Notícias

Turma Indomável, já estamos com saudades!

Emoção marca cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso da 3.ª série

Com certeza, o ano de 2020 será sempre lembrado, não só na História do Brasil e do mundo, mas na vida dos formandos da 3.ª série do Ensino Médio Integral do Colégio São Luís. O período foi intenso para essa turma que escolheu o nome Indomável para marcar sua passagem pelo CSL. O ano teve dificuldades, incertezas, medos, mas também muitos aprendizados, colaboração e persistência, tudo vivido intensamente por eles.

No dia 16 de dezembro, simbolizando o término de um ciclo para esses jovens, aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso da 3.ª série, uma noite emocionante para estudantes e para toda a equipe que acompanhou essa trajetória. Os oradores das três turmas relembraram emocionados o que esse período significou para eles e seus colegas.

A oradora da turma 3.1 Anita Chiaretti falou sobre a importância da escola na vida dos estudantes: “Gostaria de iniciar minha fala com um fato bem clichê: passamos a maioria das nossas vidas na escola, o local onde criamos a maioria dos nossos laços, as amizades e as famílias que se formam para muito além do sangue, mas, sim, pelo afeto e amor. A escola é, por muitos anos, o único mundo que conhecemos. É com a escola que começamos a duvidar e questionar as coisas […]”. Ao longo de sua fala, a estudante relembrou momentos marcantes vividos no Colégio São Luís e agradeceu os colegas, os professores e a equipe do CSL.

“esse ano nos ensinou como superar crises, como ser resilientes, nos mostrou como nós somos extremamente fortes, aprendemos quais são nossos limites, aprendemos novas habilidades”

Bernardo Carbonell, orador da turma 3.2

O estudante Bernardo Carbonell, orador da turma 3.2, ressaltou os ensinamentos de 2020: “esse ano nos ensinou como superar crises, como ser resilientes, nos mostrou como nós somos extremamente fortes, aprendemos quais são nossos limites, aprendemos novas habilidades. Mas, acima de tudo, esse ano nos mostrou como nós somos fracos sozinhos, e nos mostrou o verdadeiro significado da amizade. Então, quando tudo isso acabar, vira para os seus amigos e, quando puder (óbvio, ainda estamos tendo que cumprir o distanciamento social), mas quando puder dê um abraço neles. Dê um abraço e agradeça por todos os momentos que vocês tiveram juntos”.

Lia Moura, oradora da turma 3.3, encerrou a fala dos estudantes reforçando como 2020 foi um período de resiliência para todos: “este ano foi completamente o contrário do que todos nós idealizávamos. Nós percebemos que, como no poema de Drummond, havia pedras no nosso caminho! No entanto, nós as superamos e estarmos aqui é a prova desse feito! […]”.

Emocionada, a estudante ressaltou que “devido à pandemia, muitas coisas não foram vividas pelo Terceirão: eventos, comemorações…entretanto, nós aprendemos a nos reinventar e para isso criamos formas de celebrar, afinal, não somos apenas as turmas 3.1, 2 e 3, somos o Terceiro dos Indomáveis!”, afirmou Lia, que, ao longo do seu discurso, falou sobre os desafios e os momentos de superação: “o começo, principalmente, foi muito difícil, porém podemos dizer com toda certeza que toda a equipe do Colégio não mediu esforços para nos mostrar que aquela fase iria passar, que tudo ficaria bem e que nunca estaríamos sozinhos. Assim, chegamos à reta final da nossa vida escolar no São Luís… Esta terceira série sai deixando sua marca neste colégio: a primeira a se formar neste novo e importante espaço!”.

O coordenador do Ensino Médio Integral, Rafael Araújo, em seu discurso também emocionou os presentes e iniciou sua fala fazendo uma metáfora. Ele pediu que todos imaginassem uma conversa entre Cristóvão Colombo e um marinheiro, em meio ao Oceano Atlântico. No diálogo, Rafael ressaltou a importância de enfrentar os medos e as adversidades da vida. “Mesmo se não alcançarmos o que esperamos com essa navegação, me parece que ela nos é muito útil. Apenas por nos mostrar como a vida é preciosa!”.

Em sua fala, Rafael relembrou os desafios deste ano e ressaltou a importância de celebrar as conquistas: “as dificuldades que enfrentamos juntos esse ano não cabem em um discurso. Cada um aqui bem sabe. Mas um ano como esse, tão intempestivo e esgotante, na cerimônia de hoje, nos ajuda a ter consciência do tamanho do sucesso dessa comunidade. Chegar até aqui, é como avistar a terra firme”.

“orgulhem-se de tudo o que vocês fizeram, pois tudo o que vivenciaram esse ano deixam marcas importantes na sólida trajetória escolar de cada um de vocês”

Prof. Denys Seidi Arakaki, paraninfo da turma

O coordenador do Ensino Médio Integral citou as atividades em que os estudantes estiveram envolvidos ao longo do ano. “Tivemos todo tipo de aula, projetos, pesquisas, aulas de reforço, gincana, campeonato de games, olimpíadas, pintamos as paredes do ginásio, tivemos o grito, a quadrilha na festa junina, dias temáticos, seminários, lives, palestras, pílulas socioemocionais, provas, simulados, fóruns de orientação profissional… Tantas coisas, quem poderia imaginar! Eu acho que ainda precisaremos de tempo para compreender o que foi o ano de 2020”, ressaltou. Por fim, Rafael agradeceu toda a equipe do CSL e aos professores e parabenizou os estudantes.

Emocionado, o Prof. Denys Seidi Arakaki, escolhido paraninfo da turma reforçou: “orgulhem-se de tudo o que vocês fizeram, pois tudo o que vivenciaram esse ano deixam marcas importantes na sólida trajetória escolar de cada um de vocês. Tudo valerá a pena, vão por mim, seus esforços se transformarão em resultados”.

O educador ressaltou o papel importante que os estudantes desempenharam nesse ano de desafios impostos pelo distanciamento social: “a sensibilidade e o apoio de vocês, sério, me deram ânimo, energia e coragem para que eu pudesse refletir e me reinventar em vários aspectos como professor nesse ano”.

Ao final do seu discurso, o professor desejou aos alunos que “permaneçam firmes no propósito de alcançarem todos os seus sonhos, vivam intensamente todos os dias, amem e respeitem profundamente as pessoas que cruzarem seus caminhos e concretizem projetos que contribuam para a construção de uma sociedade mais humana e mais justa. Pessoal, saibam que vocês fizeram história, finalmente, missão cumprida! Parabéns, sucesso e muito obrigado por tudo!”.

A cerimônia de colação de grau foi pensada para respeitar os protocolos sanitários e de distanciamento social. Por conta disso, o número de convidados foi limitado e, além dos formandos, puderam participar os pais e/ou responsáveis, no limite de 2 convidados por estudante. Os lugares foram demarcados respeitando o distanciamento necessário. A cerimônia também foi transmitida ao vivo pelo canal do CSL no YouTube para que amigos e outros membros da família pudessem acompanhar o evento.

O Colégio São Luís deseja que os estudantes sejam felizes em cada uma de suas escolhas!

Clique nos links abaixo e leia a íntegra do discurso dos oradores de turma:

Turma 3.1

Turma 3.2

Turma 3.3

Veja algumas fotos do evento: