Notícias

Cerimônias de Formatura do Ensino Médio Integral e Noturno


A Comunidade Educativa do CSL se alegra com os 174 alunos, seus familiares e amigos pela conclusão do Ensino Médio

Em um clima de alegria, nostalgia, agradecimento e dever cumprido, o Colégio São Luís realizou nesta semana as Cerimônias de Formatura do Ensino Médio para 109 alunos/as do Período Integral e para 65 alunos/as do Período Noturno. Essas celebrações, enriquecidas pela presença de familiares, amigos/as, diretores/as e professores/as, simbolizam a realização pessoal de nossos alunos e do dever cumprido pelo CSL na formação de jovens competentes, conscientes, criativos/as, comprometidos/as e compassivos/as, prontos/as para viver no mundo, os valores humanos cristãos aprendidos e, a partir deles, construir uma sociedade mais bonita, justa e fraterna. 

A conclusão do Ensino Médio abre para nossos alunos um cenário inédito, no qual será necessário buscar novos caminhos de conhecimento e desbravar espaços nunca antes explorados. Essa experiência é mágica e, ao mesmo tempo, trabalhosa, pois novos caminhos também trazem consigo novos desafios. 

Ensino Médio Integral

A cerimônia aconteceu no dia 19 de dezembro para o Ensino Médio Integral. Em sua fala, o diretor-geral Padre Edison de Lima, SJ, expressou sua felicidade e agradeceu aos/às alunos/as pela convivência e por suas contribuições à Comunidade Educativa do CSL. Como direcionamento, falou sobre a importância de cultivarmos a gratidão pelo amor e pelos dons recebidos de Deus: “Tudo o que somos e temos é dom. Na visão inaciana, ao recordarmos os dons particulares e todos os benefícios recebidos pela criação e redenção, somos convidados a ponderar, com muito carinho, o quanto Deus nosso Senhor tem feito por nós; o quanto Ele nos dá daquilo que tem”, disse. 

Na sequência, o mestre de cerimônias e professor André Leitão fez uma fala repleta dos sentimentos de conquista e continuidade: A educação nos uniu e abrirá portas para um futuro de possibilidades. Além disso, destacou a jornada única de cada um/a dos/as estudantes, lembrando que o colégio lhes proporcionou encontros, formação de amizades, conhecimento acadêmico e uma forma inaciana de ver o mundo.

E por falar em jornada, vale mencionar que 54 formandos/as foram condecorados com a Medalha da Perseverança. Essa condecoração é para os/as estudantes que realizaram, no CSL, todo o percurso da Educação Básica, começando na Educação Infantil ou no 1º ano do Ensino Fundamental I. 

Aliás, homenagens também não faltaram nos discursos dos/as formandos/as, que foram o ponto alto da noite. Com o coração agradecido, fizeram memórias das muitas alegrias vividas e compartilharam com todos os presentes um pouco de suas experiências e seus aprendizados. Eles/as emocionaram os/as convidados, reiterando a importância da educação integral recebida e agradecendo aos/às professores/as, familiares e colegas pelo apoio constante: Ao encerrar este capítulo, olhemos para o futuro com otimismo, pois, se o que passou foi tão incrível, imagine o que ainda está por vir. Usem tudo que aprenderam para transformar o mundo”, disse o formando Leonardo Lamaita Andrade. 

Ensino Médio Noturno

A cerimônia do Ensino Médio Noturno, realizada no dia 20 de dezembro, também foi marcada por palavras de alegria, esperança e agradecimento. Representando os/as professores/as do EMN, o professor Luis Cicaroni enfatizou a ideia de um novo começo. Ele destacou que os/as alunos/as não são mais os/as mesmos/as de quando entraram no colégio, tendo se transformado em pessoas melhores, prontas para interagir e contribuir com o mundo. Ressaltou a importância de olhar para trás, de reavaliar valores e posturas, e de se preparar para enfrentar desafios com serenidade, coragem e sabedoria. Finalizou seu discurso parabenizando os/as formandos/as e suas famílias, e desejando-lhes um bom novo começo. 

“Esses três últimos anos foram preenchidos de amadurecimento e ajudaram a nos transformar nas pessoas que somos hoje (…)”

Theresa Oluwatosin Awoyele e Kamile Froes, representantes do EMN.

A cerimônia não apenas comemorou as conquistas acadêmicas, mas também consolidou um sentimento coletivo de realização e a expectativa por um futuro brilhante para todos/as. Theresa Oluwatosin Awoyele e Kamile Froes, representando os/as formandos/as, disseram: “Esses três últimos anos foram preenchidos de amadurecimento e ajudaram a nos transformar nas pessoas que somos hoje. É com emoção que nos despedimos dessa instituição e, com muita alegria, desejamos abraçar e conquistar os nossos sonhos”.

Para conquistar os sonhos, persistência e coragem são fundamentais, mensagem que foi destacada pela diretora acadêmica, Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian. Em seu discurso, ela estimulou, uma vez mais, os/as formandos/as a perseguir seus objetivos com propósito e a enfrentar os desafios com valentia: Desejo a vocês então coragem, coragem para enfrentar os desafios da vida e coragem também quando precisarem se levantar, mas lembrem que vocês nunca estão sozinhos.  

VEJAM ALGUMAS FOTOS DAS FORMATURAS:

Ensino Médio Integral

Ensino Médio Noturno