Notícias

Aprendizagem para toda a vida

A preparação dos alunos do Colégio São Luís para fazer boas escolhas

A entrada no ensino superior é um passo importante no projeto de vida dos jovens e resultado de um processo que começa ainda na escola. No Colégio São Luís, fazer boas escolhas é o ponto central do Projeto de Vida. Ao longo da trajetória escolar, o estudante desenvolve temas como autoconhecimento, espiritualidade, sexualidade, saúde, prevenção ao uso de drogas, ética, meio ambiente, pluralidade cultural, trabalho e consumo, bullying e política. “Ao discutir e refletir constantemente sobre essas temáticas transversais, em conjunto com os conteúdos acadêmicos, preparamos os estudantes para a vida e as escolhas que se apresentam”, afirma Ana Paula Bellizia, orientadora educacional das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Integral.

Com isso, a preparação para o ingresso nas universidades se dá ao longo do percurso escolar do aluno. “O pilar da Orientação Profissional é o autoconhecimento que caminha lado a lado com as descobertas sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Ao ter acesso às informações sobre as profissões é preciso saber processá-las e conectá-las com as minhas habilidades, competências, desejos, projeto de vida e de futuro. Auxiliar os estudantes nessa conexão é o que temos feito no CSL”, explica a educadora.

“O pilar da Orientação Profissional é o autoconhecimento que caminha lado a lado com as descobertas sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho”

Ana Paula Bellizia, orientadora educacional

Uma preparação dirigida aos estudantes da 3ª série também é importante. No CSL, os alunos do último ano podem escolher entre as áreas de Humanas, Exatas e Biológicas no início do ano letivo e então, uma vez por semana, assistem às aulas específicas dessas áreas, chamadas disciplinas eletivas. Além disso, todos os conteúdos do Ensino Médio Integral foram planejados para serem ministrados até junho da 3ª série, pois a partir do 2º semestre, as aulas são focadas em revisão, com auxílio de apostilas específicas. “Há também as aulas de Mentoria, voltadas para a Orientação Profissional e para a construção do Projeto de Vida, passando por informações bem específicas, que abordam temas como ‘Quais são as características da prova da FUVEST’, e chegando até o planejamento de um projeto de vida a longo prazo (desenvolvido a partir dos princípios inacianos). Além disso, a orientação educacional está à disposição para conversas individuais de orientação profissional e apoio socioemocional”, ressalta Ana Paula.

No Ensino Médio Noturno, os alunos contam com o suporte da Orientação Educacional que os acompanha principalmente no âmbito socioemocional. Na dimensão acadêmica, o assistente técnico-pedagógico e professor, Paulo César Bacelar Pinheiro, explica que as atividades desenvolvidas ao longo do ano, como a Semana de Profissões, preparam os estudantes para as escolhas do projeto de vida. “Nesse encontro, os alunos conhecem profissionais de diferentes áreas e esclarecem todas as dúvidas sobre a carreira que pretendem seguir”, afirma.

Além disso, os alunos da 3ª série participam dos colóquios, encontros sobre as obras literárias obrigatórias da Fuvest, que acontecem ao longo do ano, principalmente no 2º semestre. De acordo com Paulo, “os colóquios são aulas em que os professores apresentam as leituras exigidas pelo exame. Os encontros são realizados uma vez por semana e esse é o momento em que o livro é discutido mais profundamente”.

Os alunos também participam de aulas temáticas/multidisciplinares e de campo, divididas por área do conhecimento, realizadas fora do CSL (antes da pandemia), além de organizarem o Congresso do Ensino Médio Noturno que, em 2021, estará na 4ª edição. “Essa também é uma forma que a gente encontra de promover uma metodologia de aprendizado diferente e discute temas e conteúdos que os ajudarão nos vestibulares”, explica.

As diferentes atividades oferecidas pelo CSL ajudam o estudante a ter clareza de seu projeto de vida e a estar mais preparado para alcançá-lo, o que reflete nas escolhas profissionais diversas, que vão desde os cursos mais tradicionais, como Direito e Economia, até a preferência por cursos inovadores, como o de Creative Writing.

[veja a lista completa com as escolhas de nossos estudantes]

As escolhas internacionais

A busca por estudar em universidades do exterior aumentaram nos últimos anos. Em 2021, o Colégio São Luís teve nove aprovações em instituições estrangeiras, em universidades como a University of British Columbia, uma das três instituições mais respeitadas no Canadá, a Georgetown University, universidade jesuíta de 1789, localizada nos Estados Unidos.

No CSL, o Departamento Internacional tem acompanhado os estudantes e orientado as famílias nesses processos. O coordenador da Área de Língua Inglesa e Counselor do Colégio São Luís, João Rodrigo Lima Agildo, explica que um dos primeiros passos do Departamento Internacional é uma conversa com o estudante e a família para entender quais os objetivos de estudar no exterior, como funciona o processo e o investimento necessário.

Após a conversa com as famílias, o foco é conhecer os processos seletivos no exterior, pois variam a depender do país. “Nesse momento, falamos bastante sobre as aplicações nos EUA, no Canadá e na Europa. Depois disso, dependendo das escolhas dos estudantes, indico a plataforma BridgeU, que o CSL fez um investimento e que ajuda o aluno a fazer uma pesquisa mais direcionada com base em seu perfil. Com essa ferramenta, é possível fazer o upload da documentação necessária (históricos escolares, cartas de recomendação, dentre outros). O processo fica centralizado nessa plataforma, o que facilita acompanhar as informações”, explica.

“No exterior, o processo é diferente e o aluno precisa produzir e exercitar o autoconhecimento. Então, são muitas redações sobre si mesmo, sobre seus gostos, sobre seus interesses, sobre possíveis situações de conflito”

João Agildo, coordenador da Área de Língua Inglesa e Counselor do CSL

Segundo João Agildo, o currículo do CSL, que está expresso no profile, é muito valorizado no exterior, pois “mostra a diversidade de atividades oferecidas, o sistema de nota, o programa de eletivas disponíveis aos alunos, qual a carga horária dessas disciplinas. O fato de o Colégio São Luís ser uma escola de período integral nos permite variar o nosso currículo do Ensino Médio e propor iniciativas como trabalho comunitário, o que contribui para o processo de admissão no exterior, já que esse tipo de vivência é muito valorizada por universidades estrangeiras”.

Além das questões acadêmicas, o trabalho socioemocional desenvolvido no CSL também é fundamental para ajudar os estudantes a discernir sobre suas escolhas ao longo do processo. Nesse sentido, o Departamento Internacional trabalha em conjunto com a Orientação Educacional e os professores. “Nós atuamos para tranquilizar os alunos e para identificar as potencialidades, os possíveis pontos fracos, buscando sempre instruí-los da melhor maneira durante esse percurso, que é bastante angustiante e cansativo porque difere muito do formato brasileiro”, ressalta João Agildo.

No Brasil, o estudante faz ENEM e provas de vestibular no final do ano. “No exterior, o processo é diferente e o aluno precisa produzir e exercitar o autoconhecimento. Então, são muitas redações sobre si mesmo, sobre seus gostos, sobre seus interesses, sobre possíveis situações de conflito. Então, isso leva o estudante a um processo de se entender, de mergulhar em si mesmo e isso é bastante desafiador. O ano passado adicionou-se a isso o fato de estarmos em pandemia”, finaliza o educador.

Clique aqui e confira a série de entrevistas que fizemos com os aprovados nos vestibulares.

Lista de aprovações internacionais:

Anita Chiaretti
Film | School of Visual Arts – SVA (EUA)

Isabela Savassi
Film making |Savannah College of Arts and Design – SCAD (EUA)
Film making | University for the Creative Arts – UCA Farnham (Inglaterra)

Sofia Tanure
Economia e Relações Internacionais | Instituto de Empresa – IE (Espanha)

Pedro Figueiredo Costa
Pratt Institute (EUA)

Eric Alvarenga
The American University of Paris (França)

Ana Beatriz Vida
Creative Writing | Full Sail University (EUA)

Sofia Inati
Theater | Grinnel College (EUA)
Theater | The American Musical and Dramatic Academy – AMDA (EUA)

Fabio Nusdeo Salles
Georgetown University (EUA) – 23.º no ranking US News

Lannah Pimenta Pardo
University of British Columbia – UBC (Canadá)