Notícias

9º ano e 3ª série do EMI e EMN celebram o encerramento de um ciclo

A conclusão também anuncia o novo que virá!

Dia 15 de dezembro, Padre Edison Lima, SJ, celebrou uma missa em ação de graças pelo encerramento do 9º ano do Ensino Fundamental II. Nos dias seguintes, as celebrações marcaram o fim de um ciclo para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio Integral (16) e, Ensino Médio Noturno (17). As missas foram realizadas na Paróquia São Luís Gonzaga e reuniram familiares, amigos e professores. Em todas as celebrações, Padre Edison de Lima, SJ parabenizou os estudantes e, os orientou a seguirem com fé e a confiarem em Deus os seus planos e projetos: “A cada dia basta a sua preocupação”. (Mt 6,34).

Nos dias 20 e 21, o Colégio São Luís promoveu a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do Ensino Médio aos alunos e alunas das turmas de 2021. “A pessoa não nasce, a pessoa se faz”, foi com a frase do padre educador, jesuíta e francês, Pierre Faure, uma das grandes referências da pedagogia inaciana, que Rafael Araújo, coordenador de segmento do Ensino Médio fez o discurso de abertura, no dia 20, para a turma do Ensino Médio Integral: “Para Pierre Faure, a pessoa é um mistério e uma riqueza que ela mesmo deve ir desvendando. O colégio deve ajudar as crianças e jovens nessa construção, deve incentivar e oferecer as condições para que esse mergulho na interioridade aconteça”, disse.

Entre tantas reflexões, Fernanda da Silva Franco, professora paraninfa da 3ª série do EMI, convidou os estudantes a fecharem os olhos e verem com os olhos do coração: “o que fica pra vocês? Para mim é muito fácil dizer o que fica. É a sorte que nós professores temos de na memória permanecermos cristalizados no momento da juventude. Sempre que vocês se lembrarem de nós, se lembrarão de quando tinham diante de vocês todas as possibilidades do mundo. Levem como um presente precioso essa linda memória que dedicamos tanto tempo para construir”.

A mestre de cerimônia e professora Juliana Bloch iniciou a Cerimônia de Entrega dos Certificados de Conclusão às turmas da 3ª série do EMN, no dia 21, lembrando que “o Colégio São Luís possui 154 anos de fundação e 78 anos de Curso Noturno, dedicando-se à missão de educar jovens e adultos, na excelência acadêmica, nos valores humanos e cristãos: “Celebramos a conquista do amadurecimento e do esforço mútuo empreendido por alunos e educadores”.

Fátima Aparecida Ribeiro, coordenadora do noturno, parabenizou os formandos e aconselhou: “Dividam, multipliquem, façam dar bons frutos as sementes que vocês aqui receberam. Sigam alegres, esperançosos e cheios de amor a trilha da vida”. Para manifestar gratidão, os estudantes Beatriz Fernandes e Willian Gabriel prestaram uma homenagem às famílias de todos os formandos:
“Somos gratos aos detalhes do dia a dia […] Todas as atitudes eram as formas de vocês mostrarem que amam a gente. Vocês foram nossos primeiros professores. Sabemos que criar filhos não é uma tarefa fácil […] Sabemos o que vocês passaram para que pudéssemos chegar nesta noite de vitória: foram sonos perdidos, renúncias pessoais e muita paciência investida, tudo com o intuito de nos ver formados com um ensino de excelência. Queremos que saibam que nada que fizemos aqui foi voltado somente para nós. Pais, Mães e Responsáveis, amamos muito vocês e muito obrigada”.

Após assistirem a uma retrospectiva, os formandos receberam os certificados e cumprimentos da mesa diretora e os professores. Com as considerações finais de Pe. Edison, SJ, o evento foi encerrado:

“Estou seguro de que ao longo desses anos vocês ampliaram horizontes. Pois a educação sempre nos ajuda a crescer em sabedoria e graça. Uma pessoa educada movida pela sabedoria e pela graça sabe situar suas metas pessoais em busca do bem comum […] Com carinho, em nome de todos os educadores, docentes e não docentes, agradeço pelos anos de convivência, por desafiarem, provocarem e ajudarem a si mesmos e aos outros a serem sempre melhores e por preencherem os espaços e o coração do Colégio São Luís”.

Padre Edison de Lima, SJ.

Missa de Encerramento do 9º ano

 

Missa e Formatura da 3ª série do EM Integral

Missa e formatura da 3ª série do EMN

Tags