Notícias

Alunos promovem campanhas solidárias

Iniciativas das turmas dos 8.º e 9.º anos ajudaram o Arsenal da Esperança

A Pedagogia Inaciana busca formar pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas na transformação da sociedade, a partir de uma visão humanista e integradora. Com isso, nossos estudantes são incentivados a responderem, com imaginação e criatividade, aos desafios do mundo.

Nos meses de novembro e dezembro, os estudantes dos 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental II promoveram campanhas solidárias em prol do Arsenal da Esperança. As iniciativas integraram os projetos de série e inspiraram as turmas na produção e na divulgação da cartazes e vídeos para engajar a comunidade educativa.

Localizado no bairro da Mooca, o Arsenal da Esperança é uma casa que acolhe pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo e promove transformações das condições de vida a cerca de 1200 homens.

Os alunos do 8.º ano conduziram a campanha de doação de livros, que contribuiu com o projeto Leitura Cura. Nessa proposta, o Arsenal da Esperança promove encontros e leituras em roda para os acolhidos da casa, que ouvem histórias e podem ressignificar sua própria trajetória.

Cleber Silveira, coordenador do SEFE (Serviço da Fé e Espiritualidade), conta que o projeto de série do 8.º ano, que abordou a questão da felicidade e como cada um pode contribuir com o mundo, engajou os estudantes e “a partir do tema, as turmas elaboraram a campanha que contou com a divulgação de cartazes e vídeos. No total, a iniciativa arrecadou mais de 2.500 livros para o projeto Leitura Cura”.

A campanha Natal Solidário, tradicional no Colégio São Luís, foi conduzida pelos alunos do 9.º ano, como finalização do projeto de série. Na iniciativa foram arrecadados minipanetones e chinelos masculinos, entregues ao Arsenal da Esperança. As turmas produziram vídeos convidando toda a comunidade educativa a contribuir com a campanha e os materiais foram compartilhados nos stories do Instagram do CSL.

Segundo Cleber, “as duas campanhas contribuíram com a missão do Arsenal da Esperança que faz um importante trabalho na cidade de São Paulo. Além disso, contribuíram com o desenvolvimento da consciência crítica dos estudantes”.