Notícias

Missas em Ação de Graças pela conclusão do 9º ano, Ensino Médio Integral e Noturno

As celebrações de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram momentos de alegria e gratidão a Deus

Na última semana, o Colégio São Luís vivenciou momentos marcantes de gratidão, oração e reflexão com as Missas de Ação de Graças pela conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental II, da 3ª série do Ensino Médio Integral e da 3ª série do Ensino Médio Noturno. Presididas pelo Padre Edison de Lima, SJ, e pelo Padre Gustavo Valentim Assis de Paula, SJ, as missas reuniram estudantes, familiares, amigos/as, diretores/as e educadores/as do CSL na Paróquia São Luís Gonzaga, localizada na Av. Paulista. Juntos/as, compartilharam a alegria desse importante marco, que simboliza tanto o fechamento de um ciclo quanto o início de uma nova jornada.

A primeira missa ocorreu na quarta-feira, 13/12, marcando a transição dos/as alunos/as do 9º ano do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Na homilia, Pe. Edison refletiu sobre dois temas presentes nas leituras escolhidas para essa celebração: a sabedoria e a Parábola dos Talentos. À luz da Palavra de Deus, a assembleia foi convidada a colocar suas esperanças nos bens eternos, sem deixar de apreciar as coisas terrenas. A comunidade presente também foi encorajada a sempre fazer crescer os talentos recebidos de Deus, para benefício próprio, mas principalmente em favor das outras pessoas. Afinal, um dos objetivos da educação do CSL é educar homens e mulheres para os demais.

No dia seguinte, quinta-feira, 14/12, na celebração do Ensino Médio Integral, Pe. Edison destacou a missão educacional da Companhia de Jesus e enfatizou a importância de formar indivíduos criativos/as, competentes, conscientes, comprometidos/as, compassivos/as e que estejam preparados/as para contribuir com uma sociedade mais justa e solidária. A confiança em Deus e a sabedoria de colocar a esperança naquilo que realmente vale a pena, que é o Reino de Deus e sua justiça, foram o tema da Liturgia da Palavra. Após a missa, um momento especial foi o convite para que os avós presentes subissem ao presbitério para serem homenageados/as pelos/as netos/as e familiares, uma forma de reconhecer a importância da presença deles/as ao longa da vida de nossos/as estudantes.

A Missa de Ação de Graças do Ensino Médio Noturno, realizada na sexta-feira, 15/12, também foi marcada por momentos de gratidão e emoção. Foi uma ocasião para reconhecer e agradecer as bênçãos recebidas. Pe. Gustavo, durante a homilia, destacou a importância das amizades construídas pelos/as alunos/as, do conhecimento adquirido por eles/as e da formação de qualidade à qual tiveram acesso ao longo dos anos de Ensino Médio. Para finalizar, emocionou a todos/as com a leitura do poema “Sou Feita de Retalhos”, de Cris Pizzimenti.

Ao final do ano, no CSL, há muitas comemorações, fechamentos de ciclos e outras atividades, mas os momentos que aguardamos com mais carinho são as celebrações da Eucaristia em ação de graças pelos/as nossos/as alunos/as concluintes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, pois, como colégio cristão, a Eucaristia é para nós “fonte e centro de toda a vida cristã” (Lumen Gentium, 11). Além de ajudar os/as seguidores/as de Jesus Cristo a direcionar suas relações com a família, com a comunidade e com a sociedade, ela os/as alimenta em vista de uma atuação melhor no mundo, voltada para a maior glória de Deus.

Parabenizamos todos/as os/as nossos/as estudantes concluintes e agradecemos as famílias por confiarem ao CSL parte da educação de seus/suas filhos/as.

Confira a galeria de fotos.

Fotos do 9º ano

Fotos da 3 série – Ensino Médio Integral

Fotos da 3 série – Ensino Médio Noturno