Notícias

CSL inicia as comemorações dos 80 anos do Ensino Médio Noturno

Fundador do EMN foi homenageado ao receber seu nome em uma sala no espaço da biblioteca

No início da noite de ontem, 26 de abril, o CSL deu início oficialmente às comemorações dos 80 anos do Ensino Médio Noturno (EMN) que contou com a presença dos estudantes, dos professores, da equipe pedagógica do Ensino Médio Noturno e da diretoria. A data foi marcada pela inauguração da sala Irmão Olavo Pereira da Silva, SJ, religioso jesuíta que em 1943, iniciou o ensino noturno. O jesuíta homenageado foi o responsável por criar as condições de educação destinada aos jovens que necessitavam trabalhar durante o dia e só tinham condições de estudar no período noturno, em 1929.

Um momento importante foi o anúncio do logotipo escolhido para representar a identidade visual das comemorações dos 80 Anos do Ensino Médio Noturno. Com criatividade e originalidade, a produção da aluna da 2ª série do EMN, Melissa Blecha dos Santos, foi eleita como a logomarca das comemorações.

São muitas histórias em 80 anos. Pensando nisso, a aluna escolheu a profundidade e a suavidade como elementos principais para a sua arte! Ela explicou que apesar de ter muitas atividades diárias, realizou pesquisas com a família e analisou logos que admirava. O maior prêmio recebido, segundo Melissa, é fazer parte dessa história:

“É muito empolgante saber que eu vou fazer parte da história do Colégio São Luís, especificamente representando o Ensino Médio Noturno, que é um ensino com estudantes de baixa renda. Mostrar a força que esses alunos têm é uma grande honra para mim! Eu estou completamente feliz por ter ganhado. Espero inspirar os alunos, tanto na criatividade como na disposição, a fazerem algo para a escola”, finalizou.

Ensino Médio Noturno

No ano de 1943, o Colégio São Luís, então com 62 anos de existência e sob direção do Ir. Olavo Pereira da Silva, SJ, aprovou a abertura da escola no período noturno para oferecer cursos a jovens que buscavam formação para ingressar no mercado de trabalho e não possuíam condições financeiras para subsidiar os custos.

De lá para cá muita coisa aconteceu e o perfil do curso noturno foi se transformando de acordo com as novas circunstâncias de tempo, lugar e pessoas. Mas o compromisso com a promoção da justiça social, indelével marca inaciana, e com a excelência humana e acadêmica permanece vivo e fecundo, no atendimento de adolescentes e jovens com bolsas de estudos integrais (clique e saiba mais).

Programação para a comemoração dos 80 anos

A programação das comemorações será divulgada nos próximos dias. No entanto, uma missa de Ação de Graças, uma exposição, o Congresso do EMN e a elaboração de uma Revista com a história e depoimentos sobre as oito décadas são ações que estão previstas como parte das comemorações.

Se você tiver algum relato/testemunho ou fotos da experiência dos 80 anos do Ensino Médio Noturno, envie para noturno80anos@saoluis.org

Confira as fotos da inauguração