Notícias

Literatura estimula a leitura e a integração entre o Ensino Médio Noturno


Resultado do projeto “Literatura além do livro” será apresentado em uma exposição no final do ano letivo

Com início em fevereiro de 2022, o projeto “Literatura além do livro” reúne os/as estudantes da 1ª série do Ensino Médio Noturno, na biblioteca do CSL, para leituras que se desdobram em diversas produções, explorando múltiplas linguagens. O projeto busca traçar um paralelo entre a diversidade de personalidades dos/as estudantes e os produtos culturais que têm origem em obras literárias, além de proporcionar que os/as novos/as estudantes explorem os diferentes espaços do colégio.  

Em encontros mensais na biblioteca, os/as estudantes selecionaram os livros para seriam lidos e discutidos ao longo do ano. Em dupla, compartilharam a leitura do livro escolhido e suas interpretações individuais da obra e, na sequência, apresentaram uma proposta para a criação de um produto artístico.   

A produção artística será realizada neste segundo semestre por meio de: áudio, vídeo, ilustração, pintura, maquete, escultura, entre outras linguagens e suportes variados – necessariamente, diferente do original. Após a elaboração de um memorial descritivo de cada produção, os/as alunos/as planejarão a exposição das produções em diferentes espaços do colégio, prevista para novembro de 2022. O trabalho resultará em um catálogo que ficará disponível na biblioteca e poderá ser material de pesquisa para futuras exposições.  

O projeto “Literatura além do livro” estimula a leitura, a prática da realização de empréstimo na biblioteca, a seleção de obras literárias (curadoria) a partir do gosto pessoal e, portanto, a expressão de suas preferências. Além de exercitarem a colaboração no planejamento da exposição e descreverem a produção com linguagem própria, os/as alunos/as também compartilham suas escolhas e as justificam com argumentos, ampliando o repertório literário próprio e coletivo, relacionando a literatura com outras áreas da linguagem (fotografia, teatro, música e outras).

Confira a galeria de imagens: