Notícias

Noites de Formação Humana do Ensino Médio Noturno

Encontros visam estimular o processo de descoberta de si e dos demais nos estudantes

No Ensino Médio Noturno, os estudantes são convidados a participar das Noites de Formação Humana, encontros que acontecem ao longo do ano e que envolvem todas as séries. “A iniciativa visa estimular o processo de descoberta de si e dos demais como sujeitos de inter-relação, baseados nos valores humano-cristãos para construção de pessoas mais justas, fraternas e amorosas”, afirma Jailton Santos, Orientador Educacional da 3ª série do Ensino Médio Noturno.

“[…] o estudante pode refletir sobre a sua caminhada na vida e, principalmente, perceber que sua formação não está vinculada somente à parte acadêmica, mas também à formação humana”

Jailton Santos, Orientador Educacional da 3ª série do Ensino Médio Noturno

Geralmente, todos os alunos da turma participam, mas, por causa das restrições impostas pela pandemia, atualmente, cada encontro conta com a presença de 50% dos alunos. Cada série tem uma dinâmica e um tema diferente:

1ª série – Tema: Identidade (Eu e Minhas origens)
Integra a turma por meio de dinâmicas e reflexões de apresentação e sensibilização, para que o aluno possa perceber a si mesmo e suas origens e, assim, comprometer-se a buscar uma convivência baseada no respeito mútuo, na solidariedade e no espírito de cooperação.

2ª série – Tema: Alteridade (Eu e o Outro)
O aluno é sensibilizado para perceber a si mesmo e o outro. São realizadas dinâmicas para que o estudante reflita que a alteridade se constitui por meio de relações de contraste e de respeito às diferenças.

3ª série – Tema: Sociedade (Eu e o Mundo)
Nessa série, o aluno é instigado a perceber a si mesmo e sua relação com o mundo, refletindo por meio das dinâmicas o seu papel em uma sociedade plural.

O educador explica que os encontros estimulam o aluno no processo de autoconhecimento e conhecimento dos demais. “Por meio do tema trabalhado na série, sempre em conexão com a sala de aula, o estudante pode refletir sobre a sua caminhada na vida e, principalmente, perceber que sua formação não está vinculada somente à parte acadêmica, mas também à formação humana”, finaliza.