Notícias

CSL realiza Fórum de Profissões para estudantes do Ensino Médio Noturno

Profissionais de diversas áreas contaram suas experiências e esclareceram dúvidas dos alunos(as).

De 6 a 8 de outubro, os alunos(as) tiveram a oportunidade de conhecer profissionais do mercado, colaboradores e antigos alunos(as) do CSL de diversas áreas, que explicaram suas conquistas e dificuldades dentro da profissão. Os professores do EMN fizeram uma pesquisa com os estudantes para saber quais os cursos eles desejam fazer na Universidade. Diante das áreas mais votadas, foram feitas as escolhas dos profissionais que iriam palestrar durante o evento. O Coletivo Antirracista, formado por mães, pais e responsáveis dos alunos(as) do Integral, articularam, juntamente com a escola, a vinda destes profissionais.

A iniciativa ofereceu aos alunos orientações sobre o mercado de trabalho e teve como objetivo promover reflexões sobre as escolhas profissionais que os estudantes irão fazer. Na abertura do evento, os diretores do Colégio, Renato Laurato e Irineu Villares falaram das suas escolhas de cursos e experiências profissionais. A Coordenadora de Projetos do CSL, Vanessa Correia e o Analista de Projetos Thadeu da Silva (Jesuíta) também se apresentaram e falaram sobre a “A Vocação Humana e Religiosa no mundo contemporâneo e o Magis Inaciano”.

A Gerente de Recursos Humanos do Colégio, Jéssica Junqueira, trouxe uma abordagem sobre os “Critérios de escolha profissional”. A professora de Produção de Texto, Gisele Lemos, falou sobre os “Programas de acesso ao ensino superior”: Enem, SiSU, ProUni e FIES.

Andre Athayde, que ocupa a função de Parceiro de Agências no Facebook, discorreu sobre o mercado publicitário. Já Georgina de Santana, diretora da Secretaria da Justiça Federal de São Paulo, levou conhecimento sobre a área de Direito. A psicóloga Carla França falou sobre Orientação Vocacional. Entre os convidados, profissionais das áreas de Comunicação, Engenharia e Tecnologia da Informação também conversaram com os estudantes, que ao final de cada palestra tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas.

“Cada relato me trouxe uma real identificação, me reconheci nas características que descreveram e todas as dúvidas que tinha sobre a minha futura profissão foram sanadas”.

A aluna da 3ª série do Ensino Médio, Aghata Almeida Zurano, pretende cursar Engenharia Mecânica e aproveitou o momento para se certificar de sua escolha: “Eu escolhi Engenharia Mecânica no final de 2019. Nas duas últimas noites de fórum, recebemos duas engenheiras (uma em cada noite), cada relato me trouxe uma real identificação, me reconheci nas características que descreveram e todas as dúvidas que tinha sobre a minha futura profissão foram sanadas. O meu olhar sobre hobbies e profissão também mudou, antes acreditava que só poderia decidir por apenas uma “coisa” por toda a vida. Por conta do fórum, percebi que essa ideia era equivocada, e que posso sim ter outros projetos sem envolver com a minha profissão”, diz Aghata.

De acordo com Jailton Macedo Santos, Orientador Educacional do Noturno, o Fórum de Profissões é um momento essencial para os estudantes que estão em fase de escolhas e descobertas: “A adolescência é um período que, devido às constantes mudanças emocionais, os jovens trazem uma série de dúvidas inerentes ao estágio de vida em que se encontram […] Nesse sentido, como em um espelho, foi de extrema importância os alunos verem refletido nos profissionais as expectativas que eles tiveram no passado e que são semelhantes às suas histórias de vida”, finaliza Jailton.

Confira a galeria de fotos: