Notícias

O trabalho com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em um colégio jesuíta

Em artigo, o Diretor Acadêmico do CSL, Renato Laurato, fala sobre como os ODS encorajam os estudantes a encontrarem soluções aos desafios do mundo

A Educação Jesuíta está atenta às questões do mundo e, à luz da inspiração inaciana, os nossos estudantes são instigados a responderem aos desafios da sociedade. No recém-lançado documento Colégios Jesuítas: Uma tradição viva no século XXI. Um exercício contínuo de discernimento (2019), a Companhia de Jesus reafirma sua tradição humanista, que prepara alunos para se tornarem agentes de mudança a serviço do bem comum.

Nesse processo de formação, os colégios jesuítas têm a missão de oferecer uma educação que esteja conectada com a realidade e que desafie os alunos a propor, com imaginação e criatividade, soluções justas e igualitárias aos problemas. É nesse contexto que o Colégio São Luís assumiu o compromisso de trabalhar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em projetos e atividades desenvolvidos com os estudantes.

“[…] os colégios jesuítas têm a missão de oferecer uma educação que esteja conectada com a realidade e que desafie os alunos a propor, com imaginação e criatividade, soluções justas e igualitárias aos problemas”

Os ODS são uma agenda para equilibrar o desenvolvimento humano com a proteção do planeta e foram propostos durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), realizada em 2015, em Nova York, nos Estados Unidos. Na ocasião, os líderes de governos e de Estado de 193 países adotaram a Agenda 2030, que apresenta um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Agenda 2030 convida diferentes atores da sociedade a implementar ações e/ou a desenvolver iniciativas que respondam aos desafios propostos pelos ODS. As escolas têm um papel ainda mais especial nesse cenário, pois são o ambiente no qual os cidadãos são formados, ou seja, onde os agentes da mudança iniciam seus primeiros passos.

Como obra educativa da Companhia de Jesus, o Colégio São Luís implementou em seus projetos e atividades questões norteadoras relacionadas aos ODS, que encorajam nossos estudantes a encontrarem soluções aos desafios do mundo. Com o olhar do desenvolvimento sustentável, todas as turmas, do Pré I à 3.ª série do Ensino Médio, são chamadas a refletir sobre questões relacionadas à erradicação da pobreza, proteção do planeta, igualdade, dentre outros temas (conheça os 17 ODS abaixo).

Os ODS nos convidam a repensarmos o impacto das ações humanas e podem ser trabalhados em diferentes contextos, ajudando a levantar questões importantes. Uma pergunta norteadora relacionada aos ODS dá mais sentido ao que está sendo estudado pelo aluno. Uma situação-problema do ambiente escolar, por exemplo, pode levar a diversas reflexões como quanto de lixo produzimos? Separamos os resíduos corretamente? Qual o impacto de reciclar esses materiais? Quem são as pessoas beneficiadas? Qual o impacto para o meio ambiente?

Ao longo do ano, os ODS serão visualizados nos projetos e atividades realizadas na escola e serão desenvolvidos mesmo neste período de ensino a distância. Aqui, faço um convite às famílias para que incentivem os alunos no envolvimento com os trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar. Converse com seus filhos, pergunte sobre qual questão precisam responder em um projeto/atividade, discuta sobre os impactos daquela situação na sociedade etc. O envolvimento de todos é essencial nesse processo de ensino-aprendizagem e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável servem de inspiração para a formação de homens e mulheres criativos, competentes, conscientes, comprometidos e compassivos.

Renato Laurato, Diretor Acadêmico do Colégio São Luís

*E-mail: renato.laurato@saoluis.org