Pílulas Socioemocionais

Para refletir e agir

Para continuar crescendo como pessoa nestes tempos de distanciamento social

Desde o início da pandemia da Covid-19, a vida de todos mudou bastante. Tivemos que aprender nos adaptar a esta nova realidade. Um novo contexto nos foi apresentado e nos suscitou diferentes sentimentos.

Olhar para dentro e perceber esses diferentes sentimentos e sensações é necessário e urgente. Perguntar-se: “Como estou me sentindo durante essa quarentena?”, “Como andam minhas relações pessoais?”, “Como me sinto em relação aos acontecimentos do mundo?”.

Pensando nessas e em outras questões, a equipe do SEFE (Serviço da Fé e Espiritualidade) do Colégio São Luís preparou as Pílulas Socioemocionais, vídeos curtos que nos ajudam a refletir – e agir – para continuar crescendo como pessoa nestes tempos de distanciamento social.

O material foi compartilhado com os estudantes ao longo dos últimos meses e agora está disponível para todos em nosso site. A receita é tomar duas pílulas por semana. Esperamos que você aproveite!

Pílulas Reforçadas

Ele venceu a Covid-19!

O reforço de hoje é do André da Silva Rodrigues, o “Tio André”, que vocês conhecem da educação infantil e que conta uma história incrível, afinal, ele venceu a COVID-19!

Assistam a essa história na nossa primeira pílula reforçada do semestre e sejam muito bem-vindos ao CSL! Vamos todos superar esses tempos juntos!

Pode o amor vencer o vírus?

A pílula reforçada de hoje traz uma história que começa com o planejamento de uma festa de casamento pensada há 2 anos e que precisou ser adiada por conta da pandemia.

A Vivi, Viviane de Souza Lima, assistente de coordenação, compartilha com a gente essa história de superação que aconteceu com ela.

Qual a diferença entre mudança e transformação?

A professora Andréa Notari, da Educação Infantil, fala sobre a diferença entre mudança e transformação. Segundo ela, na mudança você escolhe fazer e na transformação você tem que mudar para se adaptar aos acontecimentos.

O que alimenta a sua esperança?

A pílula reforçada de hoje foi buscar alimento para o corpo e o espírito na fala de Morena Leite, que com a pandemia teve seus restaurantes fechados, mas o seu coração continuou aberto para ajudar os outros.

Saiba como ela e a equipe do Instituto Capim Santo aproveitaram o isolamento para fazerem – até o momento – mais de 40 mil quentinhas para serem doadas. Inclusive usando a cozinha do Colégio São Luís!

A felicidade não se compra?

Nosso reforço de hoje é a professora de Língua Portuguesa Fernanda Franco, que nos apresenta um “amigo” que a ajuda a ver o mundo de uma maneira diferente.

Uma ajuda cinematográfica, pois o “amigo” da Fernanda é o personagem de um filme! Saudades de ir ao cinema? Assista a pílula agora e o filme que ela recomenda depois!

Boa sessão!

Reforço em dose tripla!

A pílula de hoje previne contra o desamor, o tédio e a falta de foco!

As trigêmeas Inati (Ana Beatriz, Maria Fernanda e Sofia) contam os desafios de cursar a 3.ª Série do Ensino Médio, decidir a profissão e conviver com uma grande família no meio da pandemia!

É uma vacina tríplice contra o desânimo do isolamento. Para quem não se lembra, a vacina tríplice viral é indicada para proteger o organismo contra os vírus do Sarampo, Caxumba e Rubéola, em adultos e crianças com mais de 1 ano de idade, prevenindo o desenvolvimento destas doenças e suas possíveis complicações para a saúde.

Assista três vezes a pílula e fique três vezes mais feliz!

Quanto uma mãe pode ser inspiradora?

Na pílula reforçada de hoje, o analista de suporte do Colégio São Luís, Renato Jonas, conta uma história emocionante de superação.

Mães já são inspiradoras por natureza. Agora, imagine uma mãe que lutou contra uma doença implacável e venceu. Renato compartilha com a gente essa história que o inspira todos os dias a vencer as adversidades.

Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?

Você imaginou como seria a sua vida se só vivesse dentro de casa, sem internet e sem poder sair da sua cama? Pois é… uma pessoa conhecida mundialmente passou anos em cima de uma cama e, ainda assim, continuava pintando seus quadros. Essa é uma parte da história de Frida Kahlo, artista mexicana mundialmente conhecida. Para além de um ícone pop, o que mais podemos saber sobre Frida Kahlo?

Na Pílula Reforçada de hoje, a Prof.ª Rosana Fechio, do Ensino Médio Noturno, nos inspira com a história de vida dessa grande artista latino-americana.

Professora, mãe de bebês gêmeos e com Covid-19!

Conheça a história de Geise Rampazo Santos, professora da Ed. Infantil, que viveu esse ano uma experiência difícil, que superou com muito amor, bom humor e resiliência. Um reforço e tanto para nos inspirar!

Até que ponto você é bom em ouvir os outros?

O quanto você escuta, de fato, o que os outros têm a dizer? Como praticar a escuta ativa? O que você aprende ao ouvir os outros? Um professor está sempre atento ao que as pessoas falam, como falam e essas observações são matéria-prima para o que ensina.

A Pílula Reforçada de hoje vem do interior de São Paulo em uma história oral coletada pela professora de teatro Ana Carolina Pereira Lima, conhecida carinhosamente como Carú. Abra os ouvidos e o coração e conheça a história que ela nos conta.

Você acredita que a educação pode mudar vidas?

A nossa Pílula Reforçada de hoje vem do Ensino Médio Noturno. A aluna da 3.ª série, Katherine Chaves Martins, conta como sua vida foi transformada pela educação. Inspirada em Carolina Maria de Jesus, escritora que conheceu nas aulas de Língua Portuguesa do CSL, a estudante busca o sonho de fazer faculdade de medicina. Conheça mais essa história!

Pode o futebol inspirar a sua vida?

Os seus ídolos inspiram você a ser melhor? A Prof.ª Paula Viotti Bastos, conhecida carinhosamente como Paulinha, compartilha conosco uma história pessoal que une a sua paixão pelo futebol, um ídolo e a ligação afetiva com seu pai.

Vista a camisa do seu time do coração e conheça a investigação que a Paulinha fez para encontrar seu ídolo esportivo. A aventura acabou aproximando ainda mais essa são paulina apaixonada das suas histórias de infância com o seu falecido pai.

Uma boa notícia pode gerar insegurança?

Nesta Pílula Socioemocional, Andréa Rodrigues, coordenadora IB do Colégio São Luís, conta uma história de superação a partir de uma notícia que ela esperava: ser aprovada em uma escola de música, em Londres (Inglaterra).

Se quiser ouvir a música “Prelúdio No. 1”, de Claudio Santoro, que a Andréa começou a tocar no piano, acesse: https://youtu.be/Zie1dLUwkFc (executada por Anna Stella Schic).

Veja mais histórias em www.saoluis.org/pilulas-socioemocionais

O esporte pode mudar vidas!

A nossa Pílula Socioemocional Reforçada desta quarta-feira traz a história do querido Alex Gomes Alves, que conta como foi superar o trauma de se tornar deficiente físico aos 16 anos e como o esporte mudou a sua vida.

Hoje, Alex é professor de Educação Física do Colégio São Luís e o seu currículo é extenso: atleta paraolímpico de basquete em cadeiras de rodas, defendendo durante 18 anos a seleção brasileira em competições nacionais e internacionais (Paraolimpíadas, Sul-americanos, Mundiais e Copas Internacionais).

Além disso, ele é atleta de Jiu-Jitsu (competindo com atletas cadeirantes e não cadeirantes), sendo consagrado Campeão Mundial em Abhu Dabhi e em campeonatos internacionais e nacionais. Uma vida dedicada ao esporte Paraolímpico. É um orgulho estar no Colégio São Luís com o professor Alex!

Veja mais histórias em www.saoluis.org/pilulas-socioemocionais

Você se lembra do seu primeiro dia de aula?

Imagine que acabou de mudar de escola, está conhecendo novos professores, fazendo amigos, e, quando está começando a se acostumar com isso, vem a pandemia e você tem que ficar em casa. Isso aconteceu com Mariana Cotrim Lopes, que veio do Rio de Janeiro para São Paulo e chegou ao CSL em 2020.

Você conhece alguém da sua escola, do seu trabalho ou de algum outro lugar que também chegou a um novo ambiente esse ano? Que tal se inspirar nessa Pílula Socioemocional e chamar essa pessoa para ajudá-la a se sentir acolhida nessa pandemia? É uma forma de fazer um novo amigo!

Você confia nas voltas que a vida dá?

A professora Dayse Ramos conta como sonhou em trabalhar no Colégio São Luís e “previu” o seu futuro.

Assim como ela, será que a sua vontade pode antecipar o seu futuro? O que você está fazendo hoje para conquistar o que sonha? Você pode começar assistindo a Pílula Socioemocional com a história da Dayse.

Prêmio Nobel

Na Pílula Socioemocional Reforçada desta quarta-feira, a coordenadora de Ciências da Natureza do Colégio São Luís, Denise Curi, conta com paixão a história da cientista Marie Curie.


Inspire-se com a história da mulher que descobriu o Raio-X, o Polônio, o Rádio e que ganhou dois prêmios Nobel em duas áreas distintas: Física e Química!

A minha vida é a escola!

O reforço da Pílula Socioemocional de hoje vem diretamente da sede do Colégio São Luís que, nessa semana, retomou parte das suas atividades presenciais. Quem esteve por lá para preparar o ambiente para o retorno dos estudantes, seguindo todos os protocolos, foi a orientadora educacional Ednéia Markevicius.

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

O mundo está de ponta cabeça

Conheça as pílulas socioemocionais!

Como aprender a nadar na sociedade líquida?

Nosso mundo foi inundado de novas informações e questões que não faziam parte da nossa vida. Termos como “crescimento da curva”, “protocolos de segurança” e “novo normal” passaram a serem utilizadas no nosso cotidiano.

Ao se ver inundado de novas informações como não ficar paralisado? Aprendendo a nadar! No filme “Procurando Nemo” a personagem Dory tem um bordão que é “continue a nadar”, “continue a nadar”, “continue a nadar”, “continue a nadar”, “continue a nadar…”

Mas como continuar a nadar em um mar tão turbulento? Vista a sua roupa de banho e mergulhe na pílula de hoje “Aprendendo a nadar”.

*Modernidade líquida é um termo cunhado pelo filósofo Zygmunt Bauman (1925-2017) para definir o mundo globalizado. A liquidez e sua volatilidade seriam características que vieram desorganizar todas as esferas da vida social como o amor, a cultura, o trabalho etc. tal qual a conhecíamos até o momento.

O que significaria "fechar a câmera" no mundo real?

Durante o período de aulas on-line, muitos alunos tendem a “fechar” a câmera durante as aulas, evitando assim o contato visual com professores e colegas.

Como isso seria encarado no “mundo real”? Alguém que se fecha para os outros, como seria visto? Como confiar em alguém que não estamos vendo?

Estamos em um momento de ficarmos fechados em casa, e fechando nossas câmeras – uma espécie de janela no mundo virtual – estamos trancando também nossas possibilidades de contato nesse que é o ambiente de socialização por excelência: a escola.

Trancados dentro de nós mesmos, vamos acabar dando “nós emocionais” nos nossos sentimentos, sem ver aos outros, podemos acabar nos magoando apenas por uma questão de interpretação.

Não sabemos quando iremos voltar ao ensino presencial, então o convite de hoje é para “voltarmos” a nos ver abrindo nossas câmeras e nosso coração para os outros.

O mundo está de ponta cabeça

Conheça as pílulas socioemocionais!

Como aprender a nadar na sociedade líquida?

Nosso mundo foi inundado de novas informações e questões que não faziam parte da nossa vida. Termos como “crescimento da curva”, “protocolos de segurança” e “novo normal” passaram a serem utilizadas no nosso cotidiano.

Ao se ver inundado de novas informações como não ficar paralisado? Aprendendo a nadar! No filme “Procurando Nemo” a personagem Dory tem um bordão que é “continue a nadar”, “continue a nadar”, “continue a nadar”, “continue a nadar”, “continue a nadar…”

Mas como continuar a nadar em um mar tão turbulento? Vista a sua roupa de banho e mergulhe na pílula de hoje “Aprendendo a nadar”.

*Modernidade líquida é um termo cunhado pelo filósofo Zygmunt Bauman (1925-2017) para definir o mundo globalizado. A liquidez e sua volatilidade seriam características que vieram desorganizar todas as esferas da vida social como o amor, a cultura, o trabalho etc. tal qual a conhecíamos até o momento.

O que significaria "fechar a câmera" no mundo real?

Durante o período de aulas on-line, muitos alunos tendem a “fechar” a câmera durante as aulas, evitando assim o contato visual com professores e colegas.

Como isso seria encarado no “mundo real”? Alguém que se fecha para os outros, como seria visto? Como confiar em alguém que não estamos vendo?

Estamos em um momento de ficarmos fechados em casa, e fechando nossas câmeras – uma espécie de janela no mundo virtual – estamos trancando também nossas possibilidades de contato nesse que é o ambiente de socialização por excelência: a escola.

Trancados dentro de nós mesmos, vamos acabar dando “nós emocionais” nos nossos sentimentos, sem ver aos outros, podemos acabar nos magoando apenas por uma questão de interpretação.

Não sabemos quando iremos voltar ao ensino presencial, então o convite de hoje é para “voltarmos” a nos ver abrindo nossas câmeras e nosso coração para os outros.

Como aprofundar e diversificar as amizades estando em casa?

No dia a dia da escola, nós tínhamos várias possibilidades de relacionamentos. Em casa, aprofundar as amizades exige muito de cada um.

O quanto você está investindo para fortalecer suas amizades? Você está aberto para novas amizades?

Quanto você está se esforçando para ampliar o seu número de amigos?

A pílula de hoje traz o exemplo dos poetas Vinícius de Moraes e Pablo Neruda que, durante o exílio, mantiveram sua amizade enviando, um para o outro, poemas e receitas que eram paixões compartilhadas.

O que você pode fazer para ampliar e fortalecer seus vínculos a partir desse exemplo?

Você está aceitando ou negando o que está acontecendo?

Negar a realidade e basear a existência em um pensamento mágico de que tudo vai voltar ao “normal”, faz parte do momento atual.

As perdas são muito grandes. Mas você tem contabilizado os ganhos?

Fazer um balanço das emoções e colocar no papel tudo o que temos e o que queremos nos ajudam a fazer planos para os cenários mais desafiadores.

Desafie o seu pessimismo a aceitar a realidade e fazer planos. Como? Veja dicas no vídeo!

E se o que estamos vivendo agora fosse uma série do Netflix?

A sinopse poderia ser assim: “Uma pandemia assola o mundo. Jovens presos em suas residências tentam resistir ao terrível vírus. Um deles faz uma descoberta incrível que mudará a sua vida para sempre.”

Pensando que esse episódio é o que estamos vivendo agora, como você, como protagonista da sua vida, escreverá a segunda temporada?

Desenvolva seu talento de roteirista da sua própria vida, assistindo a pílula!

10 coisas que eu amo em você

Várias histórias e filmes trazem a ideia de fazer listas. Nossa vida é organizada por listas: listas de exercícios, lista de compras, lista das 10 músicas mais tocadas…

Fazer listas ajudam a organizar as coisas. Fazer uma lista também pode ajudar a organizar nossas emoções.

Pegue papel, caneta e prepara a sua lista assistindo a esta pílula!

Como está sua autoimagem?

Quando a janela externa se fecha, uma luz acende para iluminar o nosso “eu” interno. Começamos a observar nós mesmos e coisas que gostamos e não gostamos em nós. Dê uma olhada no espelho.

Qual a sua linguagem para expressar afeto?

Uma das coisas mais importantes para ser feliz é se sentir amado.

Você tem feito com que os outros se sintam amados por você?

Existem 5 maneiras de expressar afeto, entenda as suas maneiras e amplie suas possibilidades vendo a pílula.

As melhores coisas da vida não coisas

Como você está cuidando dos seus relacionamentos durante esse tempo em casa? Sabia que a melhor maneira de cultivar algo é tomando uma iniciativa positiva.

Você tem preparado coisas para os outros sem que ninguém peça? Já pensou que tem muitas coisas que você pode fazer que não envolvem comprar nada? Uma refeição, um poema, um desenho, uma arrumação, uma música, um objeto, um conserto, ou um concerto musical, que tal?

Complete essa lista incluindo as suas habilidades secretas enquanto assiste a pílula “Chá das 5”!

Sentimentos encapsulados

Às vezes guardamos tão bem escondidos os nossos sentimentos que só conseguimos acessá-los nos momentos de raiva.

Nesse isolamento, somos obrigados a lidar com nossos sentimentos de maneira intensa, seja virtualmente com nossos colegas ou presencialmente com aqueles que moram conosco.

Estamos conseguindo dar vazão aqueles sentimentos mais profundos ao lidar com eles? Ou estamos apenas mostrando nossa “casca”? Pense sobre isso enquanto assiste ao vídeo!

O isolamento social impede uma viagem no tempo?

O que está acontecendo no mundo? O que está acontecendo comigo?

Descobri em uma visita ao dicionário que esperança é sinônimo de espera.

Talvez uma viagem no tempo, enquanto esperamos a vida voltar ao “normal”, possa ajudar a movimentar os seus sentimentos com destino à esperança.

Pegue seu passaporte e faça a sua viagem no tempo!

Você tem pensado positivamente?

Sua mente está ajudando o seu coração a superar o isolamento social?

A força do pensamento é poderosa e pode ajudar você a criar um ciclo de positividade que te ajude nas tarefas diárias e nas relações com os seus familiares.

Mas como exercitar isso? Existe uma receita? Pense nisso!

Que lembranças teremos desses momentos de quarentena?

Você está aproveitando este tempo para fazer algumas mudanças?

A pílula de hoje convida você a olhar para o passado e projetar um futuro melhor.

Que imagens ficarão desse período de reclusão? Olhar fotos do passado ajudam a projetar o futuro?

Como posso melhorar o meu futuro olhando para o meu passado?

Essas e outras questões você se perguntará ao assistir a pílula Fotos de Família!

Onde arrumar forças para vencer esse período de reclusão?

A resposta pode estar mais perto do que você pensa…

Assista a pílula socioemocional de hoje e: “que a força esteja com você!”

Ensino Infantil e Ensino Fundamental I

Contos da cabana de pano

Como estão as suas relações em casa? você tem tempo para refletir sobre o que se passa dentro de você?

Na escola você tem vários locais especiais para pensar sobre valores e cuidar para melhorar nossas amizades e nosso coração. Em casa, você tem um lugar para isso?

Hoje, as Pílulas Socioemocionais vão sugerir a criação de um lugar especial.

Os “contos da cabana de pano” são histórias antigas para nos inspirar a sermos melhores hoje. Para contar os contos, montamos uma cabana de pano, no meio da sala.

O leão, o urso e a raposa

O cachorro, o galo e a raposa

Como está a sua cabana de pano?

Tem usado para ler histórias, brincar, rezar, refletir?

O macaco e as ervilhas

Nossa cabana de pano vai receber visitas!

O desafio agora é incluir todos os que moram com você dentro da cabana para contar histórias lá dentro!

Quando estiverem todos lá dentro, experimente fazer uma chamada de vídeo com os avós, tios, amigos queridos, para trocarem histórias, de cabana de vocês para o coração deles.

Para inspirar suas histórias e gerar novas reflexões, ouça o conto: O macaco e as ervilhas .

O mar

A vaca leiteira

A galinha dos ovos de ouro

Com o conto da “Galinha dos ovos de ouro” podemos pensar e conversar sobre as nossas qualidades e como fazemos para que os outros percebam os nossos “ovos de ouro”.

A história também pode gerar uma boa reflexão sobre ansiedade, nossa pressa por resolver as coisas, os sentimentos, ainda mais em um momento em que não temos o controle do tempo. Divirtam-se!

O fardo

O conto “O fardo” nos ajuda a refletir sobre divisão de tarefas em casa e a maneira de encarar as nossas obrigações.

O lobo e a velha

O conto da cabana de hoje convida a uma reflexão sobre nossas ações.

A importância da honestidade, de falar a verdade, e de ter coerência entre o que dizemos e o que fazemos.

Pontos para pensar, e conversar em família, a partir do conto “O Lobo e a velha”:

– É importante falar a verdade e não mentir?

– Até que ponto a mentira pode afetar a nossa vida?

– Por que devemos cumprir com a nossa palavra?

A Libélula e as formigas

A Menina Camundongo

Quando brincamos temos o controle dos objetos e das narrativas.

Os brinquedos na nossa mão nos dão a chance de reinventar universos, construir as histórias, preparar um final feliz.

As brincadeiras com objetos, em especial nesse momento em que não temos o controle do que está acontecendo globalmente, dão segurança e são sinal de saúde emocional.

Nossas Pílulas Socioemocionais, a partir de hoje, serão para inspirar vocês (alunos e familiares) a experimentarem novas histórias com antigos brinquedos e criar novos significados a partir de objetos de casa.
Esse “minimundo” que vamos construir nos ajudará a organizar nossos sentimentos para enfrentar o “grande mundo”.

A mulher e a galinha

O vídeo do nosso minimundo de hoje “A mulher e a galinha” é um bom disparador para refletirmos sobre uma competência muito importante dessa quarentena: paciência!

Esperar pelo ovo de cada dia é uma habilidade a ser construída em família. Divirtam-se!

O leão e o camundongo

Crianças e adultos estão se ajudando para realizarem as tarefas de casa?

O nosso minimundo dessa semana vai contar a história de uma ajuda inesperada.

Para gravar a pílula “leão e o camundongo” precisei de uma ajuda especial.

Será que alguém da sua casa pode ajudar você a gravar um vídeo curto com uma história que possa inspirar os outros nas férias? Divirtam-se!

O burro e o cavalo