Notícias

Reencontro da turma Indomável no CSL

Alunos da 3.ª Série do Ensino Médio participam de atividades na sede do Colégio São Luís

O distanciamento social imposto pela pandemia afetou a vida de todos e com as turmas da 3.ª série do Ensino Médio Diurno não foi diferente. Após meses sem a presença física dos amigos e da equipe do Colégio São Luís, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de duas atividades presenciais na sede do CSL, em outubro.

Nos primeiros finais de semana do mês, os alunos foram convidados a fazer uma intervenção artística nas paredes do ginásio. Rafael Araújo, Coordenador do Ensino Médio Diurno, explica que “a atividade, coordenada pela professora Paula Galasso, fez parte da disciplina de Arte e consistiu em registrar a presença dos estudantes da 3.ª série do Ensino Médio de 2020, conhecidos como turma Indomável, com sua mascote, o touro”.

Organizado em pequenos grupos, respeitando o distanciamento social, os alunos fixaram suas fotos na parede e criaram um grande painel colorido e alegre. A finalização da arte ficou por conta da artista Malu Lomando, que fez a reprodução da mascote e deu o toque final ao trabalho [veja o resultado no vídeo].

No dia 23 de outubro, os estudantes participaram de um momento de escuta, reencontro e acolhida, que fortaleceu o sentimento de esperança. Os alunos aproveitaram a oportunidade para diminuir um pouco a saudade. A estudante Anita Gaspar Chiaretti conta que voltar ao CSL e rever os amigos aqueceu seu coração. “Esse reencontro trouxe uma felicidade tremenda. Ver todos os meus amigos presencialmente, depois de um tempo tão grande, fez o meu ano, sinceramente!”, afirma.

Ao longo do dia, os alunos participaram de atividades preparadas pelo SEFE (Serviço da Fé e Espiritualidade) que promoveram reflexões sobre os acontecimentos do ano e as expectativas para o futuro. Na abertura, eles participaram da dinâmica do fogo, na qual deveriam anotar em uma folha de papel tudo o que gostariam de esquecer sobre o ano de 2020. Após registrarem esses acontecimentos e sentimentos, eles foram convidados a descartar o folheto em uma bacia com fogo, representando o que os alunos estavam deixando para trás.

Na dinâmica seguinte, os estudantes deveriam verificar qual o nome no verso de um papel na cadeira em que estavam sentados. O objetivo dessa atividade era escrever uma mensagem de esperança para o final do ano, para o período dos vestibulares, destacando as qualidades do colega de turma.

Após esse momento, os alunos foram organizados em grupos e seguiram até as salas de aula do Ensino Médio, onde projetaram fotos de momentos marcantes de suas vidas. A dinâmica aproximou ainda mais os estudantes, que relembraram a infância e o início da adolescência.

Após as dinâmicas, os alunos se reuniram na quadra do CSL, tiraram fotos com a mascote Indomável, representada por um touro. Um momento de descontração e alegria para todos. Os estudantes ainda aproveitaram um delicioso almoço preparado pela Equipe do Capim Santo.

Ao final do encontro, todos plantaram uma muda de árvore, simbolizando a superação das dificuldades e o desejo de enfrentar com coragem os próximos desafios. Junto com a árvore, cada estudante colocou um pouco das cinzas dos papéis que foram queimados na primeira dinâmica. O ritual simbolizou o início de uma nova etapa de vida para esses jovens.

“O evento foi importante para fortalecer os vínculos da turma, refletir sobre o projeto de vida e dar novo ânimo para a última etapa de 2020”

Rafael Araújo, Coordenador do Ensino Médio Diurno

Para a orientadora educacional das 2.ª e 3.ª séries do Ensino Médio Diurno, Ana Paula Bellizia, esse dia tornou-se inesquecível para o terceiro Indomável. “Os rituais de passagem na 3.ª série são parte essencial do encerramento da vida escolar e, nesse dia, pudemos viver um pouco, todos juntos, esses rituais”, afirma.

A estudante Anita conta que o reencontro com os amigos e com a equipe do CSL foi muito especial. “Eu estava com um pouco de receio de voltar a escola, medo de algo ter mudado ao longo do caminho e ter minhas expectativas derrubadas, entretanto, o medo se foi assim que vi todos os meus amigos. Mesmo sendo doido não poder abraçar todos eles com força, valeu simplesmente por matar a saudade de todos”.

O encontro da turma Indomável, nome escolhido pela série para marcar a passagem dos alunos pelo CSL, foi emocionante e reforçou o sentimento de união e esperança em todos. Segundo Rafael Araújo, “o evento foi importante para fortalecer os vínculos da turma, refletir sobre o projeto de vida e dar novo ânimo para a última etapa de 2020. Uma maneira que encontramos para, em segurança, cuidar dos nossos alunos e alunas, numa época tão difícil”.