Notícias

Fórum de Profissões do Ensino Médio Noturno 2022

O objetivo é apresentar aos estudantes as inúmeras possibilidades existentes no mercado de trabalho para auxiliá-los na escolha profissional, assim como conscientizá-los dos desafios de cada área.

O Fórum, realizado de 27 a 29 de setembro, faz parte do Programa de Orientação Profissional do CSL e contou com a presença de diversos profissionais do mercado, de colaboradores/as do colégio e de antigos/as alunos/as para orientar estudantes da 3ª série do Ensino Médio Noturno em suas escolhas profissionais.

Na abertura, os diretores do colégio, Padre Edison de Lima, SJ, Irineu Villares e Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian, deram as boas-vindas e falaram sobre a importância do momento: “Esse é um espaço para vocês desenvolverem o autoconhecimento, além de ser uma grande oportunidade para exercerem o protagonismo, refletindo sobre quem vocês são, onde e como pretendem atuar e quais são os processos para uma escolha profissional consciente e segura. Aproveitem para conhecer as profissões e reconhecer aquelas com as quais mais se identificam e, assim, farão boas escolhas”, disse a diretora acadêmica, Beatriz.

Das profissões não acadêmicas às profissões do futuro

De acordo com a orientadora educacional, Claudia de Couto Ferreira, a programação foi pensada de modo que atendesse as diferentes realidades vividas pelos/as estudantes. Ela explicou que nem todos/as os estudantes irão ingressar imediatamente na universidade e, sim, em cursos técnicos ou profissionalizantes, por isso foi inserida uma noite dedicada às profissões não acadêmicas. Há ainda, alunos/as que auxiliam a família em atividades comerciais; fazem bolos, doces, marmitas e outros produtos. Nesse contexto, foram convidados profissionais que empreendem para palestrar.

O tema Profissões do Futuro foi escolhido em função da preocupação dos/as estudantes com o mercado de trabalho: “Apresentamos pessoas que atuam em profissões recentemente criadas em função das mudanças ocorridas com o desenvolvimento tecnológico”, disse Cláudia.

Programação:

No primeiro dia, 27, o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Eduardo Alexandre Mendes, deu início às palestras com uma fala sobre os desafios e as oportunidades das profissões não acadêmicas. Ele destacou as soft skills como algo elementar para um bom desenvolvimento pessoal. O termo em inglês faz referência às habilidades comportamentais do/a profissional em diferentes situações que envolvem a relação consigo e com o outro. Algumas dessas habilidades são: comprometimento; comunicação; colaboração e trabalho em equipe; e empatia.

Na sequência, os/as alunos/as tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória profissional da cabeleireira e maquiadora Denise Ribeiro de Lima, da técnica em enfermagem e enfermeira padrão do CSL, Paula Cristina Franco da Silva, e da empreendedora e formadora de conteúdo digital Julia Soares Patrício Petta.

“Profissões do futuro” foi o tema do segundo dia do Fórum, que teve em sua abertura a gerente de Recursos Humanos do Colégio São Luís, Jéssica Coli, como responsável pela palestra “Orientação Profissional”. A head of facilities do FACEBOOK na América Latina, Daniela Fechio, também compartilhou suas experiências profissionais com os/as estudantes, que ainda tiveram a oportunidade de conhecer as histórias da ilustradora digital Bruna Bandeira, da profissional de comunicação estratégica de dados e analytics do Itaú Unibanco, Melanie Moura, e do supervisor de trade marketing da Spar Brasil Motorola, Michel Américo Ferreira.

No dia do encerramento, as palestras se organizaram em volta do tema “Profissões Acadêmicas”. Além da professora de Português do EMN Gisele Lemos, que falou sobre produção de texto, ENEM, SISU, Fuvest, Vunesp e Unicamp, os/as alunos/as ouviram o coordenador de área do EMN, Paulo Bacelar, que trouxe reflexões sobre as profissões acadêmicas. Em seguida, a professora da Educação Infantil do CSL Lidiane Gentil Consalter falou sobre sua experiência profissional e como antiga aluna do EMN. Para finalizar, a médica Rafaela Bardini (também antiga aluna do EMN) e a psicóloga Karla França discursaram sobre a área da saúde.