Notícias

Mensagens de Natal dos alunos do CSL

Iniciativa envolveu os estudantes dos 4.º e 5.º anos

Com sensibilidade e criatividade, os estudantes dos 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental I gravaram vídeos com mensagens de Natal. Inspirada na campanha da Educate Magis, a ação foi proposta nas aulas de Ensino Religioso e envolveu todas as turmas, que puderam expressar os votos de um feliz Natal, com música, poesia ou um texto reflexivo.

O Prof. Graziano Freitas conta que “para o 4.º ano foi escolhido uma poesia do padre espanhol Javier Leoz, pároco em São Lourenço, Pamplona (Espanha), intitulado “Não haverá Natal?”. O texto é belíssimo e até fez que o Papa Francisco ligasse para o religioso agradecendo o poema”.

Para o 5.º ano, o educador explica que “os alunos interpretaram um texto de minha autoria intitulado “Jesus Menino”. Um texto que chama também nossa atenção para o verdadeiro sentido do Natal”.

Prof. Graziano ressalta o aprendizado que os projetos proporcionaram aos estudantes. O grande detalhe, além da escolha dos textos, foi a organização e produção das mensagens de Natal. “A ideia era produzir vídeos de, no máximo, um minuto. Contudo, o maior problema foi considerar como fazer que todos os alunos das respectivas séries pudessem participar porque, pela quantidade, seria impossível. Assim, propus que 2 estudantes de cada turma se candidatassem e fossem eleitos pelos seus colegas de classe”.

No final de novembro, o educador organizou uma aula para que pudesse explicar o projeto e submeter a uma eleição os alunos que quisessem participar da gravação. “Eu organizei 10 eleições – entre os 4.º e os 5.º anos – e, assim, dois alunos de cada série foram selecionados para representar não só a sua turma, mas com os outros colegas, a sua série. Organizamos um grupo no Teams e combinamos o que fazer e como fazer. Em uma semana, cada um dos alunos enviou o vídeo com a sua parte do respectivo texto”, explica o Prof. Graziano.

O educador conta que os alunos ficaram muito empolgados e entenderam a questão de que apenas dois alunos por sala poderiam participar. “Em algumas salas, ao invés de imediato, eu propor a ideia da eleição, eu perguntei a eles como resolver a questão. A capacidade deles de resolver situações-problema que aparecem assim, de maneira repentina, sempre me surpreendeu. Em todas as salas, antes de eu dar a ideia da eleição, eles mesmo propuseram essa alternativa entre os colegas que se dispuseram a participar do projeto”.

Com a atividade, os alunos desenvolveram habilidades como diálogo, resolução de conflitos, tomada conjunta de decisões, saber ouvir, dentre outras. “Eu destacaria, então, como aprendizado duas situações: o respeito das crianças pela eleição e pelo resultado. O apreço pela democracia é sempre algo a ser cultivado, desde cedo e ainda que aconteça em momentos como esse. A segunda situação foi a alegria dos alunos em todas as salas de serem protagonistas desse momento e de ficarem felizes pelos colegas que representariam a turma. Ficar feliz pelos outros é uma habilidade emocional muito presente em nosso colégio”, finaliza o professor.

Veja os vídeos dos alunos: