Programa Arrupe

DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS INACIANAS

O Programa Arrupe  tem como objetivo geral fomentar a identidade, o carisma e a missão da Companhia de Jesus como fatores que caracterizam e identificam a educação oferecida pelo Colégio São Luís, por meio da formação de lideranças inacianas.

Como um Programa de desenvolvimento da área de Recursos Humanos, ele visa incorporar colaboradores e colaboradoras à missão educativa da Companhia de Jesus e promover seu crescimento pessoal, espiritual e profissional, num itinerário que se inicia com a admissão e segue com o processo de formação permanente e assimilação da cultura de um Colégio Jesuíta. O itinerário formativo que ele oferece proporciona aos colaboradores e colaboradoras se apropriarem dos fundamentos conceituais e metodológicos que caracterizam a educação jesuíta.

CONHEÇA O PROGRAMA

O Programa está organizado em um itinerário formativo, com metodologia teórico experiencial, composto por três Trilhas, destinada a públicos específicos. O itinerário não se reduz ao desenvolvimento dos componentes conhecer e fazer, restritos ao incremento de teorias e conteúdo, competências e habilidades técnicas, mas, também, do componente ser, orientado a aprofundar e manifestar valores, crenças, autoconsciência que definirá como se exercita a liderança inaciana e se vive a missão educativa da Companhia de Jesus.

OBJETIVOS

• Fomentar a identidade, o carisma e a missão da Companhia de Jesus, como características que dão identidade ao Colégio São Luís, de modo que ele seja “facilmente identificável como um Centro Educativo da Companhia de Jesus”.
• Formar e integrar os colaboradores e colaboradoras do Colégio São Luís para recepção de novos, formação de veteranos e aprimoramento de todos na perspectiva de nossos objetivos gerais.
• Formar lideranças inacianas, aptas a comunicar sentido e ideal compartilhados pela tradição educativa da Companhia e pelo humanismo que inspira a pedagogia inaciana.
• Criar uma rotina institucional de formação permanente que resulte em maior assimilação e difusão do modo de proceder inaciano na comunidade educativa, de modo a incrementalmente fortalecer-se nas salas de aula.
• Apresentar e garantir que o currículo seja compreendido, assimilado e realizado integralmente.

PÚBLICO

O Programa se destina a todos os colaboradores e colaboradoras docentes e não docentes do Colégio São Luís, desde a admissão, com o acolhimento e integração no modo de proceder do CSL, até a formação permanente.

FORMATO E LOCAL

Modalidade: 100% presencial
Local dos encontros: Colégio São Luís.

COMO SERÁ A PARTICIPAÇÃO

A participação nas Trilhas destinada ao seu setor será obrigatória, a partir de um cronograma disponibilizado previamente. Cada um poderá escolher o melhor período para participar, em comum acordo com o gestor, e se inscrever junto à área de recursos humanos, que disponibilizará a lista a cada nova turma. Os encontros acontecerão durante a jornada de trabalho e todos os participantes serão certificados, sendo necessária a participação em 100% das paradas de cada Trilha.

CRONOGRAMA

CERTIFICAÇÃO

Para obter a certificação é necessária a participação em 100% das paradas de cada trilha.

AS TRILHAS DO ITINERÁRIO

A metáfora de itinerário, trilhas e paradas sustentam uma visão formativa que propõe um crescimento gradual e uma postura ativa de quem se coloca a caminho, movimenta-se, dispõe-se à travessia, para sair de um lugar e chegar a outro, movido pela busca. Estar sempre em busca é também a atitude de quem se deixa inspirar pela espiritualidade inaciana. E, como escreveu Guimarães Rosa, “quem elegeu a busca, não pode recusar a travessia”, é preciso colocar-se a caminho. Vamos?

TRILHA LOYOLA

É voltada para integração dos novos colaboradores, na ocasião de sua admissão, e apresenta aspectos fundamentais da identidade, carisma e missão da Companhia de Jesus, assim como o contexto local, nacional e global da missão da Companhia de Jesus, na educação e em outras frentes apostólicas.

Carga horária: 12horas [3 paradas|

Modalidade: presencial

MATERIAIS

TRILHA MANRESA

É destinada a todos os colaboradores docentes e não docentes do Colégio São Luís e retoma a vida e a experiência de Santo Inácio como inspiração do modo de proceder da Companhia de Jesus e como inspiração para nosso desenvolvimento humano. Retoma também os identificadores de uma obra apostólica da Companhia, destacando o cuidado e a proteção como aspectos basilares e os identificadores globais da educação jesuíta, enfatizando o enfoque pedagógico inaciano. Além disso, trabalha elementos, atitudes e modo de proceder que identificam uma liderança inaciana e conteúdos e recursos práticos para que as lideranças possam cultivar e desenvolver o relacionamento interpessoal.

Carga horária: 8 horas [4 paradas]

Modalidade: presencial

MATERIAIS

TRILHA CARDONER

É voltada aos diferentes públicos da Escola que já tenha feito Trilha Manresa e/ou Loyola e oferece conteúdos e recursos práticos para o aprofundamento da compreensão da educação jesuíta e pedagogia de inspiração inaciana. Além disso, trabalha elementos para que as lideranças possam cultivar e desenvolver sua vida interior, autoconsciência e cuidado pessoal, qualificando-os para ajudar os alunos e equipes por meio do acompanhamento pessoal. Trabalha também o relacionamento interpessoal no contexto organizacional inaciano e a liderança com foco em desenvolver e aperfeiçoar habilidades e visão pertinentes ao modo de proceder da instituição. A Trilha ainda aborda o contexto em constante mudança em que os gestores atuam, as necessidades e os desafios crescentes de um mundo vulnerável e complexo que exigem novas respostas dos educadores e gestores.

Carga horária: 20 horas [4 paradas]

Modalidade: presencial e online com atividades síncronas e assíncronas.

MATERIAIS

COORDENAÇÃO

O Projeto está alocado na Área de Recursos Humanos, sob responsabilidade de um Grupo de Trabalho (GT) constituído pela direção geral do Colégio São Luís composto por:
• Antônio Eduardo S. de Paula | Coord. de dimensão socioemocional
• Rosilene Aparecida de Oliveira  |  Coordenadora de Formação Cristã
• Vanessa Araújo Correia | Coordenadora de Projetos
O GT conta ainda com o suporte do RH e do departamento de Comunicação e Marketing.

PORQUE O PROGRAMA SE CHAMA ARRUPE?

O nome do Programa Arrupe faz memória do autor da alocução Nossos Colégios Hoje e Amanhã, exortação sempre inspiradora para os que se dedicam à educação na Companhia de Jesus. Arrupe foi padre jesuíta, superior geral da Companhia de Jesus de 1965 a 1983, e uma das personalidades mais significativa da Igreja Católica no século XX. Ele é o responsável por iniciar um processo importante no âmbito do apostolado educacional da Companhia de Jesus que perdura até nossos dias, que é o de reconduzir o apostolado educacional às fontes inacianas e, a partir desse núcleo original, dar novo impulso a esse modo de serviço à Igreja e ao mundo.

CONTATOS

Para mais informações envie um e-mail para recusrsoshumanos@saoluis.org

As Trilhas deste Itinerário visam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que difundam o carisma, a identidade e a missão da Companhia de Jesus, que deve orientar e inspirar, de forma transversal, os diferentes setores da instituição educativa.