Notícias

Representantes de Sala e do Grêmio Estudantil participam de Formação de Liderança

Candidatura; debates para a apresentação dos projetos; votação e Cerimônia de Posse antecederam a formação.

Como parte do Projeto Democracia e Participação, nesta semana, os representantes de sala do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio (Integral e Noturno), além dos integrantes das chapas Movimento (Integral) e Baobá (Noturno), eleitas para a nova gestão do Grêmio estudantil 2023/2024, participaram de um Dia de Formação de Lideranças no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP).   

O objetivo do encontro foi o de oferecer aos/às estudantes um aprofundamento da formação de lideranças de inspiração inaciana, e o de enriquecer e orientar as ações do Grêmio Estudantil, bem como preparar as lideranças escolhidas como representantes de sala para o seu importante papel comunitário. Para isso, foram preparadas diversas atividades: no primeiro momento, os/as alunos/as assistiram a uma palestra sobre teoria política, que tratou da importância da democracia e da política para a vida comunitária, a partir de autores como Aristóteles, Hannah Arendt e Walter Benjamin.

Na sequência, aprenderam sobre o funcionamento das assembleias do Conselho de Representes e sobre o funcionamento do sistema de representação do CSL, que se baseia na teoria dos três poderes. Na parte da tarde, os/as estudantes debaterem as características da liderança inaciana e realizaram diferentes dinâmicas de grupo.

Processo do Projeto Democracia e Participação  

De forma democrática, as escolhas para os representantes de sala aconteceram nas primeiras semanas de aula. O segundo processo eleitoral dentro do colégio foi realizado para a escolha dos membros do Grêmio estudantil e, posteriormente, a eleição das chapas. Todo o processo do Projeto Democracia e Participação colabora para que os estudantes desenvolvam competências e habilidades políticas e sociais, garantindo tanto uma representação estudantil mais participativa, quanto o reconhecimento da importância da participação política e da atuação democrática de cada um/a dentro do colégio e fora dele. Saiba mais.

Faz parte do projeto valorizar e comemorar a conquista das eleições. Nas últimas semanas, o CSL realizou duas Cerimônias de Posse dos representantes de turma e do Grêmio Estudantil, uma para o Ensino Médio Integral e outra para o Ensino Médio Noturno. Nos dois momentos, os representantes de salas (EFII e EM) e das chapas eleitas para o Grêmio foram parabenizados e receberam o apoio da coordenação pedagógica e da direção acadêmica do colégio: “Eu desejo que vocês façam uma ótima gestão e que possam crescer na amizade, na relação e no compromisso uns com os outros”, disse o diretor-geral, Pe. Edison de Lima, SJ. Os eleitos ainda destacaram as principais propostas; fizeram um juramento público e se colocaram à disposição de todos/as os demais colegas. 

Que vocês possam levar esses valores para a gestão nesta instituição e para a vida de vocês

Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian, diretora acadêmica Do Colégio São Luís.

Para reforçar a importância desse processo, a diretora acadêmica, Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian, explicou aos/às alunos/as que esse é um passo importante para a democracia estudantil e que junto dos direitos vêm as responsabilidades. Ela ainda citou alguns valores que tornam uma liderança benéfica e eficiente para todos/as: “Saber ouvir tanto quanto falar; se colocar no lugar do outro e buscar a melhor solução possível; reivindicar é necessário e ceder também; respeitar para ser respeitado! Que vocês possam levar esses valores para a gestão nesta instituição e para a vida de vocês”, disse.

Saiba mais sobre as chapas do Grêmio Estudantil eleitas para 2023/2024, acesse através do Instagram: @chapa.baoba e @gremiomovimento.csl 

Confira fotos desses momentos:

Debate entre as chapas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio Integral

 

Apresentação da Chapa Baobá do Ensino Médio Noturno

 

Posse dos representantes de sala do EF II e Ensino Médio Integral e da Chapa Movimento:

 

Posse dos representantes de sala do Ensino Médio Noturno e da Chapa Baobá:

 

Formação de lideranças no Mosteiro de Itaici