Notícias

Roda de Leitura, espaço de conversa e escuta

­

Alunos do Pré I compartilham suas impressões sobre histórias que conheceram nos livros

A leitura nos possibilita conhecer mundos e realidades diferentes, ampliando nossos conhecimentos. Ler e ouvir histórias nos ajuda a construir repertório e estimula o processo de aprendizagem das crianças e dos jovens.

No Colégio São Luís, o desenvolvimento da competência leitora começa nos anos iniciais, por meio das Rodas de Leitura, momentos de conversa e escuta com os estudantes. “As rodas são eventos em que as crianças ouvem, leem histórias e, por conseguinte, o mundo. Esses momentos não devem ser encarados como ‘hora de sentar em círculo e folhear livros’, mas sim como oportunidades que a escola oferece para que, em grupos ou individualmente, os alunos desenvolvam habilidades e sintam-se competentes para reconhecer novos sons, contextos e perceber os múltiplos sentidos das palavras”, explica Rudney Soares, Coordenador de Linguagens do CSL.

Nas Rodas de Leitura, as crianças podem conhecer outras pessoas e histórias, é um momento de se expressarem, poderem falar de si e ouvir o outro.

Como lugar de encontro, a escola tem um importante papel de promover esses espaços de diálogo. Nas Rodas de Leitura, as crianças podem conhecer outras pessoas e histórias, é um momento de se expressarem, poderem falar de si e ouvir o outro.  De acordo com a professora do Pré I, Andrea Notari, “durante esse trabalho das rodas, as crianças desenvolvem a escuta atenta dos colegas, a organização temporal dos fatos, a ampliação do vocabulário e, além de todos esses benefícios, observamos que há uma socialização entre as crianças porque elas acabam percebendo qual o tema de que o outro amigo gosta. Então, elas conhecem outros temas, outras preferências e vão trocando informações entre si”.

Com o distanciamento social, imposto pela Covid-19, esses momentos de escuta e compartilhamento tornaram-se ainda mais necessários e acontecem on-line. “A pandemia não impediu que os encontros ocorressem, pelo contrário, potencializou novas possibilidades. As crianças receberam mais convidados ilustres, entre os quais alguns de nossos professores dos Ensinos Fundamental II e Médio e antigos alunos do CSL, que falaram sobre sua relação com os livros ao longo dos anos”, conta Rudney.

Em setembro, o CSL entregou para as famílias, em sistema drive-thru, o Kit de Linguagens, que, entre outros materiais, levou às famílias livros especialmente escolhidos pela equipe da Biblioteca. Após a leitura do livro, em casa e com a família, os estudantes criaram desenhos relacionados à história que conheceram e fizeram pequenos vídeos [assista abaixo]. Nas semanas seguintes, compartilharam suas impressões das leituras com a turma nas Rodas de Leitura que aconteceram on-line.

A professora Andrea ressalta que a família tem um papel fundamental nesse momento em que as crianças estão desenvolvendo o prazer e a curiosidade pela leitura. “Ler e ouvir histórias são momentos que nos remetem ao encontro. Então, a integração entre os pais e os filhos é essencial porque o adulto está lendo com eles”.

DICAS PARA LER COM AS CRIANÇAS

* As histórias dos livros podem gerar boas conversas. Pergunte para as crianças sobre a história, as personagens que conheceram na obra.

* Os livros ajudam os pais a entender o mundo das crianças. Incentive-as a falar sobre o que mais chamou a atenção delas na história.

* Leia “com” a criança e “para” a criança. A leitura é uma experiência de presença, que nos proporciona um mundo de profundidade e descobertas.

* Crie espaços de conversa a partir das leituras; escute, fale e estabeleça vínculos com os pequenos.

* Somos feitos de palavras, somos história. Compartilhe com as crianças as suas pequenas e grandes histórias de vida.

Saiba mais sobre a importância da leitura para as crianças em uma live promovida pelo Jornal Joca, clique aqui.