metas; e de implementação de ações que impactam positivamente a aprendizagem de todos/as os/as seus/suas estudantes.  

O encontro teve a participação de 259 membros da Comunidade Educativa, entre diretores/as, colaboradores/as, estudantes, familiares e antigos/as alunos/as. Também estiveram presentes o facilitador externo, Juliano Tadeu (RJE), e o assessor internacional do SQGE, Gustavo Cuadra (FLACSI/Chile). 

Para a aluna do 8º ano do Ensino Fundamental II, Heloísa Ecclissato, o trabalho em grupo colaborou com uma nova percepção: “Ao ouvir a opinião de várias pessoas, eu pude compreender situações que eu nem considerava importantes. Percebi também que o colégio está disposto a promover mudanças levando em consideração o ponto de vista dos professores e dos alunos”, disse.

As mães Ana Maria Mendes (integral) e Ana Maria Leoni (noturno) enfatizaram a importância de o processo de busca por melhorias na escola estar acontecendo de forma coletiva. Além da abrangência, Ana Maria Leoni elogiou a objetividade do processo. Ana Maria Mendes, ao comentar o compromisso da escola em ouvir a opinião de várias pessoas para planejar seu futuro, declarou: “Esse processo me faz admirar ainda mais o trabalho do CSL e da Rede Jesuíta de Educação”.   

Essas perspectivas dos/as convidados/as em relação à 2ª Jornada Comunitária do SQGE refletem o compromisso do Colégio São Luís com a qualidade da gestão educacional, orientada pela Pedagogia Inaciana, e reforçam a importância da participação de toda a Comunidade Educativa nesse processo de melhoria contínua. 

Desde que o CSL iniciou o processo de autoavaliação em 2022, temos contado com a participação de colaboradores/as das áreas pedagógicas e administrativas, e, de modo especial, das famílias, dos/as alunos/as e de antigos/as alunos/as. A diversidade de participação da Comunidade Educativa nos compromete a continuar mantendo informados todos os atores e destinatários desse processo. 

A 2ª Jornada Comunitária apresentou aos/às participantes os resultados da Etapa de Autoavaliação (1ª etapa) e os próximos passos para impulsionar processos de mudança e melhoria que facilitarão a revisão de nossas práticas institucionais e irão assegurar uma qualificação cada vez maior da aprendizagem de nossos/as estudantes, em consonância com a visão de qualidade educativa que deve identificar as obras da Companhia de Jesus. 

Os objetivos centrais da 2ª Jornada Comunitária foram: 

1º) Apresentar o Conceito de Qualidade em Educação do CSL;
2º) Socializar com a Comunidade Educativa o Informe Final da etapa de Autoavaliação;
3º) Apresentar os Projetos de Melhoria e a Ação de Melhoria escolhidos pelo CSL;
4º) Apresentar para a Comunidade Educativa a equipe responsável pelo Plano de Melhoria. 

Após a 1ª Jornada Comunitária, em março passado, criou-se uma equipe formada por colaboradores/as e famílias voluntárias, que, liderados pela diretora acadêmica, tiveram a tarefa de construir a definição de Qualidade em Educação do CSL, que agora apresentamos: 

O Colégio São Luís entende que uma educação de qualidade é definida pela oferta de uma formação integral marcada pelos seguintes aspectos: 

  1. excelência no processo de ensino-aprendizagem, que possibilita ao aluno desenvolver amplas potencialidades acadêmicas;
  2. desenvolvimento da espiritualidade cristã a partir dos valores inacianos e em diálogo ecumênico e inter-religioso;
  3. perspectiva humanística, que forma um indivíduo generoso, tolerante, justo, solidário e consciente da sociedade e de seus desequilíbrios. 

Essa educação tem por finalidade a formação de homens e mulheres competentes intelectualmente, imbuídos de uma visão humanista de mundo e capazes de, a partir da crítica da realidade, liderar o processo de transformação social. O êxito dessa proposta educativa também depende do compromisso e da responsabilidade da família como coadjutora no processo de ensino-aprendizagem. 

Sobre o 3º objetivo da Segunda Jornada Comunitária, de posse do “Informe Final: Análise Crítica dos resultados da Autoavaliação”, o CSL comunica que o juízo da autoavaliação ao qual chegaram os/as participantes do processo (comissões de autoavaliação) incluirá uma revisão de definições, processos e práticas do CSL e a apresentação de evidências correlatas. O Informe Final contém insumos que complementam e iluminam a conversação e discernimento sobre a melhora. Isso certamente ajudará na revisão de projetos, práticas e processos já existentes, para a tomada de decisões. 

Confiram o infográfico a seguir para entender onde estamos no SQGE e os passos que iremos percorrer juntos/as a fim de construir uma visão compartilhada dos esforços de melhoria necessários para a garantia da educação integral e em tempo integral e dos êxitos de aprendizagem de todos/as os/as nossos/as estudantes.  

A partir da 2ª Jornada Comunitária, a Diretoria do CSL constituiu três Equipes de Melhoria que vão desenhar os seguintes Projetos de Melhoria: 

Projeto 1: Revisão crítica das dimensões da aprendizagem integral (cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa). A coordenação desse projeto estará a cargo da diretora acadêmica, Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian. 

Projeto 2: Projeto de fortalecimento do papel educativo da família. A responsável por coordenar a equipe desse projeto será a orientadora educacional Janaína Costa. Para fazer parte desse projeto, a direção do CSL convidou um pai e uma mãe de alunos/as. 

Projeto 3: Desenho e implementação de instrumentos para mensurar os níveis de satisfação, motivação e participação da Comunidade Educativa. O gerente de TIC, Wilson Martins Júnior, será o coordenador da equipe desse projeto.  

O desenho dos Projetos de Melhoria deverá ser concluído até o final do ano letivo de 2023 e, segundo o SQGE, a implementação poderá levar até dois anos. 

Segundo Gustavo Cuadra, assessor internacional do SQGE, “as conclusões do Informe Final não expressam uma visão absoluta da realidade do CSL e é fundamental considerar que não existem receitas universalmente válidas dentro de um processo de autoavaliação”.   

Os Projetos de Melhoria que o CSL assumiu a partir da 2ª Jornada Comunitária são factíveis. Para que possamos cumprir essa meta, é fundamental experimentarmos, entre nós, Comunidade Educativa, um ambiente de confiança e de abertura. 

CONFIRA A SEGUIR FOTOS DA 2ª JORNADA COMUNITÁRIA: