Notícias

Estudantes participam do programa de mentoria da Universidade de Harvard

Os estudantes Theresa e Patrick falam sobre o programa e André Henrique, docente do CSL, dá dicas para quem deseja participar na próxima edição

No início do mês de novembro, os estudantes do Ensino Médio Noturno do CSL, Theresa Oluwatosin Awoyele, 1ª série, e Patrick Assis dos Santos, 2ª série, começaram, como mentorados, a participar do programa Mentoring and Language Acquisition in Brazil (MLAB), organizado pelo Harvard Brazil Office.

Desde 2012, o MLAB oferece mentoria individual aos estudantes das escolas com quem tem parceria. O programa dura um período de três meses e meio e colabora no desenvolvimento pessoal, como autoconfiança e pensamento crítico, além do desenvolvimento de habilidades da língua inglesa e da troca de experiência com pessoas de outra cultura. Devido a pandemia, a edição de 2021 está sendo realizada com sessões virtuais e atividades de imersão virtual.

É durante essa troca que o estudante identifica as possíveis dificuldades com a comunicação. Esse é o momento de “superar desafios” e avançar para novos conhecimentos, conforme explica Theresa: “A minha mentora é maravilhosa, temos gostos parecidos e damos muitas risadas juntas. Em uma de nossas sessões conversamos um pouco sobre a cultura de nossos países, foi muito legal, aprendi estilos musicais novos. Também fiz uma “playlist” com algumas músicas brasileiras para ela ouvir”.

A oportunidade é direcionada aos alunos/as bolsistas e com alto desempenho acadêmico, que, recebem a mentoria de também alunos/as da Universidade de Harvard. Com empenho e dedicação, os/as estudantes buscam superar obstáculos socioeconômicos, além de quebrar barreiras ao tentar o ingresso em Universidades fora do país. “Presenciamos a vida de nossos alunos/as mudar após a experiência do programa. Os/As estudantes tiveram a oportunidade de ampliar o seu repertório linguístico e entrar em contato com o mundo universitário internacional”, diz João Rodrigo Lima Agildo, coordenador de língua inglesa e do departamento Internacional do CSL.

Essa mudança é algo esperado pelo aluno Patrick, que diante da experiência de interação, acredita poder estruturar melhor os seus estudos e sua vida: “Eu imagino adquirir nesse programa, um desenvolvimento de socialização, ampliação do meu inglês falado, e até mesmo um incentivo maior de estudar a língua. […] É uma oportunidade interagir em Inglês com o meu mentor e de conhecer alguém nativo, que é um exemplo em diversos quesitos, imagino que possa servir de um incentivo enorme para que eu estruture melhor meus estudos e vida”, disse.

Habilidades necessárias para participar do MLAB

Para ingressar no MLAB, é fundamental ter alguma familiaridade com as estruturas básicas do inglês. André Henrique Oshiro, professor de Língua Estrangeira do EM do CSL, explica que isso não significa que ser fluente é um pré-requisito, uma vez que o programa do curso busca oferecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da fluência: “Para esta vaga, selecionamos alunos/as que saibam ouvir e respeitar opiniões, à luz dos valores inacianos. Dessa forma, consideramos importante que o/a aluno/a mostre dedicação e empenho em todas as disciplinas, mas também saiba atuar como um cidadão consciente e compassivo”.

André destacou a importância da persistência nos estudos da língua inglesa e falou sobre os benefícios para a vida dos estudantes:

“Ter domínio da língua inglesa tornou-se imprescindível no contexto globalizado em que vivemos. É essencial que possamos oportunizar aos nossos alunos e alunas a possibilidade de expandir seu repertório linguístico. É importante enfatizar que, ao aprender uma língua, a maior barreira é emocional e não intelectual. Com paciência, determinação e estudo, o domínio linguístico vai sendo conquistado mais facilmente. Esperamos que nossos/as alunos/as aproveitem ao máximo essa experiência e que eles/as se lembrem de que o foco deve ser sempre o processo e o que aprendemos com ele, por mais difícil que pareça ser”, concluiu André.