Notícias

Pe. Edison de Lima toma posse como novo diretor-geral do Colégio São Luís

Na foto (esq. p/ dir.), Pe. Sérgio Mariucci, Secretário para Educação da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. Carlos Contieri, Pe. Mieczyslaw Smyda, Provincial dos Jesuítas no Brasil, e Pe. Edison de Lima, novo diretor-geral do CSL

A eucaristia e a posse foram presididas pelo Pe. Mieczyslaw Smyda, Provincial dos Jesuítas no Brasil

Nessa terça-feira (15), aconteceu a missa de posse do Pe. Edison de Lima, SJ, como novo diretor-geral do Colégio São Luís. A cerimônia foi presidida pelo Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, Provincial dos Jesuítas no Brasil. Seguindo os protocolos de distanciamento social, a cerimônia foi restrita aos jesuítas e ao corpo diretivo do CSL e transmitida via YouTube para toda a comunidade educativa.

Na ocasião, Pe. Edison agradeceu pelo trabalho realizado pela Prof.ª Sônia Magalhães que há 45 anos é colaboradora apostólica da Companhia de Jesus: “eu destaco a coragem, a disponibilidade e a competência com que ela assumiu o desafio que a Companhia de Jesus lhe confiou, por meio do provincial da Província dos Jesuítas no Brasil e da Rede Jesuíta de Educação, mas também do governo geral da Companhia de Jesus, através do Secretário do Padre Geral para a Educação, Pe. José Roberto Mesa, de projetar e realizar o projeto que agora é uma realidade, o CSL 2020”.

“O CSL 2020 é não só a ocupação de um novo espaço, de uma organização de tempos, materiais e currículos, mas é o início de um processo que busca na mais genuína tradição jesuítica acolher, compreender e colaborar na transformação evangélica da sociedade […]”

Pe. Edison de Lima, novo diretor-geral do CSL

Pe. Edison ressaltou que “o CSL 2020 é não só a ocupação de um novo espaço, de uma organização de tempos, materiais e currículos, mas é o início de um processo que busca na mais genuína tradição jesuítica acolher, compreender e colaborar na transformação evangélica da sociedade e da cultura por meio da formação de homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos”.

O jesuíta agradeceu ao Pe. Carlos Alberto Contieri: “o meu fraterno agradecimento ao companheiro jesuíta, Pe. Contieri. Desde que fui nomeado para assumir esta missão, ele não mediu esforços para bem me acolher e me orientar. Desde a minha chegada à comunidade religiosa, como meu superior religioso, e principalmente na missão aqui no CSL. Todos nós somos cientes do esforço ingente que o Pe. Contieri tem realizado nestes anos, desde agosto de 2017, quando foi nomeado reitor do CSL. Como reitor do CSL ele não deixou de realizar as outras missões que a Companhia de Jesus já havia lhe confiado: Superior dos Jesuítas das cidades de São Paulo e de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais; Diretor do Pateo do Collegio e do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, em Embu das Artes (SP), e Coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural da Companhia de Jesus”.

Pe. Edison destaca que “Pe. Contieri, como reitor do CSL, foi destinado para esta missão por um tempo determinado. Assumiu também com a professora Sônia e toda a comunidade acadêmica o mesmo desafio de projetar e realizar o projeto que agora é uma realidade: o CSL 2020. Pe. Contieri, muito obrigado pela acolhida e pelo legado que você deixou com a implementação do CSL 2020 para a cidade de São Paulo. É bom saber que, como meu superior religioso, sempre que necessário, eu poderei recorrer às suas orientações e conselhos para poder continuar do melhor modo possível o Projeto do CSL 2020”.

TRAJETÓRIA

Pe. Edison nasceu em 1970, em Santa Mariana (PR), em uma família de oito filhos, mas desde a infância viveu em Sorocaba/SP, onde moram seus irmãos e sua mãe. O jesuíta tem 50 anos de idade e 26 anos de Companhia de Jesus. O retiro espiritual coordenado pelo Centro Magis Anchietanum (Centro de Juventude dos Jesuítas em São Paulo), em 1992, foi fundamental para o discernimento que o levou a ingressar na Companhia de Jesus, em 1994.

Na Companhia de Jesus, ele foi diretor do Centro Magis Anchietanum e coordenador de Juventude e Vocações dos Jesuítas do Brasil; diretor de Formação Cristã, no Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ). Nos últimos seis anos, Pe. Edison foi reitor do Centro Interprovincial de Formação, etapa dos estudos teológicos dos jovens jesuítas que se preparam para a ordenação presbiteral, em Belo Horizonte (MG), e colaborador na Paróquia Santíssima Trindade, em Santa Luzia (MG).

O jesuíta é formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Sorocaba (SP), em Filosofia e Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte/MG). Pe. Edison fez mestrado em Educação com especialização em Pastoral Juvenil e Catequese, na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma (Itália).

A comunidade educativa do Colégio São Luís dá as boas-vindas ao jesuíta. Que Deus o abençoe em sua nova missão!