Notícias

Dia de desafios para o Ensino Médio

Gincana virtual movimentou as turmas das 1.ª e 2.ª séries do Ensino Médio Diurno

Após um período intenso de provas, as turmas das 1.ª e 2.ª séries do Ensino Médio Diurno participaram de um momento de descontração, no dia 23 de outubro. A gincana virtual, organizada pela equipe acadêmica do Colégio São Luís, teve desafios realizados em grupo pelos estudantes.

A atividade proporcionou aos alunos exercitarem diversas competências, como a capacidade de organização, de trabalho em grupo e lógico-analítica. A professora de Educação Física, Rita Teixeira, destaca também que “as provas escolhidas exercitaram questões socioemocionais”.

A atividade proporcionou aos alunos exercitarem diversas competências, como a capacidade de organização, de trabalho em grupo e lógico-analítica.

Com o contexto imposto pela pandemia, a equipe acadêmica buscou soluções para realizar a competição que, pela primeira vez, aconteceu a distância. “Buscamos mecanismos que proporcionassem um maior interesse visual dentro de cada uma das provas e trabalhassem, ao máximo, diferentes assuntos, habilidades e competências do cotidiano dos alunos. Eu testei algumas dessas provas nas minhas aulas e, aos poucos, fui adequando”, afirma Rita.

Os professores comandaram a gincana e os desafios valiam pontos, tudo em clima de colaboração entre as turmas. Os alunos responderam a questões, participaram de adivinhação, cantaram e se divertiram, e, de acordo com a professora Rita, “todos estavam muito curiosos, participativos e felizes por estarem integrados com seus professores de uma maneira diferente”.

A última prova da competição foi um desafio de games, organizado pelo professor de Geografia Thiago Vale, que explica a dinâmica do processo: “na programação da gincana incluímos também um campeonato de games. O evento já vem sendo realizado desde o início da pandemia e foi criado em colaboração entre professores e alunos do Ensino Médio. A ideia é oferecer pequenos torneios com o intuito de unir e divertir os alunos. Aproveitamos a gincana e incluímos mais esse desafio na programação”.

“a gincana virtual teve também um caráter recreativo, o que ajudará os alunos a ganhar fôlego para a conclusão do ano letivo”
Coordenador do Ensino Médio Diurno, Rafael Araújo

A turma vencedora foi a 1.2 e cada aluno recebeu como prêmio um vale presente da Livraria Cultura. O Coordenador do Ensino Médio Diurno, Rafael Araújo, ressalta que “a gincana virtual teve também um caráter recreativo, o que ajudará os alunos a ganhar fôlego para a conclusão do ano letivo”.

A professora Rita afirma que a atividade também foi muito importante para os docentes. “Os professores aproveitaram o momento para se divertir e relaxar com os alunos. Todos adoraram e riram muito. No meio das correções das provas, esse foi um momento de descontração para todos”.