Notícias

Alunos do Ensino Médio participam de estudo do meio virtual

Turma IB conheceu virtualmente regiões do litoral de SP

O estudo do meio é uma oportunidade de aprendizado que possibilita ao estudante um contato direto com a realidade estudada. Essa metodologia é utilizada constantemente nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza, pois ajuda no desenvolvimento do olhar crítico e investigativo dos alunos.

No Ensino Médio – Currículo Brasileiro com o certificado IB (International Baccalaureate), o estudo do meio é uma etapa essencial para a realização do internal assessment, trabalho que envolve a formulação de uma pergunta investigativa, no qual o aluno faz uma pesquisa para respondê-la.

A coordenadora IB Andrea Rodrigues explica que a experiência do estudo do meio pode envolver diferentes disciplinas a cada semestre e que, “a partir de vários estudos do meio – que os alunos vivenciam no IB – eles escolhem com o olhar de qual delas vão desenvolver a pesquisa do internal assessment”.

Devido à pandemia, nos dias 11, 16 e 17 de novembro, os estudantes visitaram de forma virtual a cidade de Cananéia e a Ilha do Cardoso, no litoral de São Paulo. A turma foi guiada por um grupo de monitores. “Os profissionais apresentaram a região por meio de vídeos e, ao longo da imersão, como eles estavam ao vivo no escritório, pausavam o vídeo para fazer as perguntas e provocar as discussões necessárias com os estudantes”, explica Andrea.

No primeiro dia, o foco da visita foi analisar o caminho partindo de São Paulo e todo o percurso pela estrada para acessar a cidade de Cananéia com o olhar do componente curricular Geografia. O professor Evandro Santos explica que “os alunos estudaram conceitos importantes como espaços públicos, usos de área verde, rural e urbana”.

No segundo dia, com foco em História, o tema abordado foram as fundações das vilas e cidades no período colonial, como Cananéia, uma das cidades mais antigas do Brasil. No terceiro dia, analisando a região, a partir da perspectiva da Biologia, os alunos discutiram o uso e a preservação do bioma local, particularmente do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, dos mangues e de toda a Mata Atlântica local.

O professor explica que “em Geografia, os alunos analisaram a paisagem no caminho percorrido pelas cidades visitadas. Em História, tiveram que ter atenção à arquitetura das cidades coloniais e, em Biologia, discutiram o conceito de preservação e conservação e as políticas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)”.

Neste semestre, o estudo do meio envolveu os componentes curriculares Geografia, História, Film e Biologia. Além delas, no próximo semestre, o estudo do meio também envolverá Theory of Knowledge (TOK), Português e Inglês.

Nas experiências, os alunos desenvolvem a metodologia científica, de pesquisa de campo, a coleta de dados e o levantamento de pesquisa iconográfica e bibliográfica. “Agora, a turma está realizando um aprofundamento da pesquisa e produzindo um diário de campo”, conta Evandro.

Veja algumas dicas de nossos estudantes:

  • Em Cananéia, não deixe de conversar com os moradores e de conhecer a cultura da pesca e da coleta de caranguejo da região.
  • Antes da visita, conheça um pouco da cultura e da história do local.
  • Observe com atenção a fachada das casas e pesquise sobre o significado delas.
  • Conheça os rituais caiçaras e a convivência deles com a natureza.
  • Aproveite para ver o boto cinza e perceber o respeito dos locais e dos turistas com este animal, motivo pelo qual se vê tantos na região.