Notícias

Orientadores Educacionais acolhem os alunos na volta às aulas

Olhar cuidadoso e atento faz parte do trabalho desenvolvido no Colégio São Luís

Nesta semana, os estudantes do Colégio São Luís foram recebidos pelos nossos educadores com muita alegria no retorno às aulas, que continuam remotamente. Antes mesmo da semana de acolhida, os orientadores educacionais gravaram vídeos de boas-vindas para os alunos e suas famílias. As mensagens, encaminhadas dias antes da volta às aulas, demonstraram o trabalho cuidadoso e próximo da orientação educacional.

Com o distanciamento social imposto pela COVID-19, a atuação da orientação educacional também passou por adaptações no 1.º semestre e o diálogo com os estudantes e as famílias foi mantido por meio do chat do Teams, e-mail, App e videoconferências individuais. Agora, no 2.º semestre, diante do contexto que todos estão vivendo, a proposta é tornar ainda mais próximo esse acompanhamento, por meio de vídeos que serão enviados via aplicativo.

“No processo educativo esse olhar cuidadoso e atento, mesmo com a mediação da tela, é tão essencial que pensamos ser importante manter uma comunicação por vídeos, para nos deixa um pouco mais próximos dos estudantes e das famílias”

Ana Paula Bellizia, orientadora educacional 

Segundo Ana Paula Bellizia, orientadora educacional das 2.ª e 3.ª séries do Ensino Médio Diurno, esse contato é fundamental para que todos sintam-se acolhidos. “No processo educativo esse olhar cuidadoso e atento, mesmo com a mediação da tela, é tão essencial que pensamos ser importante manter uma comunicação por vídeos, para nos deixa um pouco mais próximos dos estudantes e das famílias”, afirma.

O vídeo de acolhida foi o primeiro dessa série e o intuito foi animar a comunidade educativa para mais um semestre que se inicia, ressaltando que os orientadores continuam acompanhando os alunos. “Contem comigo para o que precisarem, estarei a distância, mas com cada um de vocês”, ressaltou o orientador educacional dos 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental II, Renan Nascimento.

Os vídeos prepararam os alunos para a semana de acolhida que, este ano, contou com rodas de conversa, assembleias de classe e atividades diversas. Esses momentos proporcionaram aos estudantes espaço para que pudessem partilhar com colegas e professores o que fizeram e sentiram no período de férias. Durante a semana, eles também assistiram à mensagem de boas-vindas do Pe. Carlos Contieri, SJ, Reitor do CSL, e ouviram a música “Como é bom!” composta pelo orientador Renan. Confira a canção: