Notícias

Feira de Universidades Internacionais no CSL

Colégio recebeu mais de 40 instituições de diversas partes do mundo

Na última sexta-feira, 10, estudantes do 9º ano do EF II à 3ª série do EM (Integral e Noturno) tiveram a oportunidade de conhecer diversas instituições internacionais para tirar dúvidas sobre o processo de aplicação e de admissão; bolsas de estudo; e características de cada faculdade.

A iniciativa do Departamento Internacional do CSL tem como objetivo orientar os/as alunos/as e ampliar o leque de possibilidades de estudos, além de colaborar com a escolha profissional de acordo com os seus projetos de vida. Esse processo foi vivido pelo antigo aluno do curso regular do Ensino Médio, João Pedro Lutfalla Machado Lellis, formado em 2022. Ele realizou diversas candidaturas nas universidades dos EUA, entre elas, a Universidade da Flórida, que já divulgou os resultados e confirmou a aprovação do aluno.

João aproveitou a participação da instituição na Feira do CSL para tirar dúvidas e conversar sobre alguns detalhes com a representante: “O counselor do Colégio São Luís me deu todo apoio; intermediou e me acompanhou no processo de aplicação. Ainda estou aguardando os demais resultados, que serão divulgados em abril. De qualquer forma, estou aqui para conversar com a representante da Universidade da Flórida, que é uma excelente opção”.

O coordenador de Língua Inglesa e college counselor do Colégio São Luís, João Agildo, explica que a comunicação com as universidades estrangeiras é fundamental para que os/as alunos/as compreendam como funciona o processo de recrutamento de cada instituição: “No Brasil, o resultado do vestibular sinaliza se o candidato irá ou não ingressar na instituição. Já nas universidades estadunidenses, por exemplo, a avaliação da possibilidade de ingresso está pautada em uma abordagem holística, na qual o/a aluno/a é observado/a em diferentes aspectos, como: exames práticos (provas padronizadas, como SAT/ACT); análise do histórico escolar desde o 9º ano; cartas de recomendação de professores/as e do/a counselor; e trabalho voluntário”, explicou.

Dentre as diversas instituições, estavam presentes duas representantes jesuítas:  da San Francisco University e da Loyola Marymount Univesity (Los Angeles). Para Christie Culp, da Loyola Marymount, ter uma educação jesuíta é um diferencial para o ingresso na universidade”. Afinal, completou João, “somos instituições que bebem da mesma espiritualidade inaciana e que têm a missão de formar homens e mulheres para os demais”.

Uma nova perspectiva – entrevista com os/as alunos/as

O aluno João Pedro Beltran, da 1ª série do Ensino Médio do IB – International Baccalaureate –, pretende cursar Engenharia e explicou que a Feira possibilitou o contato com universidades que ele não conhecia: “Sempre quis estudar fora do Brasil e essa foi uma grande oportunidade para eu conhecer diversas faculdades”.

Já a aluna Amanda Branco, também da 1ª série do IB, quer fazer Artes Cênicas e ficou feliz em ter contato com uma das universidades que já estava pesquisando. O mesmo aconteceu com a estudante da 2ª série (IB) Eduarda Evangelista de Souza, que há tempos pesquisa o Instituto Marangoni com a intenção de estudar moda. Ela conversou com o representante, tirou dúvidas sobre notas e sobre o recrutamento e aproveitou para conhecer outras universidades.

A diversidade de cursos e a possibilidade de ter informações sobre um grande sonho foi o que chamou a atenção de Matheus de Barros Gonzales Martinez, aluno da 2ª série do Ensino Médio Noturno: “Recebemos dicas sobre estudos e como se estabilizar em outro país. Essa feira ampliou os horizontes e trouxe novas perspectivas para muitos de nós, alunos do EMN”, disse.

A feira despertou em Tuany Tamara Durães da Cruz (2ª série do EMN) o desejo de ir além: “Agora sei que posso ir mais longe”. Da mesma forma, Artur Henrique de Souza, também da 2ª série do EMN, afirmou que esse contato com as instituições estrangeiras trouxe uma nova perspectiva: “Depende de mim! A ideia de ir para fora do país deixou de ser utópica”.