Notícias

O Extended Essay no IB

A Coordenadora IB, Andrea Rodrigues, explica a importância da disciplina no currículo

Extended Essay é uma das três disciplinas do Core do programa de Diploma IB (International Baccalaureate). Mas, afinal, o que seria um EE (Extended Essay)?

Essencialmente, o EE é uma monografia de, aproximadamente, 4.000 palavras que deve ser desenvolvida em um período determinado ao longo do curso. É o que comumente chamamos em nosso ensino superior de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

O estudante desenvolve uma pesquisa a partir da escolha de um tema que se relacione com as disciplinas do programa de Diploma ou de outras disciplinas do curso regular brasileiro. Existem inúmeras possibilidades que o aluno pode seguir, uma vez que formulará a pergunta que guiará a sua pesquisa. Esse é um dos desafios mais interessantes deste trabalho, pois nada mais estimulante do que pesquisar, refletir e escrever sobre algo que nos move.

O estudante desenvolve uma pesquisa a partir da escolha de um tema que se relacione com as disciplinas do programa de Diploma ou de outras disciplinas do curso regular brasileiro

Para a realização do EE é preciso dedicar um número determinado de horas para esse trabalho, que acontece, exclusivamente, fora da sala de aula. Tal qual na universidade, um professor orientador acompanha o processo de perto e, principalmente, alguns quesitos obrigatórios de registro, por meio de formulários específicos. Existem critérios estabelecidos pelo IBDP (International Baccalaureate Diploma Programme) para a produção da monografia, de modo a guiar todas as etapas dessa produção.

Importante deixar claro que este trabalho é uma avaliação IB que conta para a aprovação no curso. Alunos que obtiverem nota abaixo do determinado não receberão o diploma, mesmo que sejam aprovados nas provas finais. O EE é considerado uma avaliação externa, ou seja, o trabalho é avaliado por um examinador IB de fora da escola. O trabalho é enviado para a plataforma oficial e um examinador anônimo receberá lotes e fará as correções, que serão publicadas ao final do curso. A nota está baseada em níveis que vão de A a E, sendo E considerado como reprovação da pesquisa.

A combinação das notas de EE com as notas de TOK (Theory of Knowledge) podem gerar até 3 pontos de bônus ao aluno. Esta combinação está presente em uma tabela no guia da disciplina.

Os temas são os mais variados. Por exemplo, em Matemática, é possível desenvolver um projeto sobre a aplicação de modelos matemáticos para reduzir o desperdício de comida na sua escola.

Na Literatura, pode-se fazer um estudo dos personagens de uma obra significativa para o estudante; em Biologia, há inúmeras possibilidades de pesquisa que impactam positivamente o meio ambiente.

Enfim, um desafio que pode revelar inclinações profissionais e abrir o caminho para um bom entendimento e desempenho da pesquisa no ambiente acadêmico universitário.

Andrea Rodrigues
Coordenadora IB
E-mail: a.rodrigues@saoluis.org