Notícias

Revista Pilotis: edição comemorativa pelos 80 anos do Ensino Médio Noturno


A 33ª edição da Revista Pilotis do Colégio São Luís relata o quão transformador e importante tem sido o Ensino Médio Noturno ao longo dos seus 80 anos de existência.

No editorial, o diretor-geral, Pe. Edison de Lima, SJ, e a coordenadora pedagógica do EMN, Fatima Aparecida Ribeiro, refletem sobre a origem e a missão do EMN, sublinhando a importância do atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica como uma forma de garantir-lhes o direito a uma educação de qualidade.

Ao avançar na leitura da revista, o/a leitor/a encontrará textos que oferecem uma visão da história e da constituição do EMN. Além disso, há um artigo sobre o EMN enquanto projeto concretizador, no Colégio São Luís, do Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA) da Companhia de Jesus, uma resposta dos jesuítas à demanda social por uma educação inclusiva.

A edição também explica como o EMN executa uma proposta de ensino que extrapola o currículo básico com atividades que, indo além das aulas regulares, estimulam e desenvolvem competências essenciais para a formação de cidadãos globais, bem como oferecem espaços de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e comprometimento social.

Para dar voz às pessoas beneficiados pelo EMN, a revista compartilha o relato de antigos/as alunos/as que, impulsionados/as pela experiência no CSL, puderam alçar voos internacionais. Também contam suas histórias duas mães que estudaram no EMN e, anos depois, inscreveram suas filhas para que tivessem a mesma oportunidade.

A revista se encerra com foco nos/as educadores/as, que são a espinha dorsal do EMN. Cada um deles pôde escrever algumas palavras sobre a experiência pessoal e profissional de ser um educador do Noturno, afinal, como disse Pe. Edison de Lima, SJ, “esta revista comemorativa também é uma forma de agradecer e eternizar todos os educadores que, a começar pelo Ir. Olavo, nos precederam e se dedicaram à construção dessa missão educativa chamada Ensino Médio Noturno”.

Desejamos a todos uma ótima leitura!