Notícias

Atividades extracurriculares fortalecem os vínculos socioemocionais

Oficinas são oferecidas aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I

“Eu gostei de voltar para a escola porque eu vi os meus amigos, eu vi minha professora. Deu uma sensação boa de que as coisas estão voltando ao normal e eu também gostei muito de fazer as atividades no presencial”, conta a estudante do 4.º ano do Ensino Fundamental I, Laura Barion. O depoimento dela representa o sentimento dos alunos que retornaram ao Colégio São Luís, a partir do dia 13 de outubro, para participar das Oficinas Extracurriculares.

Com a liberação das escolas para funcionamento com atividades extras pelo governo do Estado de São Paulo, o CSL retomou as atividades presenciais com oficinas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. Esse retorno é gradual e opcional, sem custo adicional para as famílias e acontece no período vespertino, respeitando os protocolos de biossegurança.

“Os alunos foram acolhidos pelas professoras, pelos educadores e tiveram a oportunidade de experimentar, de vivenciar esse retorno à escola depois de um longo tempo em casa”

Sérgio Pfleger, coordenador pedagógico do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental I

“Essa escolha que fizemos de voltar com um número reduzido de alunos – dividimos os estudantes em grupo 1, 2 e 3, e cada grupo vem em uma semana – foi uma decisão bastante acertada. Os alunos foram acolhidos pelas professoras, pelos educadores e tiveram a oportunidade de experimentar, de vivenciar esse retorno à escola depois de um longo tempo em casa”, afirma Sérgio Pfleger, coordenador pedagógico do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental I.

Atualmente, são oferecidas três oficinas como apoio psicopedagógico. As de Linguagens e de Raciocínio Matemático, que priorizam estratégias lúdicas e dinâmicas, buscam recalcular a rota de aprendizagem, revisitando eixos e objetivos desenvolvidos anteriormente. Já na oficina de Cultura e Movimento os alunos participam de vivências esportivas, culturais e artísticas, que incentivam a reflexão, a experiência e o universo criativo da criança, contemplando os aspectos físico e emocional.

Segundo Sérgio, o retorno gradual ao CSL proporcionou aos alunos acolhimento e momentos de escuta, pois “os alunos se sentiram bem, se sentiram seguros, eles aprenderam, se divertiram, se relacionaram e puderam retomar esse contato com o espaço da escola, com os educadores, com seus professores e com os amigos”.

A professora do 2.º ano do Ensino Fundamental I, Daniele Sonnesso, destaca o laço criado entre os estudantes, seus colegas de turma e os educadores. “Tenho observado muito os alunos que retornaram para as atividades extracurriculares e pude perceber o tamanho do vínculo que conseguimos estabelecer mesmo que remotamente”.

A educadora destaca a importância da família e da escola para as crianças e a felicidade delas ao retornar ao CSL. “Com muito amor, dedicação e confiança, com essa parceria dos alunos, da escola e da família, essa relação de confiança e cuidado foi construída, e com o retorno presencial, ficou evidente, pois a alegria de todos é contagiante!”

“Tenho observado muito os alunos que retornaram para as atividades extracurriculares e pude perceber o tamanho do vínculo que conseguimos estabelecer mesmo que remotamente”

Daniele Sonnesso, professora do 2.º ano, Daniele Sonnesso

O entusiasmo dos estudantes e a crescente confiança das famílias na organização do CSL e nos protocolos de biossegurança fizeram que as adesões fossem cada vez maiores nas primeiras semanas de Oficinas Extracurriculares. Agora, serão oferecidos novos conteúdos nas oficinas e a expectativa é de que as novas ofertas sejam ainda mais estimulantes aos alunos.

O coordenador pedagógico ressalta que as Oficinas Extracurriculares, no modelo adotado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, não interferem nas atividades curriculares a distância. Sérgio explica que “os alunos continuam com as aulas on-line e as rodas de conversa, com os roteiros postados no aplicativo e com os atendimentos das professoras e da orientação educacional. O extracurricular proporciona esse ganho da relação com os colegas da mesma idade, desse contato com o espaço da escola, aspectos que contribuem muito para o desenvolvimento das crianças”.