Notícias

Alunos produzem trabalho sobre Direitos Humanos

Em 1948, Eleanor Roosevelt segura a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foto: ONU

Turmas da 2.ª série do Ensino Médio Noturno relacionaram artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos ao cotidiano

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) define os direitos humanos fundamentais a serem protegidos universalmente. O documento foi elaborado por representantes de todas as regiões do mundo e proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris (França), no ano de 1948.

“O desafio era trabalhar a DUDH por meio da criação de poemas, textos, canções, dentre outros, relacionando o artigo com situações que mostrassem que os direitos humanos fazem parte das nossas vidas”

Marco Aurélio Bignardi, professor de Formação Humana e Espiritual

A Declaração, que já foi traduzida para mais de 500 línguas, é um marco na história dos direitos humanos. Conhecer e tornar os artigos significativos na vida cotidiana foram alguns dos objetivos do trabalho “Viver os direitos humanos”, desenvolvido pelas turmas da 2.ª série do Ensino Médio Noturno.

Os estudantes foram divididos em grupos e cada um deles ficou responsável por refletir e produzir uma apresentação, em vídeo, sobre um artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “O desafio era trabalhar a DUDH por meio da criação de poemas, textos, canções, dentre outros, relacionando o artigo com situações que mostrassem que os direitos humanos fazem parte das nossas vidas”, explica Marco Aurélio Bignardi, professor de Formação Humana e Espiritual.

A professora de Português Gisele Lemos da Silva ressalta também que o trabalho exercitou as habilidades “da escrita e das expressões plástica, dramática, corporal e musical, que estiveram presentes nas produções dos alunos, além da busca por repertório sociocultural a partir da pesquisa para a elaboração do trabalho, habilidade fundamental para a produção de textos”.

Confira o resultado de alguns trabalhos nos links abaixo:

Ausência dos Direitos Humanos na rua

Artigo 3

Artigo 8

Artigo 11

Artigo 12

Artigo 18

Artigo 23