Notícias

Alunos do CSL participam de Simulação da ONU

Evento on-line foi promovido pelo Colégio Anchieta, de Porto Alegre (RS)

As simulações da ONU (Organização das Nações Unidas) são espaços importantes para os jovens exercitarem o diálogo aberto e democrático. Os estudantes do Colégio São Luís são incentivados a participar de eventos realizados ao longo do ano por diferentes instituições de ensino.

Entre os dias 22 e 24 de outubro, oito alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar da Simulação da ONU do Colégio Anchieta, de Porto Alegre (RS), pertencente à Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). O evento foi realizado on-line e envolveu estudantes de diversas unidades da RJE.

As disputas no mar meridional da China, a guerra do Iêmen, a Convenção da Filadélfia e as instituições políticas de estados em situação de pós-conflito foram os principais temas abordados durante o evento. Os estudantes Camila Stockler das Neves Moreira (2.ª série), Diego Souza Carvalho (3.ª série) e Katherine Chaves (3.ª série) conquistaram menções verbais no evento.

“esses eventos são oportunidades raras para desenvolver conhecimento sobre o mundo inteiro e entender como as relações diplomáticas acontecem […]”

Isabella Lage, aluna da 2.ª série do Ensino Médio

As menções honrosas foram conquistadas pelos alunos Isabella Lage e João Ignatios, ambos da 2.ª série. O professor de Geografia, Thiago Vale, fala sobre o papel que eles desempenharam: “a Isabella e o João foram os delegados representantes dos Estados Unidos (EUA) e o objetivo era criar consensos multilaterais entre os países localizados no mar meridional da China, buscando elaborar novas estratégias comerciais, políticas e militares”.

Isabella conta que participar do evento é uma grande alegria. De acordo com a estudante, “esses eventos são oportunidades raras para desenvolver conhecimento sobre o mundo inteiro e entender como as relações diplomáticas acontecem, além da oportunidade de conhecer muitas pessoas novas”.

João concorda com a colega e acrescenta que essas experiências ajudam a expandir a visão de mundo e as habilidades argumentativas dos alunos. “Nesses encontros, temos a chance de debater tópicos de extrema relevância na atualidade o que só torna os eventos mais interessantes. Os momentos de discussão também rendem memórias de empolgação, nervosismo e confraternização entre os integrantes dos comitês, o que torna participar de uma simulação da ONU ainda melhor”, ressalta.

No encontro, os alunos exercitaram habilidades de negociação, oratória e argumentação. A participação de nossos estudantes reforçou ainda mais a educação integradora e humanista presente no projeto educacional do CSL.