Notícias

Uma formação integral e integradora

Em entrevista, o diretor-geral do Colégio São Luís fala sobre as expectativas e os desafios de 2021, durante evento de planejamento do ano letivo

A Jornada Pedagógico-Administrativa, evento que abre o ano letivo do Colégio São Luís, proporciona aos colaboradores docentes e não docentes momentos de formação, reflexão e colaboração. Neste ano, o encontro foi realizado entre os dias 26 e 29 de janeiro, respeitando os protocolos sanitários e de distanciamento social (veja fotos abaixo).

Na abertura, o Pe. Edison de Lima, diretor-geral do CSL, falou sobre a missão do CSL de proporcionar uma formação integral e integradora e ressaltou a importância do papel de cada colaborador no processo educativo dos estudantes. O diretor acadêmico, Renato Laurato, e o diretor administrativo-financeiro, Irineu Villares, também deram as boas-vindas aos colaboradores e apresentaram as diretrizes e os projetos para as áreas pedagógicas e administrativas para o ano de 2021.

Em entrevista, Pe. Edison abordou as características da Pedagogia Inaciana e falou sobre as expectativas e os desafios de 2021. Confira:

Pe. Edison, como podemos iniciar esse novo ano letivo?

Primeiro, acredito que devemos começar esse novo ano letivo com esperança. As incertezas e os desafios de 2020 ainda permanecem, mas, agora, podemos olhar um horizonte cheio de esperança e confiança. O início da vacinação contra a Covid-19 em todo mundo nos anima e dá maiores possibilidades de realizarmos o projeto do CSL.

“A travessia que estamos fazendo durante a pandemia tem nos desafiado e, ao mesmo tempo, nos impulsionado a sermos mais criativos, caridosos e solidários…”

 Quais as reflexões e os aprendizados desse período?

A travessia que estamos fazendo durante a pandemia tem nos desafiado e, ao mesmo tempo, nos impulsionado a sermos mais criativos, caridosos e solidários e a considerarmos o que realmente importa na nossa vida e na vida dos nossos irmãos e irmãs. Em 2020, os colaboradores docentes e não docentes do CSL deram um belíssimo testemunho do que significa educar. Os aprendizados e as superações do ano passado serão fundamentais para continuarmos a cumprir bem a nossa missão educativa. Todo o aprendizado de 2020 deve ser incorporado ao trabalho deste ano de 2021. Importante considerarmos que a travessia que agora iniciamos, já nos permite levantar os olhos para os montes e ver que já vem o nosso socorro (cf. Sl 121,1).

Neste ano, quais são os desafios e as expectativas para o Colégio São Luís?

Aqui e agora, nós somos chamados a continuar o projeto pedagógico tão sonhado e construído a tantas mãos no CSL 2020. Estamos aqui, neste espaço, que vai sendo habitado e querido. O que queremos não é só ocupar espaços, mas, sim, dar continuidade aos processos que foram iniciados. Para isso, contamos com nossos colaboradores que estão a serviço da educação. As capacidades pessoais, o profissionalismo, o carisma de cada um devem ser colocados a serviço da missão que a Companhia de Jesus, a Igreja e as famílias nos confiam. Acreditamos que, por meio de nossa vida e missão, o CSL pode ensaiar uma sociedade baseada nos valores do Evangelho e nos valores universais da pessoa humana.

Pe. Edison, o que significa ser um colégio jesuíta no século XXI?

Como colégio jesuíta, herdeiros de uma importante tradição educativa, somos chamados ao diálogo e à inovação. A educação jesuíta considera sempre a situação, as pessoas e os lugares. Assim, o nosso olhar e coração de educadores se dirigem para os nossos estudantes, preferencialmente, mas também para toda a comunidade educativa, para o nosso mundo e para aquelas situações e contextos de maior necessidade e vulnerabilidade.

O CSL é um colégio de educação integral. Isto entre outros aspectos, se caracteriza por: tempo extra de permanência no colégio; incorporação da noção de desenvolvimento humano em articulação com as diversas possibilidades de aprendizagem, visando propiciar ao aluno o fortalecimento das dimensões físicas, socioemocionais, afetivas, cognitivas, lúdicas, éticas e políticas.

“Como colégio jesuíta, herdeiros de uma importante tradição educativa, somos chamados ao diálogo e à inovação”

Qual a importância da comunicação na educação?

A qualidade da nossa comunicação e de nossas relações internas e externas é um elemento indispensável na realização da missão educativa do CSL e para a continuidade da tradição jesuítica. Por isso, quanto melhor for a compreensão e o diálogo que estabelecermos com a situação, as pessoas e os lugares, quanto mais pudermos partilhar nossa visão, esperança, aspirações e experiências, sucessos e fracassos, tanto mais saberemos como educar e acompanhar o desenvolvimento integral e integrador das crianças e dos adolescentes, que a sociedade e as família nos confiam.

Eu acredito que a missão educativa do CSL tem a ver com uma comunicação mútua de amor. Santo Inácio dizia que “o amor é comunicação de ambas as partes. Isto é, quem ama dá e comunica o que tem ou pode a quem ama. Por sua vez, quem é amado dá e comunica ao que ama. De modo que, se um tem ciência, ou honras ou riquezas, dá aos que não as tem. E assim mutuamente” [Exercícios Espirituais 231].

Veja as fotos da Jornada Pedagógico-Administrativa 2021: