Notícias

Colégio São Luís realiza XV edição da Simulação Interna das Nações Unidas (SINU)

Crédito: Comitê de Imprensa da SINU

Vacina, bloqueio de Gaza e a presença da mulher no mercado de trabalho foram alguns dos temas discutidos.

A abertura oficial da XV edição da Simulação Interna das Nações Unidas (SINU) do Colégio São Luís ocorreu na última sexta-feira (1), com uma cerimônia no auditório São José de Anchieta, reunindo alunos(as) do Ensino Médio Integral e Ensino Médio Noturno, antigos alunos(as) da CSL e da Rede Jesuíta de Educação (RJE), que sob orientação do corpo docente representaram diversos países. Estudantes dos 9ºs anos também participaram da experiência como staffs durante o evento.

A simulação desenvolve a capacidade crítica e argumentativa dos alunos(as), além de exercitar as habilidades de liderança e cooperação por meio dos debates e alianças, como explica o coordenador do EM, Rafael Araújo: “Essa experiência convida seus participantes a uma imersão nos debates, aprofundando temas de extrema importância. Mas é também um exercício de alteridade, estudar outras culturas e realidades e colocar-se no lugar do outro para construir os discursos e as proposições”, diz.

Crédito: Comitê de Imprensa da SINU

O evento foi dividido em cinco comitês, que têm como objetivo abranger diferentes temas e estilos de discussão. Assim, temas que envolvem desde atuais violações dos Direitos Humanos até conflitos históricos passados, são desenvolvidos pelos alunos(as) de acordo com suas delegações.

Na sexta-feira, abertura do evento, a Organização Mundial do Comércio (OMC) debateu sobre “A Quebra das Patentes da vacinação contra a covid-19”.  No segundo dia, as discussões sobre as vacinas foram retomadas e na sequência o debate foi em torno do tema “A introdução da mulher dentro do âmbito trabalhista”. No período da tarde, cada comitê teve que gerenciar uma crise. As salas ficaram lacradas até a solução dos problemas, pois as crises são discutidas de forma sigilosa. No terceiro dia da SINU, os comitês seguiram com as discussões e avançaram nas resoluções dos conflitos.

Na cerimônia de encerramento, discursos de agradecimentos emocionados a todas as equipes por terem proporcionado uma experiência inspiradora e que traz a esperança de que a escuta, empatia e o debate adequado são fundamentais para contornar as diferenças e chegar a resoluções para o bem comum.

O coordenador Rafael, em sua fala final, apresentou conexões entre às missões dos jesuítas e os trabalhos realizados na SINU:

“Os jesuítas promulgaram quatro preferências apostólicas que devem ser prioridade para todas as missões espalhadas pelo mundo até 2029. Das quatro, destaco duas que se relacionam diretamente à SINU. “Colaborar no cuidado da Casa Comum” e “Caminhar com os pobres, os descartados do mundo, os vulneráveis em sua dignidade em uma missão de reconciliação e justiça”. […] Ao realizar a SINU, o Colégio São Luís, como missão da Companhia de Jesus, contribui para a realização dessas preferências. É com exercícios assim que tomamos consciência dos problemas de nossa “casa comum”. É no debate qualificado que compreendemos a complexidade dos desafios que temos de enfrentar”, conclui Rafael Araújo.

Todo conteúdo com os principais desdobramentos da SINU pode ser conferido no jornal, blog e vídeos produzidos pelos alunos(as), acesse : https://www.sinucsl.com/blog

Assista ao vídeo produzido pelo Comitê de Imprensa da XV SINU:

Fonte / Fotos: Comitê de Imprensa da SINU