Notícias

A experiência do Coral no Colégio São Luís

O regente Felipe Bernardo fala sobre os benefícios da atividade no processo de ensino-aprendizagem

Na Companhia de Jesus, a proposta pedagógica de seus colégios está centrada na formação integral da pessoa em todas as suas dimensões: afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.

No Colégio São Luís, a formação integral reflete-se em diferentes atividades e uma delas é o Coral do CSL, que está ligado ao SEFE (Serviço da Fé e Espiritualidade). Oferecido aos alunos, pais e colaboradores, a experiência possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades para a vida.

À frente do Coral da instituição desde 2018, o regente Felipe Bernardo fala sobre como a atividade contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

 Qual é o papel do coral em um colégio jesuíta?

O renomado compositor britânico John Rutter afirmou que uma escola sem um coro é como um corpo sem alma. A música coral toca o nosso coração e, por meio do coral, fortalecemos nosso senso de comunidade. Nos colégios jesuítas, o canto coral é uma atividade comprometida com os 5 C´s, que têm como objetivo formar alunos Competentes, Conscientes, Compassivos, Comprometidos e Criativos. No CSL, o coral é mais uma das possibilidades que facilita o acesso à cultura e proporciona o desenvolvimento de competências.

Qual é a contribuição de participar de um coral nos dias de hoje?

O coro é uma oportunidade de ampliar o universo para além dos tablets e celulares e entrar no mundo interativo do fazer musical. Uma das contribuições do canto coral é o desenvolvimento da apreciação musical, que exercita nossa escuta atenta. A partir da prática, os alunos conseguem identificar as notas, os ritmos e a harmonia da música, elementos que estabelecem uma base para a vida, pois mesmo que esse aluno não pretenda se tornar músico e cantor profissional sua apreciação musical ficará apurada.

Como a participação no coral ajuda no processo de ensino-aprendizagem?

A participação no coral promove uma experiência positiva na infância e adolescência e traz diversos benefícios cognitivos, motores, sensoriais, acadêmicos e emocionais. Cantar em um coral, desde criança, ajuda a pessoa no desenvolvimento da autoestima. Apresentar-se na frente de uma audiência quando o coro está preparado para isso, imprime uma poderosa positividade no aluno. A rotina de compromisso com os ensaios, o estudo individual e saber qual o seu papel em um grupo aumentam a experiência e o nível de confiança para enfrentar com sucessos os desafios da infância, da adolescência e, consequentemente, da vida adulta.

Além dos ensinamentos musicais, quais outras contribuições poderíamos citar do coral?

A música é uma experiência transformadora e a vivência dela em um coral é única. No coro, desenvolvemos o trabalho em equipe, a interação social, o senso de responsabilidade e, por tudo isso, cantar em um coral nunca é simplesmente cantar. Além de conhecimentos sobre o nosso próprio corpo e voz, a música nos dá a oportunidade de conhecer a cultura, língua e costumes do nosso e de outros países e povos, além da cultura do belo. Cantar nos faz sentir o poder da presença de Deus!

Confira o depoimento de nossos alunos sobre o Coral CSL:

As inscrições para o Coral são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail coralcsl@saoluis.org até o dia 22 de fevereiro.