Notícias

CSL Celebra a Conclusão do Ensino Médio 2022


Momento de homenagear e agradecer pais e educadores e celebrar as conquistas dos/as estudantes que agora iniciam nova etapa de suas vidas

Na semana passada, o diretor-geral do Colégio São Luís, Padre Edison de Lima, SJ, celebrou, na Paróquia São Luís Gonzaga, as Missas em Ação de Graças pelo encerramento do 9º ano do Ensino Fundamental II (14/12) e pela formatura do Ensino Médio Integral (15/12) e do Ensino Médio Noturno (16/12).

Padre Edison cumprimentou os/as alunos/as do Ensino Médio por essa importante passagem de ciclo e convidou os avós presentes para realizar uma oração especial pelos seus netos. Durante a celebração da missa pelos estudantes do 9º ano, os familiares, amigos e professores também foram convidados/as a fazer uma oração agradecendo e pedindo a Deus pela nova etapa dos/as alunos/as.  

Nos dias 19 e 20, o CSL promoveu a Cerimônia de Entrega dos Certificados de Conclusão aos/às estudantes das turmas de 2022 do Terceiro Absoluto (EMI) e da Terceira Odisseia (EMN). As duas noites foram marcadas por muitas homenagens que selaram com chave de ouro esse momento memorável da vida dos/as estudantes.  

Ensino Médio Integral | 19/12  

“Para a Companhia de Jesus a educação é uma bela e importante missão, que tem como objetivo formar – para os demais – homens e mulheres que sejam competentes, conscientes, criativos e comprometidos na compaixão”, disse Pe. Edison de Lima, SJ, durante a abertura da cerimônia, no dia 19, para a turma do Ensino Médio Integral.  

O diretor-geral disse estar seguro de ter cumprido essa missão com a turma que se forma em 2022, “pois está entregando ao mundo jovens éticos, que comungam dos valores cristãos e que contribuirão, por onde passarem, para a construção de uma sociedade mais bonita, justa e fraterna […] Em nome de todos os educadores docentes e não docentes, agradeço pelos anos de convivência, por desafiarem, provocarem e ajudarem a nossa Comunidade Educativa a ser sempre “mais” e “melhor”, e, principalmente, por preencherem os espaços e o coração do Colégio São Luís com um espírito “ABSOLUTO”, agradeceu, Pe. Edison, SJ.   

Alguns momentos desses anos de convivência foram rememorados diversas vezes durante os discursos e homenagens direcionados aos/às educadores; aos/às formandos, às famílias, aos/às colaboradores e por meio de uma retrospectiva preparada pelos formandos Caio Chaves, Gabriela Sissino, Lígia Iervolino, Otávio Conceição e Teresa Pilotto. 

Além dos certificados, aqueles/as que ingressaram no Colégio São Luís na Educação Infantil ou no 1º ano do Ensino Fundamental I receberam como recordação a Medalha da Perseverança. 

São tantas histórias vividas ao longo do período escolar, que o formando João Pedro Lutfalla Machado Lellis buscou listar algumas em seu discurso: “Que tal a gente relembrar alguns desses momentos compartilhados. Começando pelas tradições: o grito, a SINU, pular na piscina no último dia e escrever os nossos nomes no ginásio. E como esquecer das sextas-feiras temáticas, que nos proporcionaram o único dia do ano no qual a gente pode vir para a escola de pijama e fazer uma sessão de Shrek durante o recreio”.  

[…] Eu tenho certeza de que todo mundo aqui poderia listar inúmeros momentos memoráveis desses últimos anos. Antes de seguir com a vida de vocês fora da escola, recordem as pessoas e os momentos que, de algum modo, fizeram desses últimos três anos especiais. Escrevam em algum lugar, façam um texto, um poema, um vídeo, qualquer coisa, mas guardem essas memórias. Eu tenho certeza de que vocês vão precisar delas quando as coisas estiverem difíceis”, disse João Pedro.  

Para encerrar a noite, a diretora acadêmica, Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian, fez um agradecimento especial: 


“Educar é uma das tarefas mais nobres que uma pessoa pode realizar, é uma vocação. “
Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa. Vocês pais, foram chamados a vivenciarem essa experiência autêntica que é a criação dos filhos de vocês, que aqui estão. Nós, enquanto colégio jesuíta fomos chamados a contribuirmos na formação de seus filhos. […] Oxalá tenhamos cumprido com excelência esse nosso papel.”, disse, Beatriz.  

Ensino Médio Noturno | 20/12 

A mestre de cerimônia e professora Sueli Galati iniciou a Cerimônia de Entrega dos Certificados de Conclusão às turmas da 3ª série do EMN, no dia 20, lembrando que “o Colégio São Luís possui 155 anos de fundação e 79 anos de Curso Noturno”, e ressaltou que essa “é a celebração da conquista, do amadurecimento e do esforço mútuo empreendido por alunos/as e educadores/as. É o momento de celebrar a alegria de mais uma etapa concluída e a amizade construída neste tempo de convivência”. 

Os/as estudantes do EMN Kaike Suzarte Benevides e Maria Eduarda Martins de Oliveira dos Santos prestaram uma homenagem especial aos pais, mães e às famílias de todos/as os/as formandos: “Ficamos honrados em falar aos que foram a base para que tenhamos chegado até aqui. Em nome de todos os formandos presentes gostaríamos de agradecer por nos darem o melhor para trilharmos os nossos caminhos”, falaram. 

Além da retrospectiva, homenagens aos/às professores/as, colaboradores/as, pais, mães, responsáveis e familiares, a turma de formandos de 2022 do EMN homenageou a ativista paquistanesa, Malala Yousafzai, de 25 anos, que foi a pessoa mais jovem a ganhar um prêmio Nobel da paz, na época com 17 anos. Os formandos, Brayan da Silva Araújo e Thalita Correia Cruz explicaram os motivos pelos quais a jovem foi inspiração para o EMN: 

“A vida toda de Malala e de sua família é uma lição sobre Direitos Humanos e, principalmente, sobre a coragem para fazer com que nossas vozes sejam ouvidas e que devemos exigir que nossos direitos sejam cumpridos […] Nós, alunos do EMN, também passamos por muitas dificuldades na trajetória que escolhemos seguir até este momento. Como Malala, fizemos do ensino nossa arma mais poderosa, e foi nesse ensino transformador e libertador que conhecemos pessoas incríveis e nos mantivemos unidos”, disseram.  

Pe. Edison de Lima, SJ, agradeceu aos/às formandos/as pela convivência, dedicação e os/as convidou a continuarem trilhando os seus caminhos ancorados nos valores cristãos: “Se Odisseia é uma grande aventura entre a partida e o retorno, desejo que continuem sendo aventureiros/as na busca pelo autoconhecimento e pela autorrealização. Mantenham o exemplo de Malala Yousafzai como inspiração para essa busca e deixem que seus caminhos sejam sempre permeados pelos valores cristãos assimilados ao longo dos anos de formação no Colégio São Luís. 

Confira abaixo a galeria de fotos:

Colação de grau | 3º ano – Ensino Médio Integral

Colação de grau | 3º ano – Ensino Médio Noturno

Missa | 9º ano – Ensino Fundamental II

Missa | 3º ano – Ensino Médio Integral

Missa | 3º ano – Ensino Médio Noturno