Notícias

I Seminário de Tópicos Avançados do CSL

Turmas da 3.ª série do Ensino Médio realizaram pesquisas sobre Biotecnologia

Em 2020, as turmas da 3.ª série do Ensino Médio Integral tiveram a oportunidade de cursar os Tópicos Avançados em Humanas, Exatas ou Biológicas. Cada uma dessas áreas tinham um conjunto de três disciplinas extras, nas quais os professores puderam aprofundar os temas específicos de cada uma delas ao longo do ano.

Neste contexto, os estudantes que optaram por Humanas tiveram aulas avançadas de História, Geografia e Ciências Humanas.  Os que optaram pela área de Exatas aprofundaram seus conhecimentos em Física, Química e Matemática, e os alunos que escolheram as Ciências Biológicas tiveram aulas de Física, Química e Biologia.

“O tema escolhido para este primeiro seminário teve como intuito incentivar a divulgação científica das novas tecnologias associadas à biotecnologia e à discussão das implicações de seu uso na sociedade”

Prof. Wilson Cerqueira

Ao final deste período de aprendizado, a equipe acadêmica organizou o I Seminário de Tópicos Avançados do CSL, realizado nos dias 27 de novembro e 4 de dezembro. Com o tema O impacto da Biotecnologia a partir do olhar interdisciplinar, os grupos de trabalho (GTs) formados pelos estudantes discutiram diferentes temas ligados à Biotecnologia e seus desdobramentos.

O professor de Biologia Wilson Cerqueira ressalta que o evento reforçou a importância da pesquisa e da produção de conhecimento científico para a formação dos alunos. “O tema escolhido para este primeiro seminário teve como intuito incentivar a divulgação científica das novas tecnologias associadas à biotecnologia e à discussão das implicações de seu uso na sociedade”.

No total, foram formados cinco GTs com a presença dos alunos, que se apresentaram, cada um em uma sala online, sob a supervisão de um professor. Os temas discutidos foram: 1) Biotecnologia, Saúde e Sociedade; 2) Biotecnologia e Economia; 3) Biotecnologia e Conflitos; 4) Biotecnologia e o Desenvolvimento de Materiais; e 5) Biotecnologia e Biorremediação.

Segundo o Prof. Wilson, “para além dos temas e estratégias para a realização de exercícios nos moldes dos vestibulares, as disciplinas de Tópicos Avançados buscam ampliar as reflexões em torno das temáticas que atravessam as diferentes áreas do conhecimento, e que também permitem um diálogo entre elas, desenvolvendo o conhecimento científico, a pesquisa e a criticidade”, afirma.

Denise Curi, coordenadora da área de Ciências da Natureza do CSL, afirma que “em um momento de tantas crises e incertezas como o que estamos vivendo hoje, com fake news relacionadas ao conhecimento científico disparadas a todo instante, um seminário sobre Biotecnologia conversando com as Humanidades é altamente relevante. Não só pela alta probabilidade de estarem nos vestibulares, mas, e principalmente, por permitir compreender a complexidade das questões que enfrentamos, se posicionar e fazer escolhas pautadas em conhecimento científico qualificado e em valores éticos”. Segundo a coordenadora, “foi gratificante ver os alunos apresentando seus trabalhos com tanta desenvoltura, discutindo questões tão complexas para as quais não existem respostas simples e únicas, se posicionando com base em suas pesquisas e os valores que os movem. Estão todos de parabéns: os alunos e os professores que abraçaram a ideia, que nasceu com o Prof. Wilson, com tanto carinho e dedicação”.

Clique aqui e veja os trabalhos apresentados!