Notícias

XVI edição da Simulação Interna das Nações Unidas – SINU, no Colégio São Luís

A SINU propicia o desenvolvimento da oratória, da resolução de conflitos, do senso de responsabilidade e do respeito mútuo entre os participantes.

De 02 a 04 de setembro, foi realizada a XVI Simulação Interna das Nações Unidas do Colégio São Luís, evento anual organizado por estudantes do Ensino Médio Integral e Noturno e com participação de estudantes do 9º ano, sob orientação do corpo docente. A simulação desenvolve a capacidade crítica e argumentativa dos/as estudantes, além de exercitar as habilidades de liderança e o debate de temas da atualidade.

Nessa edição, o evento reuniu estudantes do Ensino Médio, antigos/as alunos/as do CSL, além de alunos/as do Colégio do Carmo, localizado em Santos e da Escola Estadual Dr. Fausto Cardoso Figueira de Mello, que fica em São Bernardo do Campo. Ao longo do primeiro semestre, oito comitês foram desenvolvidos, estudados e tratados pelos/as alunos/as, de acordo com suas delegações, que tiveram como objetivo abranger diferentes temas e estilos de discussão: desde atuais violações dos Direitos Humanos até conflitos históricos passados.

Na abertura, sexta-feira (02/09), após a batida do martelo que marcou o início das atividades, todos os comitês discutiram a agenda, exceto a Comissão dos Direitos Humanos (CDH), que contou com a inesperada manifestação popular pedindo a inclusão de áreas além da Europa em seu debate sobre conflitos armados.

Durante a manhã do segundo dia (03/09), os principais temas discutidos nos comitês foram: meio ambiente; guerra entre Rússia e Ucrânia; ideologias socialistas e comunistas; altas tarifas da guerra comercial entre a República Popular da China e os Estados Unidos da América; crises humanitárias; o eurocentrismo e o enriquecimento dos países europeus, entre outros. Já no período da tarde, todos os comitês foram tomados por uma crise. No Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) houve corte de gás pela Rússia. No Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para Mulheres (UNIFEM) houve ataques do Talibã. Já o Conselho de Segurança Histórico (CSH) enfrentou duas crises no mesmo dia, e a imprensa foi expulsa dos comitês. Com debate, leitura de documentos, adendos e escutas, todos conseguiram solucionar as crises. Uma coletiva de imprensa, possibilitando aos jornalistas coletarem informações sobre as atitudes e delegações em seus comitês, encerrou o dia.

Outros debates e evoluções após os conflitos marcaram o último dia das delegações (04/08). Na cerimônia de encerramento, discursos de agradecimentos emocionados a todas as equipes e participantes por terem proporcionado uma experiência inspiradora e que traz a esperança de que a escuta, empatia e o debate adequado são fundamentais para contornar as diferenças e chegar a resoluções para o bem comum. De acordo com a estudante e diretora do Comitê de Imprensa, Gabriela Blackman Sisinno, essa foi uma experiência transformadora: “Ninguém sai da SINU da mesma forma que entrou. Todas as experiências durante a Simulação podem ajudar a descobrir aquilo que você quer seguir como profissão. Além disso, você faz novas amizades, vive novos desafios e desenvolve muitas habilidades”, disse.

O professor de Geografia do EM, Thiago Souza Vale, afirma que essa foi a maior edição que o CSL já realizou: Mais de 500 pessoas trabalharam direta ou indiretamente nos comitês. Também tivemos dois novos comitês, o UNIFEM e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A XVI SINU aprofundou os laços de integração entre o Ensino Médio Integral e Noturno.

Todas essas informações foram coletadas nos canais oficiais da SINU, produzidas pelo Comitê de Imprensa, composto somente por estudantes participantes.

 

Abertura

1° dia

2° dia

3° dia

Encerramento