Notícias

Estudantes do CSL são aprovados nas principais Universidades do Brasil

Professores/as e alunos/as contam como foi a preparação e dão dicas para o processo de estudos para as provas do vestibular. 

Dedicação, foco, treinos e cuidado com a saúde mental são alguns dos pontos citados por alunos/as do Colégio São Luís que acabam de dar um passo importante em seus projetos de vida: a entrada no Ensino Superior. 

Para o ingresso em universidades como USP, UNICAMP, UNESP, PUC, FGV, Mackenzie, FAAP, ESPM, e demais instituições, os/as estudantes desenvolveram temas, participaram de atividades e projetos ligados a espiritualidade, autoconhecimento, pluralidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo, política, entre outros aspectos importantes na hora da escolha profissional.  

PROCESSO DE ESTUDOS: 

Os preparos para os vestibulares se intensificaram na 3ª série do EM. No início do ano letivo, os/as alunos/as escolheram entre as áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Eles também tiveram aula de Mentoria, voltadas para a Orientação Profissional e para a construção do Projeto de Vida, e realizaram revisões para os exames vestibulares com o auxílio de apostilas e diferentes recursos tecnológicos, bem como a realização de simulados da FUVEST, ENEM e UNICAMP.  

A professora de História Silvana Martinho explica que uma das disciplinas que fortalece esse processo, ao ampliar os assuntos da área de Ciências Humanas, é “Tópicos Avançados”, na qual existem relações interdisciplinares com questões históricas, geográficas e sociológicas que são transversais. O mesmo tema é abordado nas três matérias, construindo um olhar mais amplo, fundamentando as reflexões e, consequentemente, o aumento do repertório dos/as estudantes.  

De acordo com Silvana, o empenho do colégio no preparo dos/das estudantes para o ingresso à Universidade supera o nível técnico: “A nossa formação é muito sólida. Muitas vezes, eles se sentem desafiados diante das provas aplicadas pelas Universidades a que aspiram. Para orientá-los, retomamos importantes etapas de preparação que eles vivenciaram na escola e reforçamos que são capazes e estão preparados. Existe um processo de olhar, de escuta e de fortalecer o/a estudante. E nós, professores, estamos aqui para “cuidar” e esse cuidado ultrapassa o componente curricular”, disse.  

Saiba mais sobre o processo de estudos em: 

https://www.saoluis.org/2021/05/06/aprendizagem-para-toda-a-vida/  

REDAÇÃO  

Em 2018, o coordenador do Ensino Médio Noturno, Paulo César Bacelar Pinheiro, adotou um método diferente ao perceber que as maiores dificuldades dos/as estudantes eram a leitura e a compreensão de textos. Desde então, o trabalho de análise de textos deixou de ser somente do componente Língua Portuguesa e passou a ser aplicado em todas os componentes curriculares: “Com isso, as aulas de redação fortalecem a perspectiva da técnica. Essa ação gerou um desdobramento de repertório que favoreceu os/as estudantes. E o resultado é que todos/as os/as formandos/as do noturno conseguiram mais de 600 pontos em redação, na prova do ENEM!”, falou. 

A professora de Língua Portuguesa do EMN, Gisele Lemos da Silva, explicou que aulas se dividiam em rotinas de análise de textos, exercícios sobre os recursos argumentativos, coesão textual e adequação da linguagem, aulas em metodologias ativas e propostas de intervenção sobre diversos temas. Os/as alunos/as também participaram de projetos multidisciplinares, como um mapa mental (ferramenta que auxilia no planejamento da redação) e a simulação de entrevistas sobre temas polêmicos da atualidade. Outro recurso para incentivar os/as estudantes a perceberem que os repertórios não estão apenas nos conhecimentos acadêmicos ou eruditos, mas também nas produções culturais de seus cotidianos, foi iniciar o ano com a análise do samba enredo da Mangueira 2019.  

Pedro e Stephany

Paulo também destacou, como desenvolvimento do repertório dos/as alunos/as, a participação nos eventos promovidos pelo colégio, entre eles, Congresso do Noturno, SINU, Fórum FAAP, Fórum de Profissões etc. Aspecto citado também por Pedro Henrique Bueno de Sousa e Stephany dos Santos Ribeiro, estudantes do EMN que conquistaram 940 pontos em redação na prova do ENEM: “Os eventos do colégio são enriquecedores para repertório de vida e repertório da redação”, disse Pedro que foi aprovado na UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas – MG), para o curso de Enfermagem.   

Stephany, aprovada em 5º lugar no curso de História na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), destacou a importância do foco e dedicação que são necessários neste período: “Olho para trás e consigo ver a minha evolução. Além de toda a dedicação nas aulas do colégio, eu reservei 30 minutos por dia à leitura de livros, o que fez toda diferença nos meus resultados”, destacou Stefany. 

Gisele ressaltou a importância da equipe pedagógica diante do bom desempenho dos alunos na redação: “A equipe pedagógica e professores/as de todas as áreas garantiram uma formação humana, visto que os temas de redação do ENEM são sempre problemas sociais, portanto, um quesito importante para esse tipo de proposta são as habilidades de reflexão e análise sobre a realidade social, política e cultural nos diferentes contextos da humanidade”, disse. 

DICAS PARA OS VESTIBULANDOS  

  • Atenção à saúde mental: 

Chiara Malavolta Magalhães (EMI) aprovada para o curso de Ciências Econômicas nas Universidades FGV, PUC, IBMEC, Mackenzie e na UNICAMP.  

Diante de tanto esforço e dedicação é preciso atenção especial à saúde mental, lembrou a formanda Chiara Malavolta Magalhães que irá cursar Ciências Econômicas na Unicamp: “É preciso estudar muito, mas sem deixar de cuidar de si, afinal, esse é um período de muitos estresses e incertezas”. Chiara ainda destacou como foi o seu processo durante os estudos: “Além de fazer todos os exercícios da apostila Bernoulli, focava em exercícios das matérias que também estariam na segunda fase do meu curso, no caso, de ciências econômicas: história, geografia e matemática. No entanto, sem descartar as outras disciplinas”, relatou.  

  • Escolha um método de ensino que funcione para você. Compartilhe conhecimento! 

João Pedro Ignatios Couceiro (EMI) aprovado para o curso de Direito na USP e em 1º lugar na FGV. 

João Pedro Ignatios vai cursar Direito na USP e entendeu que métodos diferentes funcionam para pessoas diferentes: “Não existe fórmula correta. É importante trabalhar com o que serve especificamente para você. O que me ajudou a entender as matérias foi tentar explicar os conceitos para os meus amigos. A principal dica que eu dou para quem está em processo de estudos é a de prestar atenção nas aulas. O terceiro ano é extremamente corrido, e estar realmente presente enquanto os professores passam a matéria diminui todo o trabalho de revisão”, disse João.  

  • Revisão, revisão e revisão! 

Lucas Bellusci D’Andréa (EMI) aprovado para os cursos de Engenharia de Petróleo na USP, Engenharia Mecânica na UNICAMP e UNESP e Engenharia de Produção Mecânica na UFSC.  

Lucas Bellusci, atual aluno da UNICAMP, explica que exerceu a prática da revisão e fortaleceu os seus estudos compartilhando conhecimento com os/as seus colegas: “Comecei revisão logo no primeiro dia de aula, eu revisava toda semana. O vestibular vai exigir essa revisão. Além disso, praticava exercícios, simulados e compartilhava com os amigos o que aprendi”, finalizou Lucas.   

  • Estude além do colégio e acredite em você. Tudo é possível! 

Analice de Oliveira Campelo (EMN) aprovada para Engenharia Química na Universidade Federal do PAMPA – RS, USJT – São Judas Tadeu e FMU (ambas com 100% de bolsa).  

Analice, estudante do EMN, irá cursar Engenharia Química na FMU e falou do seu esforço durante o processo de preparo para os vestibulares: “Foi um desafio, pois eu cursei o EF II em escola pública e percebi uma lacuna na educação. Para me aprofundar em assuntos que estava aprendendo em sala de aula, eu participei das aulas de reforço à tarde e fiz cursos on-line, promovidos de forma gratuita por outras instituições. Foquei na redação e me dediquei 100% aos estudos. Gostaria de dizer para quem se prepara para esse momento: Acredite que você é capaz! Aproveite o potencial do CSL. Faça exercícios, treine à redação. E acredite que tudo é possível! 

Clique e confira a lista dos/as aprovados/as no vestibular 2022:
https://www.saoluis.org/aprovados-no-vestibular-2022/ 

 

Tags